Retrato de um país arder
224 fogos combatidos por mais de 4 mil operacionais esta segunda-feira
Esta segunda-feira registaram-se 224 incêndios em Portugal continental. As chamas foram combatidas por 4.466 operacionais e 1.158 veículos, de acordo com um ponto de situação feito ás 19:30 pela Proteção Civil.
Àquela hora havia 18 incêndios ativos, que mobilizavam 3.009 operacionais e 846 veículos.
Nas operações de rescaldo e vigilância estão envolvidos 1.376 operacionais, acrescenta o comunicado.
Os incêndios que a Proteção Civil considera neste momento «mais complexos» são o de Mata, no concelho de Ourém, que está a ser combatido por 592 operacionais, apoiados por 182 veículos e cinco meios aéreos, e o de Carragozela, no concelho de Seia, distrito da Guarda, que está a mobilizar 296 operacionais, 87 veículos e um meio aéreo.
Também o fogo que lavra na localidade de Serra, concelho de Tomar, a ser combatido por 207 operacionais, apoiados por 60 veículos e cinco meios aéreos, e o incêndio que consome floresta em Salgueiro, concelho de Águeda, distrito de Aveiro, estão em fase complicada.
«No conjunto dos incêndios em curso ou em fase de resolução encontram-se neste momento empenhados um total de 24 grupos de reforço (626 bombeiros e 192 veículos), 12 pelotões militares (252 militares), duas máquinas de rasto do exército, um helicóptero e um avião da Força Aérea Portuguesa para ações de coordenação aérea e apoio à decisão», precisa o documento.
A Proteção Civil sublinha ainda que se «mantém um panorama com condições meteorológicas altamente propícias à propagação de incêndios florestais, sendo previsível um aumento da intensidade do vento durante a noite».
Perante esta situação, Portugal, através da Autoridade Nacional de Proteção Civil, pediu apoio ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil que disponibilizou, em resposta, «dois módulos de combate a incêndios com aeronaves de França e Espanha, num total de quatro aviões anfíbios pesados que irão operar em Portugal por um período de 48 horas, previsivelmente, com início amanhã, 4 de setembro de 2012», lê-se no comunicado.
Já esta segunda-feira, Espanha disponibilizou dois aviões Canadair para intervenção no incêndio de Tomar/Santarém, indica a Proteção Civil.