Quando digo que foram desviadas verbas da prevenção, não me refiro ás "contratações" de ultima hora...refiro-me muito mais a montante! O dinheiro que agora se gastou neste incendio é outra história! Não sou bombeiro, mas não sou estranho ao meio e reafirmo o que disse no meu ultimo post! Infelizmente o que "vende" são imagens de operacionais a combater chamas de 10 metros e depois a fugir! O que vende são operacionais a descer uma encosta para tentar combater o fogo la ao fundo e depois fogem pela encosta acima e quase la ficam! estas imagens, eu vi-as ontem, vejo-as hoje e verei amanha! Mas o povo Portugues acha que isto são actos heroicos, de grande bravura e o pouco dinheiro disponivel deve ser para isto! Isto são actos de suicidio e basta ver 1 minuto de imagens do combate em Tavira, para se identificarem 2 ou 3 violações graves dos protocolos de segurança (descer a encosta a combater o fogo por exemplo).Ha concelhos em que quase não arde nada e com grabdes manchas florestais...bom, se os ha, ha em reduzido numero e nesses casos são as camaras que retiram verbas de abastecimentos de agua, saneamento, etc etc para as canalizarem para aí! ha que fazer opções e as opções estao erradas ha 20 anos! as opções foram todas no sentido de comprar belos carros xpto, helicopteros que despejam mais agua com uma descarga do que choveu em Março...o que o País quer ouvir em Maio é que este ano ha mais meios que no ultimo...saber-se que ha mais 2 kamov deixa todo o sistema de defesa satisfeito...estão enganados! A catalunha esta um bom par de anos a nossa frente nesta materia...e olhem as noticias que chegam de la! Ca o caminho é ainda muito longo...e não é com afirmações (mais umas) do Sr. pres. da Liga dos Bombeiros (declarações de hoje) que vamos la...