Seguimento - Incêndios 2012

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Nessas ZIF mais antigas, 2007/2008, que tem sido feito ? (Sou um leigo na matéria)

Uma coisa que não entendo bem é por exemplo os sobreiros. Passámos anos a ouvir dizer que o problema era do tipo de árvores, que o eucalipto (e pinheiro) eram terríveis, mas vemos no Algarve o Montado a arder na mesma, uma espécie nativa e das mais resistentes ao fogo.
Porque é que isso acontece ? Falta de limpeza, vegetação em excesso, densidade ?

Falta de limpeza, talvez seja a mais grave Vince. Ninguém limpa nada, o que nós vimos no Algarve é a realidade de que ninguém limpa os terrenos. Então, pelo menos nas reportagens da RTP1 vi uma casa de estrangeiros onde ardeu tudo à volta e a casa não ardeu, porque os estrangeiros limpam à volta da casa. Não basta irmos à serra para vermos terrenos completamente cheios de pasto, basta andar na 125 que isso é uma realidade dura e crua. Isto só ia lá com multas bem pesadas para quem não limpasse os terrenos e o código penal alterado para penas mais pesadas. Pelo prejuízo, pelos danos causados quem fosse apanhado a deitar fogo era pena máxima de 25 anos, se não vamos a bem vamos a mal.

Lindo vai ser todo aquela cinza a ir para a ribeira de Odeleite para a barragem de Odeleite, os custos mais elevados no tratamento da água vão ser bastante mais elevados.

E triste! O que vimos no algarve foi muito triste... Nao tenho palavras.
Alguem sabe dizer me se a zona de Moncarapacho, Lagoão, Ana Velha ou Igreja ardeu? :( :( :(

Não, essa zona não ardeu, o incêndio foi mais a norte.

O problema do incêndio não é o tipo de árvores, temos é que atacar o "touro pelos cornos", limpar as zonas juntos á estrada por causa daqueles que fumam e gostam de jogar o cigarro fora, as zonas habitadas deviam ter tudo limpo 50 metros á volta, não podem porque são velhinhos então as autarquias podiam auxiliar pois com o material que dispoem podem limpar tudo em 2 horas em vez das pessoas sem equipamento que levam 4 semanas. E asseguro-vos que o custo é bastante baixo, comparativamente com os tachos que passam o tempo a dar !
Podiam ser construidos miradouros em zonas estratégicas para permitir um combate mais rápido e imediato ao incêndio.

E o foco principal, um aumento da penalização com pena de prisão agravada para fogo posto, ou fogo por negligência !!

Aqui vai um exemplo do que se pode fazer. Mas não se iludam, se não se organizar economicamente o espaço rural de maneira a que dele se possa tirar rendimento, não há orçamento público que aguente.

Aumentar as penas de prisão não resolve nada. Elas já são elevadas (8 anos de prisão).

Município de Aljezur aposta fortemente na prevenção dos incêndios florestais

2012-5-30
Mesmo em época de crise, não se poupa a esforços no sentido de preservar um património essencial ao desenvolvimento sustentável da região.

É dos poucos Municípios que, em parceria com as Juntas Freguesias e com os concelhos vizinhos de Lagos e Vila do Bispo, implementou e mantém na totalidade do seu território a Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível.

Esta rede consiste basicamente na limpeza, em locais estratégicos, de uma faixa com a largura de 125 metros sempre associada à melhoria da rede viária, de forma a permitir a circulação de todos os veículos de combate a incêndios florestais.

florestas1.jpg

Faixa Gestão de Combustível – Rede Primária, Zona do Peso - Aljezur

Só na presente época (2011/2012), já foram realizadas limpezas nas faixas da rede primária numa área total de 624,12 hectares, que representou um custo total de 171,854.00 euros.

Para completar este trabalho o Município dispõe de uma Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF) que realiza trabalho ao longo de todo o ano. Na época critica de fogos faz vigilância e sensibilização, no resto do ano faz trabalhos de silvicultura preventiva, sendo que nesta época foi responsável pela execução de cerca de 120 hectares. Entre os quais se destaca a manutenção da faixa de gestão de combustível da rede secundária de proteção aos aglomerados urbanos de Aljezur, Vales e Vale da Telha, a estradas e caminhos municipais em Picão, Bagagem, Aljezur/Arrifana e redução da carga de combustível no interface urbano/florestal em Odeceixe, Palazim, Praia de Odeceixe, Vale da Telha e Zona Industrial da Feiteirinha.

florestas2.jpg

Faixa de Gestão de Combustível- Rede secundária- Zona de Aljezur

...

