Seguimento - Incêndios 2012

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Catástrofe humana e ecológica. Com a morte dos sobreiros desapareceu a fonte de rendimento de muitas famílias.

Basicamente ardeu no sotavento o que não ardera em 2003 e 2004, sobrando o litoral/barrocal e o concelho de Alcoutim (curioso).

Não pretendo promover o Estado Novo, mas havia outro cuidado. Os cantoneiros limpavam as margens das estradas, as matas nacionais tinham guardas fixos, as fronteiras estavam vigiadas (muitos era contrabandistas, é certo), os cursos de água tinham as margens limpas (o que destruía as galerias ripícolas, mas isso resolve-se dando formação).

Daqui até ao rescaldo ainda falta muito...

Com base no modis na última imagem do modis calculei entre 24 a 24,5 mil hectares ardidos.

Falta a confirmação do Effis.

Com as 2 passagens do Aqua percebe-se que já não há frentes mas apenas pequenos focos. Quase a entrar em rescaldo...

Exacto, até dá para ver esses focos no último Aqua, às 14:45, a cor mais alaranjada. E certamente haverá dezenas de outros mais pequenos dispersos por muitos lados.

uhN43.jpg

A área ardida deve mesmo rondar os 25 mil hectares! :shocking:
No site da EFFIS, a informação relativa a este incêndio dá conta de que arderam mais de 19 mil hectares até ao dia de ontem.

Hoje começaram os incêndios em Abrantes, felizmente a esta hora já estão controlados. No maior, na zona de Vale das Mós, estiveram bastantes meios o que fez com que fosse controlado ao fim de 3/4 hora, mas há a lamentar a morte de uma bombeira que ia num auto tanque que se despistou em Vale de Cortiças a caminho deste fogo.

Mais fogos no Funchal diverso material dos incendiários tem sido encontraria. Estes fogos os seus acendimentos são todos mão criminosa... :(

http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/336154-recuperadas-seis-tochas-a-arder-na-camacha

Fico a pensar cá comigo:
Qual é a pessoa no seu mais perfeito juízo que faz uma coisa dessas? Só mesmo uma mente muito doente e muito perversa para terem prazer em verem a floresta arder. Parece que estão sempre à espera que chegue o verão para se sentirem felizes com essas catástrofes ambientais porque de Inverno parece que ninguém se lembra de atear fogos. Quem faz isso sabe muito bem como faz e como fazer. Não são nenhuns estúpidos não senhor. Têm a escola toda.

Tenho o feeling que isso poderão ser chamadas de atenção ao Governo laranja de Jardim, porque sinceramente não me ocorre mais nada à cabeça a não ser demência mental!

Hoje começaram os incêndios em Abrantes, felizmente a esta hora já estão controlados. No maior, na zona de Vale das Mós, estiveram bastantes meios o que fez com que fosse controlado ao fim de 3/4 hora, mas há a lamentar a morte de uma bombeira que ia num auto tanque que se despistou em Vale de Cortiças a caminho deste fogo.

Ontem escrevi que nos últimos dez anos morreram 70 bombeiros em serviço. Recebi á pouco a confirmação da morte de uma colega de Abrantes noi incêndio de vale da mós. :sad:

É o pais que temos e que queremos....quantos mais soldados da paz vão ter que dar a vida em nome de gente estupida e imbecil ?????

muito triste,e aquela zona para arder é do pior..:(

Fico a pensar cá comigo:
Qual é a pessoa no seu mais perfeito juízo que faz uma coisa dessas? Só mesmo uma mente muito doente e muito perversa para terem prazer em verem a floresta arder. Parece que estão sempre à espera que chegue o verão para se sentirem felizes com essas catástrofes ambientais porque de Inverno parece que ninguém se lembra de atear fogos. Quem faz isso sabe muito bem como faz e como fazer. Não são nenhuns estúpidos não senhor. Têm a escola toda.

Tenho o feeling que isso poderão ser chamadas de atenção ao Governo laranja de Jardim, porque sinceramente não me ocorre mais nada à cabeça a não ser demência mental!

Até que ponto não terá sido pessoal a querer "provar" ao Sr.Jardim que afinal não há bombeiros a mais na Madeira, ehn? É muito suspeito isto começar apenas dia a emio depois dessas declarações.

Não seria a primeira vez que um bombeiro era apanhado a atear fogos, por vingança, para ter trabalho, etc. Não é insinuação, só estou a apresentar factos...