Bons dias
Depois de tudo o que foi escrito neste maravilhoso forúm, onde se discutem ideias, vou tentar fazer uma breve reflexão, começando por dizer que concordo com alguns post aqui colocados, assim como discordo de outros.
A história dos incendios florestais em Portugal desde meados dos anos 80 é composta de ciclos mais activos podende ter como é logico influencia a situação meteorologica de referido ano. De 1982 muito se tem feito, tanto na area da prevenção como no combate em que os meios evoluiram bastante.Mas como em todas as areas de actividade ha erros de avaliação e erros estratégicos, ha-os na politica , na vida social no desporto, estes erros são mais notados na area da prtecção civil, porque poem em causa , pessoas e bens, isto em conjunto com uma forte pressão da comunicação Social que hoje necessita de noticias Hora a Hora (e se uma casa arde e nao estao la bombeiros é noticia, se um bombeiro não deixa um casa arder é seu dever é uma nao noticia). Mas a meu ver e ainda nao vi ninguém debrurçar-se sobre este assunto, o onus do problema está, em que a floresta Portuguesa arde, porque ha quem quer que ela arda ha gente interessada que isso aconteça. Nao quero responsabilizar ninguém por isso pois nao é essa a inteção deste texto, mas o problema é este meus amigos, + de 80% do incendios florestais sao deliberados ou seja a prevençao so pode baixar os restantes 20% e enquato assim for portugal continuará a arder.
É uma simples opinião em que alguns corcodarão outros nao como tudo na vida.
Abraços