Município de Aljezur aposta fortemente na prevenção dos incêndios florestais

2012-5-30
Mesmo em época de crise, não se poupa a esforços no sentido de preservar um património essencial ao desenvolvimento sustentável da região.

É dos poucos Municípios que, em parceria com as Juntas Freguesias e com os concelhos vizinhos de Lagos e Vila do Bispo, implementou e mantém na totalidade do seu território a Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível.

Esta rede consiste basicamente na limpeza, em locais estratégicos, de uma faixa com a largura de 125 metros sempre associada à melhoria da rede viária, de forma a permitir a circulação de todos os veículos de combate a incêndios florestais.

...

Penela tem sido ao longos dos anos um município exemplar na prevenção, mas isso não impediu que em Março do corrente ano, em dois dias perdesse cerca de 1700 ha.

Vivemos numa Era de "imediatismo" e nesse campo a escola campeã em Portugal são os Bombeiros, especialmente os voluntários (prq são mais), como não podia deixar de ser. Aliás, a função deles é de emergência logo têm de ser imediatos.
A questão é que o problema dos incêndios florestais está relacionado com o PROBLEMA da floresta portuguesa. E isso não se resolve nem com 5.000 aviões e 1.000.000 de helicópteros.
Quando se fala em incêndios florestais pensa-se logo em bombeiros e "incêndiarismo". Mas tenho muitas duvidas que o cerne da questão passe por ai.
Como dizia o AJM, o problema está a montante!
Com metade dos valores investidos no combate fazia-se uma prevenção estrutural que daria muitas mais garantias.:thumbsup:
Não evitava os incêndios. Eles vão sempre acontecer.
Também não dava tantos directos na televisão, nem tanta conversa.
Provavelmente tínhamos era uma floresta muito melhor gerida, com mais recursos e em que todo o meio rural viveria em maior harmonia.:)
Mas, meus caros, um investimento deste tipo que é feito a médio-longo prazo, apesar de menos dispendioso dá votos a quem?
Qual é o governo, sabedor disto (todos eles sabem, ou sabiam. O actual que não sabe mesmo nada de nada) e que queira investir para um prazo de 10, 20, 30, 50, ou mais anos????
É muito mais fácil lidar com os bombeiros, que conhecem esta matéria superficialmente, dar-lhes o que eles querem, ainda que isso traga custos elevados para o contribuinte, mesmo em tempos de crise!:shocking:
Porque nunca serão os governantes a pagar e, eventualmente, podem até ganhar as eleições seguintes…
É este o cinismo em que vivemos e sobre o qual caminhamos alegremente para o inferno das chamas.:suicidio:
Mas na realidade vivemos de costas para a floresta durante 9 meses e no verão acordamos para reagir a reboque da televisão e, consequentemente,…dos bombeiros!:wacko:

Tenho dito

Tomara eu que essa situação se invertesse.....se é tudo uma questão de dinheiro então porque não se inverte a situação? Em vez de investir mais no combate a incêndios porque não se investe na prevenção?
Então o que fica mais caro prevenir que arda 20 000 hectares de floresta ou que se invista no combate e arda na mesma 20 000 hectares?

