Seguimento - Incêndios 2012

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Apercebi-me agora, no google earth, que se nota perfeitamente os locais que arderam em anos anteriores no Algarve. Refiro-me aos grandes incêndios de 2003 e 2005.
O incêndio de Tavira está a unir as duas grandes manchas que foram consumidas pelo fogo nesses anos.
A cicatriz vai se imensa.
Verifiquem.
 
A cova da muda ainda pirou bastante, estive na zona do bengado, os monte todos na frente arderam quase todos, desde do bengado até ao horizonte(bem para além do Arimbo) tudo preto excepto pequenas «ilhas»

Vi vários reacendimentos a começar e apagar sozinhos(coisas pequenas, arbustros, etc)

Muito fumo a vir da zona da cova da Muda, mais acima talvez em Tavira a N, e em Tavira a NNE

Se isto tivesse passado para o barrocal com mais força era complicado, na serra não há tojos como no barrocal.
 
Aconselho a visualização deste álbum de fotografias onde se pode ver por onde o fogo andou, deixando tudo em tons de cinzento: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.340267916053484.77473.100002108360516&type=1


Entretanto descobri que a Coca-Cola respondeu ao pedido dos bombeiros, e esta manhã entregou mais de 1.500 litros de Coca-Cola e mais de 3.500 litros de água no quartel de São Brás de Alportel. Um bonito gesto, e visto que a maior parte dos bens alimentares estão a ser entregues no quartel de Tavira, esta foi uma grande ajuda.

Fonte
 
Onde são os sítios?

Isto parece a subida depois de Porto Carvalhoso, zona com algumas casas(40-50)...

599547_340268669386742_1701008495_n.jpg
 
Já agora questiono os foristas do Algarve, que estão perto do incêndio, como é que está o ambiente. Há muito fumo no ar, vêem-se chamas...
Obrigado,

Espero realmente que esteja a ficar resolvido.

Um abraço aqui do Norte.
 
Boas pessoal :)

Agora que este grande incêndio parece estar finalmente a dar tréguas, será que já se é capaz de ter uma ideia da área ardida até agora? Deve ser incrivelmente enorme!!

PS: Muito ânimo a todas as pessoas que, directa ou indirectamente, foram afectadas por esta catástrofe.
 
A situação está muito melhor. Embora, o site da Protecção Civil indique 1 frente activa, o Sul Informação informa que existe mais lugares que estão a arder para além desses.

Incêndio de São Brás de Alportel reduzido às frentes de Javali/Cova da Muda e Malhada do Judeu (atualizado)

O incêndio de São Brás de Alportel ficou reduzido, ao início desta tarde, a uma frente ativa. Essa frente lavra no sentido Norte-Sul na zona de Javali e Cova da Muda e o Sul Informação apurou que, até há uma hora, não ameaçava habitações.

Segundo o site da Proteção Civil, o incêndio ficou reduzido a uma frente ativa às 15h05, com «as operações de combate a decorrerem favoravelmente».

António Eusébio, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, disse ao Sul Informação que esteve na zona de Javali e Cova da Muda há uma hora, numa altura em que o incêndio «estava longe das habitações».

No entanto, o autarca lembra a importância da fase de rescaldo para evitar que a situação se volte a complicar. «Já se sabe que pode haver reacendimentos, por isso o rescaldo é muito importante, e para isso é preciso que os bombeiros e os meios aéreos permaneçam no local».

Apesar da informação oficial reduzir o fogo a uma única frente, no vizinho concelho de Tavira, as chamas continuam com intensidade na Malhada do Judeu, freguesia de Santa Catarina, e na Peralva, Cachopo, segundo revelou ao nosso jornal fonte da Proteção Civil tavirense.

A mesma fonte garantiu ao Sul Informação de que não se trata da mesma fonte de Javali/Cova da Muda.

No combate às chamas continuam 1034 homens, apoiados por 182 veículos operacionais, 13 meios aéreos e 19 máquinas de rastos.

O Exército português tem cerca de 250 homens, acompanhados por 30 viaturas, das quais quatro são máquinas de rasto, a ajudar no combate às chamas no Algarve.

Este incêndio, que já dura há quatro dias, deflagrou na quarta-feira ao início da tarde, em Catraia, Tavira, e alastrou ao concelho de São Brás de Alportel.

Atualizado às 16h01, incluindo a informação sobre o fogo em Malhada do Judeu (Santa Catarina da Fonte do Bispo)

Atualizado às 16h22, incluindo a informação sobre o fogo em Peralva (Cachopo)

Fonte: Sul Inforrmação

Quem ajudou foram os canadiers espanhóis esses são meios pesados que conseguem ajudar os incêndios, os meios que Portugal têem não são meios para Portugal, Portugal devia ter um canadier ou dois. Estamos sempre dependentes da ajuda dos outros. Se o incêndio fosse combatido com um canadier no seu início não tomaria as dimensões que teve. Tudo igual a 2004 e nunca vamos aprender com os erros.