Boa pergunta o problema que quem sofre é quem perde a casa, os carros, os animais, as produções agrícolas, etc.
Graças a deus só não lamentamos vitimas
Para mim o grande problema dos incêndios é o sistema judicial complacente.
O mundo está cheio de uma quantidade razoável de malucos, eu quando era puto, nos anos oitenta, uma vez fomos todos surpreendidos na turma em plena aula com a prisão de um colega nosso apanhado em flagrante a atear fogos. Ficou toda a gente chocada, porque ninguém suspeitava de tal coisa.
Na minha opinião, a maioria dos incêndios "provocados" não têm interesses obscuros por detrás, que certamente também existem, mas numa escala bem menor do que se pensa. Mas essa é apenas a minha opinião.
A maioria dos incendiários, e são imensos, que têm sido apanhados ao longo dos anos acabam por ser mandados para casa, pobrezinhos, ou eram demasiado jovens que não pensavam, ou estavam bêbados, ou eram velhos ou senis ou disfuncionais, portanto inimputáveis, pobrezinhos que estavam apenas malucos ou chateados com uma partilha, um divórcio ou qualquer coisa qualquer.
A justiça em Portugal é demasiado complacente/branda com estes casos, seja nisto dos incêndios, seja com o gajo que estava com uma depressão e se embebedou e acabou por matar de carro uma família inteira inocente numa autoestrada ou IC qualquer.
Não pode ser assim, tem que começar a haver penas duras e cruas para estas pessoas. Com penas duras, pelo menos os malucos minimamente inteligentes saem de cena.
Relativamente à Madeira, e eu que não sou adepto de teorias da conspiração, e eu que não morro de amores pelo A.J.Jardim como todos sabem aqui no fórum, eu também suspeito de que se tem passado algo de estranho na Madeira nestes últimos dias, e não, não suspeito dos bombeiros, suspeito sim de uma certa política meio alucinada que existe na Madeira. Estou mesmo convencido que o que se passa na Madeira é mesmo terrorismo ideológico, de quem está a tentar combater um regime pela política da terra queimada.
E com terrorismo desse género, o AJJ só sairá reforçado, é um tiro ao lado, até eu estarei ao lado dele contra terroristas destes.