Os protocols que referia sao por ex o laces, ou as 18 situacoes a evitar. ..caro Bonelli, a sua escola eu sei qual. ..respeito a como a qualquer uma, mas nem por sombras seria a minha. ..é preciso evoluir e a enb parou no tempo, em minha opiniao! Ah! A escola espanhola que me referia é a do graf. ..certamente ja ouviu falar dela.
A minha escola é simples e direta....a ver se nos entendemos uma vez por todas! Penso que todos concordamos que esta calamidade nos deixa triste. Penso que todos concordamos que este sistema não funciona. Apesar de ser Bombeiro Voluntário e ser defensor dos Bombeiros Voluntários ( não de quem está acima de nós), continuo a achar que deveria se apostar mais na prevenção do que no combate e que económicamente e ambientalmente seria melhor para nós. Se os politicos não fazem, porque os Portugueses preferem show off isso a mim ultrapassa-me...faço o meu trabalho da melhor forma e aprendo com os erros no terreno. Mas chego a casa com a minha consciência tranquila porque criticas muitas vezes e na sua maioria injustas aprendi a lidar com elas porque se eu e os meus colegas fossemos a ligar a tudo isto a esta hora haveria apenas Sapadores e Municipais. Vôcê criticou Bombeiros, criticou a Liga criticou as Presidentes da Camara ( deve ter as suas razões) e no meio disto tudo só elogiou os anos luz dos Bombeiros Espanhois...tudo bem cada um fica com a sua. Por mim podem profissionalizar os Bombeiros em Portugal..EU NÃO VIVO DISTO. FAÇO PORQUE GOSTO. Sou-lhe sincero, muitas das vezes sinto-me um pouco como um boneco no terreno porque lá está falta organização e ai sim tem que se trabalhar e evoluir nesse aspecto. Quanto à ENB concordo em parte consigo..não parou mas não evoluiu como deveria. Á formação faz falta em tudo na vida e eu invisto em formação, porque formações em Espanha pagueias do meu bolso mas sei que a formação é apenas uma ferramenta e nada como aprender no terreno. é quase como tirar uma licenciatura em que andamos 4 anos a aprender e no final no mundo trabalho é tudo diferente e é aquela frustação de nada que aprendi serve. Quanto ao resto voçê mantem a sua e eu a minha..eu pela experiência que tenho por ter frequentado formação em Espanha e por ter trabalhado com equipas Espanholas não acho que estejam melhor nem pior do que nós. No terreno atuam da mesma forma que nós portugueses. Mas são opiniões. Outra questão que aqui nunca se falou. Todos sabemos que aqui em Portugal os Bombeiros acentam sobre o voluntariado. É uma questão cultural. São associções humanitárias com vida própria e na minha opinião em parte nos moldes atuais de funcionamento das corporações não ajuda no combate aos incêndios. Tanta coisa que teria de mudar que se calhar não depende de mim nem de si. Cumprimentos

Os protocols que referia sao por ex o laces, ou as 18 situacoes a evitar. ..caro Bonelli, a sua escola eu sei qual. ..respeito a como a qualquer uma, mas nem por sombras seria a minha. ..é preciso evoluir e a enb parou no tempo, em minha opiniao! Ah! A escola espanhola que me referia é a do graf. ..certamente ja ouviu falar dela.

A ver se nos entendemos uma vez por todas! Já vi que gosta de tocar nas feridas e faz muito bem apesar de em alguns pontos pontos não concordar.

Sim conheço os GRAF e conheço essoalmente alguns deles e sei como trabalham e sei também como trabalham os canarinhos!!!
Se é aos GRAF que se está a referir que estão anos luz, desculpe mas não concordo! Existem ha mais tempo, estão mais consolidados mas dai até anos luz vai uma grande diferença. Mas são opiniões e não vou discutir isso aqui se não dava muito que falar. Quem sabe noutra oportunidade noutro local.

Penso que todos concordamos que esta calamidade nos deixa triste.
Penso que todos concordamos que este sistema não funciona bem.
Apesar de ser Bombeiro Voluntário e ser defensor dos Bombeiros Voluntários ( não de quem está acima de nós), continuo a achar que deveria se apostar mais na prevenção do que no combate e que económicamente e ambientalmente seria melhor para nós.
Se os politicos não fazem porque desviam dinheiro para outars coisas, ou porque os Portugueses preferem show off isso a mim ultrapassa-me...faço o meu trabalho da melhor forma e aprendo com os erros no terreno. Mas chego a casa com a minha consciência tranquila porque criticas muitas vezes e na sua maioria injustas aprendi a lidar com elas porque se eu e os meus colegas fossemos a ligar a tudo isto a esta hora haveria apenas Sapadores e Municipais. Vôcê criticou Bombeiros, criticou a Liga criticou as Presidentes da Camara e no meio disto tudo só elogiou os anos luz dos Bombeiros Espanhois...tudo bem cada um fica com a sua. Por mim podem profissionalizar os Bombeiros em Portugal..EU NÃO VIVO DISTO.
Quanto ao resto voçê mantem a sua e eu a minha..eu pela experiência que tenho por ter frequentado formação em Espanha e por ter trabalhado com equipas Espanholas não acho que estejam melhor nem pior do que nós. No terrenso atuam de uma forma similar que nós portugueses. Mas são opiniões. Se me perguntar se concordo com a criação de mais equipas especializadas em fogos forestais..concordo prefeitamente, em vez de porem GNR a combater fogos olhe se calhar canalizem essas verbas para criar mais canarinhos e ponham os GNR a fazer o seu trabalho.

