Exactamente.
Na Islândia tive neve à cota zero no inicio de Junho do ano passado.
Geralmente a neve termina no final de Abril e as últimas geadas ocorrem em Maio. Daí em diante é Verão (se bem que sempre semelhante a um Fevereiro ou Março em Portugal).
O Junho e Julho costumam ser os meses de verão (as entradas polares nessa altura só trazem neve para o interior da ilha - raramente pode chegar à costa), em Agosto também é verão, mas já regressam as primeiras geadas inclusive às zonas costeiras.
Tecnicamente a única coisa que detém a neve das entradas polares, a sul da Islândia, é a influência marítima do oceano, que requer entradas mais potentes para trazer neve no Verão.
Vejamos. No Verão, o oceano costuma estar a +16ºC em Portugal e +7ºC na Islândia, o que dificulta a neve até mesmo na Islândia (raramente à cota zero).
É também por essas razões que com um oceano a +12ºC no Inverno em Portugal, é muito difícil nevar à cota zero. É preciso uma constante entrada polar, e mesmo assim quando esta entrada desaparece, o vento do oceano volta a aquecer a atmosfera, impedindo aquilo que toda a gente queria: dias de neve uns atrás dos outros. Mais a norte, no Reino Unido, o oceano já pode rondar mais os +5ºC no Inverno e daí que a neve seja muito mais fácil.
Mesmo agora, o oceano ainda não deve estar muito quente, pelos lados do Reino Unido, portanto, tecnicamente ainda pode nevar a cotas baixas, se houver uma entrada polar significativa.
Na ilhas Feroe não é incomum nevar até em Junho, tudo depende da terem entrada polar ou não nessa altura. Até a Islândia de vez em quando tem "surpresas" dessas. Mas perto do mar e com tanto sol a partir desta altura a neve rapidamente tende a desaparecer.
Quanto aos Alpes, com temperaturas em rápida ascensão, deverão ter um degelo significativo nos próximos dias e os rios poderão galgar margens...mas tudo depende do quão rápido se faça esse degelo. As montanhas este ano tem boas camadas de neve acumulada...