Seguimento - Incêndios 2014

Acho que este ano não descansam enquanto não queimarem a Serra de Monchique.

Incêndio no Rasmalho, com uma coluna de fumo já com alguma dimensão.

Para reflexão especialmente por quem acha que a GRANDE parte das ignições são provocadas por mão criminosa (entenda se mão criminosa as pessoas que provocam deliberadamente incêndios florestais, o vulgarmente chamado incendiarismo)...
Durante o mês de junho e julho temos tido uma média diária de ocorrências de incêndios florestais a volta das 40/50 ocorrências diárias!
No ano passado no mês de Agosto tinhamos uma média na ordem das 200...
O mês de Agosto de 2013 teve sub-indices (humidade dos combustiveis, indice de propagação inicial do fogo, indice de seca) de risco de incêndio florestal substancialmente mais graves que este ano, quanto a isso nada a opôr!
No entanto este ano, Junho e Julho tem tido em grande parte do território condições perfeitamente normais para haver a chamada "ignição"! Ora, se o incêndiarismo fosse a principal causa de incêndio em Portugal, não acham que deveriamos andar com valores de 150 ocorrências diárias?

Aquilo está muito mau brunomc, já é o 3 incêndio num espaço de 1 mês, zona protegida pela afocelca , no TO já esta uma brigada de Setúbal a atuar talvez a 2h e brigada de Évora, daqui a pouco já posto mais algum posit do local

Deixa ver o evoluir da situação amanha, por ainda foi uma área bastante grande e com poucos acessos, agora é apostar num bom rescaldo e tomar atenção aos reacendimentos, foi pedida uma maquina de rasto para o local

O que sei é que está dominado o sector Alfa o sector bravo está extinto, pelo que o incêndio não evolui mais do que está e em breve está totalmente extinto, a maquina de rasto é para criar acessos no sector no sector Alfa por não conseguem aceder ao foco de incêndio...

O que sei é que está dominado o sector Alfa o sector bravo está extinto, pelo que o incêndio não evolui mais do que está e em breve está totalmente extinto, a maquina de rasto é para criar acessos no sector no sector Alfa por não conseguem aceder ao foco de incêndio...

Obrigado, estava aqui a ver se escutava alguma coisa no rádio mas nada de informações.. Sei que já está dominado mas ainda se encontra lá muito pessoal :D