Cumprimentos

A minha escola é simples e direta....a ver se nos entendemos uma vez por todas! Já vi que gosta de tocar nas feridas e faz muito bem apesar de em alguns pontos pontos não concordar.

Penso que todos concordamos que esta calamidade nos deixa triste.
Penso que todos concordamos que este sistema não funciona bem.
Apesar de ser Bombeiro Voluntário e ser defensor dos Bombeiros Voluntários ( não de quem está acima de nós), continuo a achar que deveria se apostar mais na prevenção do que no combate e que económicamente e ambientalmente seria melhor para nós.
Se os politicos não fazem porque desviam dinheiro para outars coisas, ou porque os Portugueses preferem show off isso a mim ultrapassa-me...faço o meu trabalho da melhor forma e aprendo com os erros no terreno. Mas chego a casa com a minha consciência tranquila porque criticas muitas vezes e na sua maioria injustas aprendi a lidar com elas porque se eu e os meus colegas fossemos a ligar a tudo isto a esta hora haveria apenas Sapadores e Municipais. Vôcê criticou Bombeiros, criticou a Liga criticou as Presidentes da Camara e no meio disto tudo só elogiou os anos luz dos Bombeiros Espanhois...tudo bem cada um fica com a sua. Por mim podem profissionalizar os Bombeiros em Portugal..EU NÃO VIVO DISTO.
Quanto ao resto voçê mantem a sua e eu a minha..eu pela experiência que tenho por ter frequentado formação em Espanha e por ter trabalhado com equipas Espanholas não acho que estejam melhor nem pior do que nós. No terreno atuam da mesma forma que nós portugueses. Mas são opiniões. Cumprimentos

:thumbsup:
Já agora em Espanha arderam uns 10 mil hectares em apenas um dia. E não foi culpa dos bombeiros, ou dos "ricos" meios aéreos ou formação que tenham (o vento tem sido brutal). Preferiria que a discussão não fosse por aí, até porque acho que não é por aí que chegamos a algo minimamente "debatível".
Se é para continuar aqui a cacafonia DAS CULPAS dos meios de comunicação social. então mais vale fechar o tópico.

Tanto em 2003 como em 2004 e ainda este ano os fogos praticamente não atingiram o concelho de Alcoutim. Chegaram aproxidamente à fronteira do concelho e pararam.

Ora devo dizer que aproveitando a onda de subsídios da UE fizeram-se muitas plantações de pinheiro-manso na serra algarvia, a meu ver um erro e um desperdício de dinheiro. Primeiro o pinheiro-manso não é uma árvore muito adaptada àquele tipo de solos. Depois volta-se a cair na asneira das monoculturas.

A serra algarvia não precisa de reflorestações nenhumas, basta apenas que se auxiliem as árvores endémicas, identificando bosquetes, limpando o terreno em torno das azinheiras, sobreiros, medronheiros, freixos, choupos ou carvalhos que nascem espontaneamente, espalhando bolotas, etc.

EDIT: concordo contigo Aurélio, deveria haver miradouros e guardas fixos nas zonas florestais ou nas zonas mais isoladas do território, até para prevenir outras coisas que ocorrem na serra, como a caça ilegal ou até o tráfico de droga.

O Presidente Macário Correia dizia que tinha centenas de pessoas a mais na Câmara de Faro, ora que se aproveite quem está a mais e não tenha vergonha de trabalhar no campo para fazer formação e serem os futuros guardas florestais do país.

