Quem ajudou foram os canadiers espanhóis esses são meios pesados que conseguem ajudar os incêndios, os meios que Portugal têem não são meios para Portugal, Portugal devia ter um canadier ou dois. Estamos sempre dependentes da ajuda dos outros. Se o incêndio fosse combatido com um canadier no seu início não tomaria as dimensões que teve. Tudo igual a 2004 e nunca vamos aprender com os erros.
Às vezes não é assim tão linear. Manter uma esquadra sai caro, visto que um Canadair não serve praticamente mais nada, que passaria parte do ano parada, e em muitos anos também não há muitos incêndios. Mesmo os Helis pesados (Kamov) só os temos porque foi o pagamento de uma dívida antiga da ex. União Soviética se não me engano.
A minha opinião já a dei há dias, devia haver uma esquadra mediterrânica de alguma dimensão, mantida por todos os países mais afectados por incêndios (Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Grécia, etc), até porque raramente os incêndios afectam estes países todos simultâneamente. Existe hoje cooperação, mas dá a ideia que os mecanismos destas coisas são um bocado lentos e perdem-se sempre dois dias pelo que vemos nos últimos anos. Talvez se possa melhorar isso em alternativa.
E já agora, um meio ligeiro pode ter uma eficácia extraordinária, superior a um meio pesado (por exemplo os Canadair hoje tinham que ir ao Alqueva recarregar, demoram ainda um tempo significativo numa rotação carga-descarga), podem ser muito eficazes desde que tenham pontos de água próximos. Há pontos de água no Caldeirão para esta finalidade? Nalguns concelhos sei que há.
Vê este vídeo e percebes o quanto eficaz pode ser mesmo um Heli ligeiro (num incêndio há uma semana atrás em Figueira, próximo de Mogadouro). Se houver água próxima, algum dia que tenha fogo à porta, prefiro a genica destes Helis "leves" (e a perícia dos respectivos pilotos) do que um pesado que pode levar meia hora de viagem só para recarregar.