Boas.
A partir desta tarde e durante o dia de amanhã uma perturbação em altura deverá cruzar PT continental de SW para NE.
Uma outra perturbação deverá aproximar-se e eventualmente tornar-se estacionaria a oeste de PT continental durante o dia de amanhã.
A acção conjunta dos dois sistemas deverá introduzir uma massa de ar mais fria em altura, assim como intensificar o fluxo em altura.
Á superfície espera-se a gradual propagação de ar tropical marítimo procedente do golfo de Cádis em direção ao Algarve e interior sul, enquanto que mais a norte a massa de ar será de características subtropicais e avança desde o Atlantico.
A acompanhar a progressão deste ar mais quente e húmido espera-se a formação de uma complexa bolsa de baixa pressão, que deverá tornar-se mais intensa durante a tarde devido ao aquecimento diurno...esta área depressionária contará com dois centros de circulação, um a S do Algarve e outro que se centrará sobre o interior norte e centro.
Norte + Centro
Já durante a próxima noite espera-se que ocorra iniciação convectiva sobre a região centro e litoral norte, embora algo comprometida pela falta de energia á superfície e pela presença de ar seco de origem africana nos níveis médios.
Durante o dia, o aquecimento diurno e a influencia do ar mais húmido deverão dinamizar a actividade convectiva, reactivando a linha de instabilidade á medida que esta se translada desde o centro em direcção ao interior norte.
Ai o forçamento orográfico deverá encarregar-se de gerar alguns núcleos localmente fortes.
A presença de shear moderado ( DLS ~ 25-35kts) e CAPE razoável assim como de alguns restos de ar seco entre os 700 e os 500hpa deverão criar um ambiente favorável á ocorrência de granizo localmente significativo e down/microbursts capazes de gerar situações isoladas de vento forte.
Por este motivo avança-se com o nível laranja por risco fraco a moderado de situações localmente severas.
Sul
Durante o dia ar de características tropicais marítimas introduz-se pelo Algarve e interior Alentejano.
O forte aquecimento diurno gerará valores de MLCAPE entre 500-1000J/Kg, com o 0-30CAPE a atingir perto de 1500J/Kg no Algarve central e oriental.
A S de Faro um vórtice á superfície gera circulação moderada de SE em todo o Algarve, que roda para S/SW no Alentejo.
Em altura o fluxo intenso de W gera shear moderado sobre esta camada á superfície que procede de SE... (DLS 30-45Kts)..o caracter rotacional do shear será tanto mais intenso quanto mais perto da costa sul, onde conjuntamente com a SST elevada ( >25ºC) deverá criar condições favoraveis ao desenvolvimento de alguma estrutura supercelular isolada, ou ( mais provavelmente) de uma ou outra tromba de agua.
A presença de ar mais seco entre os 700 e os 500hpa deverá no entanto limitar o desenvolvimento convectivo...embora qualquer célula que surja possa beneficiar de um ambiente bastante favorável...o próprio ar seco deverá gerar condições favoráveis a granizo localmente grande nos núcleos mais intensos assim como algum micro/downburst com alguma situação isolada de vento forte associada.
No interior do Alentejo o shear é mais fraco e unidireccional, o que se torna plausível é que as células que eventualmente se formem no Algarve assumam caracter linear á medida que se deslocam para NE.
Mantem-se no entanto o risco de granizo e ventos localmente fortes devido á dry layer nos níveis médios...e poderá surgir localmente alguma assinatura em arco com ventos fortes de outflow associados.
Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada
Laranja
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada
- Granizo
- Rajadas moderadas a fortes
- Tromba de agua ( litoral sul)