Tomara eu que essa situação se invertesse.....se é tudo uma questão de dinheiro então porque não se inverte a situação? Em vez de investir mais no combate a incêndios porque não se investe na prevenção?
Então o que fica mais caro prevenir que arda 20 000 hectares de floresta ou que se invista no combate e arda na mesma 20 000 hectares?

Não é uma questão de dinheiro. Devia ser! :(
É uma questão política! Se se investisse metade do que se investe no combate, chegava e sobrava para que não ardesse nem ¼ do que, infelizmente, acaba por arder.:(
Nenhum governante descartável (passo o pleonasmo), se aventura a fazer investimentos a médio longo prazo (10, 20 30, 50, ou mais anos). Para quê? Para depois serem outros governantes a ficar com os louros?:lmao:
Isto, se entretanto não vier outro governo alterar por completo as boas políticas desenvolvidas por um anterior governo.
O problema é de fundo e está muito relacionado com as politicas de desenvolvimento rural e florestal. E diz o meu amigo: O que é isso? :shocking:
Pois! Deve ser essa a pergunta que fazem todos que chegam ao governo.
Não há um rumo! Nem para a floresta (meio rural incluído), nem para o pais!:shocking:
Por isso, andamos sempre “ó tio, ó tio” e a pedir ajuda. Seja aos bombeiros, seja a Bruxelas, ou ao FMI. :(
Como se não bastasse e apesar de haver medidas mais expeditas com prazo mais curto, como a criação de mosaicos de gestão de combustível, fomentar o fogo controlado, incentivar, apoiar devidamente o pastoreio, etc. É mais fácil vir para a televisão dizer apanha o incendiário e andar com os bombeiros para trás e para a frente, tipo baratas tontas.
É que nem no combate estamos bem! Para essa parte não me vou alongar. Acredito que o AJB, tem sido explícito. :)
Cumprimentos,

Bom dia,
Bem, uma vez que fiz criticas na questão dos incendios florestais, que coloquei o "dedo na ferida",para não ser mal interpretado e para não fazer parte do "contingente do só bota abaixo", gostaria de fazer algumas considerações!
Incêndio Florestal é MUITO diferente de fogo florestal. O primeiro é uma combustão descontrolada no tempo e no espaço,é indesejável mas NUNCA irá acabar num ecossistema como o nosso!
Fogo Florestal é uma combustão controlada no tempo, no espaço e realizada sob prescrição (que é mais técnica, se prescrita por um técnico de fogo controlado, ou menos técnica, quando realizada por um pastor por exemplo). O Fogo Florestal é indispensável ao nosso ecossistema, é desejável que ocorra e deverá ser visto como perfeitamente natural.
Quanto mais Fogo Florestal houver em Portugal, menos Incêndio Florestal será visto!
este ponto é a base da discussão, em minha opinião, e deverá ser daqui o ponto de partida de toda a linha do sistema de defesa da floresta contra incendios!
Segundo ponto: nada tenho contra os Bombeiros em geral, nem contra os Bombeiros Voluntarios em particular! aliás, sem eles o combate as chamas seria bastante mais dificil! O que acho é que os Bombeiros voluntarios não deverias combater o "real" Incendio florestal propriamente dito!
Calma, ja me explico!
Os Bombeiros em portugal são eximios na protecção ao edificado, sinceramente sim! Não poderei dizer o mesmo no combate ao Incêndio florestal quando ele esta numa combustaão totalmente descontrolada! Portanto cada unidade a combater na sua especialidade(Caro Bonelli, assim ja estara mais de acordo comigo certamente e afinal ate ha pontos em comum), nunca todos a fazer tudo! Tambem sou contra que se pense que o bombeiro é o básico, o menos qualificado...não! Alias sei de muitos voluntarios que acham isso dos "pobres" sapadores florestais...portanto nesta questão todos temos telhados de vidro!
Então: Unidades de protecção ao edificado (Bombeiros Voluntários/Profissionais); Unidades de Primeira Intervenção (Bombeiros Voluntários/Profissionais; Sapadores Florestais e Brigadas de Primeira Intervenção das Câmaras); unidades de Combate ao incêndio Florestal (GAUF; Canarinhos/GIPS)...ja continuo noutro post...

