Seguimento - Incêndios 2012

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Material incendiário pode ser qualquer coisa pouco elaborada. Há muitas teorias sobre isso mas sempre achei que se usam os materiais mais básicos...
 
Penso que a regeneração da Floresta algarvia vai ser lenta atendendo à gravidade do incêndio a que se assistiu, sendo que os primeiros animais a instalarem-se novamente na área ardida serão primeiramente os insectos como por exemplo as aranhas e com elas todo o resto, mas claro, vai levar o seu tempo. Espero que a fauna algarvia tenha tido tempo de fugir a esta calamidade de grandes proporções, porque caso contrário, além da perda da diversidade da flora perde-se também a diversidade da fauna o que pode ser de facto lamentável. Em relação a espécies arbóreas, há estudos que dizem que o sobreiro até tem boa capacidade de regeneração. Mas a meu ver o grande combustível e fonte perigosa para estes incêndios, são os pinheiros e os eucaliptais.

Na Madeira a regeneração das matas de pinheiros, eucaliptos e acácias que foram queimadas também terá o seu tempo, mas penso que esses hectares queimados podem igualmente estar mais ou menos comprometidos quando chegar o inverno devido à erosão provocada pelas chuvas. Espero estar errado quanto a isso. Gostaria era que alguém da Madeira me informasse que tipos ou espécies de animais é que habitam (habitavam) as matas da Madeira àquela altitude.

Por último aqui nos Açores estes incêndios florestais pura e simplesmente não existem e são sempre raros ou até mesmo nulos, já que a floresta açoriana é uma floresta de nuvens, localizada a altitudes elevadas nas zonas mais húmidas dos Açores. A floresta natural açoriana, é constituída principalmente por Faiais, Florestas Laurifólias, Florestas de Azevinho, Zimbrais e Ericais, (não existindo pinheiros ou eucaliptais como em algumas zonas da Madeira e Continente), que acompanhadas por algumas plantas invasoras só se propagam bem em zonas húmidas como é o caso da conteira (Hedychium gardnerianum) onde as árvores conseguem reter muita humidade, criando no solo grandes tapetes de musgos, limos, liquenes e outras espécies arbóreas típicas desse tipo de Floresta, associadas a condições de extremo encharcamento e de abrigo,e em meios onde a precipitação anual é sempre elevada, juntando-se outros valores de precipitação oculta, e em solos permanentemente encharcados, daí que os Açores sejam uma má escolha para qualquer amante de piromania. Os poucos pinheiros e eucaliptos existentes nos Açores situam-se a cotas muito mais baixas e alguns em zonas de pastos e cerrados, mas mesmo que se tentasse principiar um incêndio a essas altitudes, o mesmo teria pouca duração de vida porque os típicos muros rendilhados de pedra dos Açores e que dividem as parcelas e as sebes açorianas, constituem uma defesa máxima contra este tipo de incêndios, sem falar que o fogo não iria surtir efeito em pastagem verde.

Em jeito de conclusão e em relação aos incendiários, penso que as matas deveriam ser fortemente patrulhadas sem faltar a questºao das limpezas que fazem logo toda a diferença. Há tanta gente no desemprego em Portugal e que vivem de subsídios do Governo. Porque não dar utilidade a esta gente toda ocupando o seu tempo livre a limparem as matas? Assim quem sabe tornavam-se mais úteis à sociedade. A floresta é de todos e como tal todos devem de dar o seu contributo para a sua salvaguarda e protecção, e não só os bombeiros.

A justiça deveria de ser mais severa nestas situações, aumentando o limite da pena a cada incêndio florestal, porque já soube de casos no Continente que muitos incendiários ficam com pena suspensa depois de serem detidos, e outros mais que continuam livres, tornando-se verdadeiros perigos para a sociedade!

Cumprimentos!
 
Até que ponto não terá sido pessoal a querer "provar" ao Sr.Jardim que afinal não há bombeiros a mais na Madeira, ehn? É muito suspeito isto começar apenas dia a emio depois dessas declarações.

Não seria a primeira vez que um bombeiro era apanhado a atear fogos, por vingança, para ter trabalho, etc. Não é insinuação, só estou a apresentar factos...

Claro também partilho da mesma ideia. Há gente capaz de tudo.
Por exemplo, há 2 anos quando estava na Graciosa, tive 2 amigos de lá que nunca pensei fazerem o que fizeram. Largaram lume a uma mata de eucaliptos e de araçás só porque não tinham gasóleo nos seus carros e enquanto os bombeiros se iam entretendo a apagar o fogo que alastrava pelo chão, eles iam roubando o gasóleo dos tanques :lmao:

Aqui nos Açores tudo é possível, mesmo enganar o mais parvo...
 
Segundo a RTP1 também existe reacendimentos em Tavira. Deve haver um forte reacendimento porque vejo uma coluna de fumo enorme a nordeste da Serra de Monte Figo, durante a tarde já não se via nada. Agora, é uma nuvem de fumo preto enorme. :eek::eek:
 
Estranhei darem-no por eliminado tão cedo e ainda com vários focos activos...

amando96, o que se passa? já vejo outro reacendimento. Já tenho a Serra de Monte Figo com fumo em pelos 2 sítios.
 
Isto dos incêndios é uma coisa a ser tratada, muita floresta que vai à vida, sem necessidade...:angry::angry::angry::angry::angry:

O incêndio aqui na zona já foi extinto.
 
Apanhou-se a causa mas não o culpado.
Resta saber quantos mais engenhos desses andarão pelas matas...Quem está a fazer isso quer atacar alguém, mas quem e porquê...?

Boa pergunta o problema que quem sofre é quem perde a casa, os carros, os animais, as produções agrícolas, etc.

Graças a deus só não lamentamos vitimas :mad: