Bom dia ,meninos do sotavento como esao as coisas ai desse lado?Melhores?
Turismo do Algarve acredita que incêndios não vão prejudicar o sector
O presidente da entidade regional de Turismo do Algarve, António Pina, afirmou-se hoje convicto de que os incêndios na região não terão qualquer impacto negativo no turismo.
"Os incêndios, quer em Tavira, quer em São Brás de Alportel, são lamentáveis, mas ocorrem na zona da serra, longe da parte urbana dos concelhos, a cerca de 20 ou 30 quilómetros do litoral, e não têm influência no turismo", disse à Lusa António Pina.
"Até agora não tive informação de nenhuma reserva que tivesse sido anulada por causa dos incêndios e julgo que não irei ter", acrescentou.
De acordo com um porta-voz da ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, também não se prevê que os incêndios venham a afectar as operações no aeroporto de Faro ou que possam prejudicar os voos que todos os dias transportam milhares de turistas para o Algarve.
Na quarta-feira deflagrou em Tavira um incêndio florestal que continua hoje a lavrar, tendo-se alastrado entretanto ao concelho vizinho de São Brás de Alportel. Cerca de mil operacionais estão mobilizados para o combate às chamas.
Fonte: CM
Bem, mais calmo Sandra, já não se vê nada ao longe, embora ainda haja um cheiro a queimado no ar.
Este presidente da região de turismo do Algarve devia pedir a demissão. Lamentável, são estas declarações. O Algarve não é só praia. Uma parte do interior algarvio desapareceu e este senhor vem dizer que é lamentável. Pena é não arder aí uns campos de golfe para este senhor se cale.
O que seria bom, era um dia de chuva para fazer um bom rescaldo, tal como afirma a Protecção Civil. Esperamos que o próximo Outono/Inverno seja chuvoso e não seco como foi o último.
Um dos pontos fracos deste incêndio do Algarve terá sido as máquinas não terem entrado mais cedo a abrir aceiros. Não temos acesso ao plano que o comando seguiu mas só ouvimos falar delas na parte final.
Vislumbro aqui da margem sul uma coluna de fumo para os lados de Lisboa parece-me novamente em Odivelas. Corrijam-me se estou enganado!
Não sei se dava, transportavam essas máquinas num camião enorme, não sei se já andaste pelas estradas da serra, os caminhos de terra então... mesmo num carro é complicado ou mesmo impossível nalguns sítios, agora imagina um camião pesado a transportar 15 toneladas de ferro por caminhos de 3 metros de largura(nem chega a isso em muitos sítios) com desnível de 10%.
Só quando veio mais perto da vila é que o terreno estava mais plano.
Os dozer's são grandes máquinas, operam em grandes inclinações (75% downhill, 55% uphill, 45% sidehill). Ficando no ponto mais próximo possível são capazes de abrir caminho até ao local.
Não sei se já foi escrito aqui no tópico, mas a catástrofe da Madeira poderá originar outras catástrofes. Na época de chuvas, já não há vegetação suficiente para «reter» a água que desce pelas encostas, ou seja, serão umas autênticas cascatas de água a originar enxurradas. Provavelmente não irá acontecer em breve, até porque estes episódios não acontecem com muita regularidade, mas imaginem um 20 de Fevereiro de 2010 nesta altura...