Depois de ler as mensagens aqui postadas por alguns dos membros des forúm, e achandop que numa parte ou outra todos têm alguma razão, cabe-me no entanto dar mais uma vez a minha ideia sobre este assunto.
Assim e talvez por ter sido bombeiro voluntário durante 25 anos pode ser um pouco tendenciosa em defesa desses homens e mulheres que enquato, nós estamos na praia num convívio com amigos em casa no trabalho etc, ha homens e mulheres que dao o melhor de si numa frente de fogo quaqquer ( e nao querem ser herois nem os coitadinhos) são o que sao e fazem com orgulho a missão que lhe esta destinada.
Quanto ao dinheiro gasto no combate, concordo plenamente com ele pois quanto mais condições os bombeiros tiverem, melhor farão o seu trabalho, é pena que esse investimento no combate seja a maior parte canalizado para A Autoridade Nacional de protecção civil e respectivos Centros Distritais de onde inumeras vezes se combatem incendios dentro de gabintes com A.C. e nao no terreno 1º problema, 2º o desenvistemento em politicas florestais, que é feito dos Guardas florestais? que exitiam e tinham a sua area de intervenção, poderiam a meu ver ser substituiod pelos GIPS da GNR, mas não, a falta de limpeza das florestas que tirando algumas camaras municipais ja aqui mencionadas e outras nada se faz, ja nao se cultiva em Portugal a terra esta ao abandono logo torna-se um barril de polvora. Quanto ao combate em si e a comparação com os espanhois, eu tambem combati ao lado de espanhois pois era operacional numa zona de fronteira, e nao vi grandes diferenças, combati ao lado de chilenos que nos vieram ensinar algumas técnicas de combate, algusn deles infelizmente vieram a falecer em combate em portugal, é certo que aprendio algo mas nada de muito preponderante no combate , mais na avaliação. E finalmente contiuno a dizer que a fliresta arde em portugal porque alguém quer que ela arda e aí também ainda ha muito por fazer.

...relativamente à prevenção!
Como em tudo, somos mais papistas que o papa!
O DL 124/2006 (republicada pelo 17/2009) é muito bom mesmo, mas (especialmente neste contexto economico/financeiro) inexecuivel!
Coloco uma questão: o que cada um de nós acha que é aceitavel arder por ano em Portugal? O Plano Nacional de DFCI tem a meta dos 100000 ha ano...acham muito? Pouco? Normal?
Bom...mesmo que não o digam, acho que a maior parte de nós pensara: "depende das condições meteorológicas do ano em questão"! Mas se é assim então para que serve a prevenção que tanto apregoamos? Não é para não estarmos tão "dependentes" da meteorologia?
A minha opinião: independentemente de tudo o que se fez, faz ou fará, a meteorologia sera sempre crucial!
A minha proposta para a prevenção: Não vale muito mais a pena insistirmos na prevenção, apenas dar continuidade, pois a maior parte das pessoas SABE MUITO BEM as suas obrigações (normalmente sabemos os direitos, nunca os deveres)! NÃO SE JUSTIFICA QUE ARDAM CASAS DE HABITAÇÃO!
Quanto a prevenção estrutural: apostar na compartização das grandes manchas florestais! Não basta dizer que ha 10 (ex) ZIF's no Algarve. É preferivel haver 2 mas com a floresta compartimentada (não mais de 500 ha continuos), com especies autóctones (sim, neste incendio o sobreiro ardeu na mesma , mas voçês veriam que tipo de incêndio seria se fossem Pinheiros ou eucaliptos a arder...não eram 25000 ha de certeza, mas mais seguramente), com a fauna caracteristica (ja viram que a reintrodução do lince na serra algarvia ficou agora seriamente comprometido???!!! se a Malcata arder bem podem fechar o centro de recuperação!!!!)...apostar definitivamente num plano nacional para o fogo controlado, para reorganizarmos o ciclo do fogo, para TODOS estarmos bem adaptados ao fogo, para TODOS interagirem (BB, GAUF, Sapadores, Canarinhos, GIPS...)...enfim, para ser execuivel a rede primária, pois no papel ela não serve de nada...
desculpem os longos comentarios...