Seguimento - Incêndios 2014

Não seria mais seguro usar lã em vez de algodão?
É que o algodão é facilmente queimado. Pelo contrário a lã é muito mais resistente, daí até se fazerem as mantas abafa-fogos para usar, por exemplo, nos laboratórios.

Ha aqui uma questão de sensação de segurança em primeiro lugar...repara: nas auto estradas a grande maioria dos acidentes rodoviários com vitimas acontecem a grande velocidade e com carros da gama média-alta e alta! Isto é, se tens a sensação que estas seguro a tendencia é para arriscar um pouco mais...nesta questão a situação é a mesma!
Um EPI de lã julgo que seria muito melhor condutor do calor e as temperaturas rapidamente se tornariam insuportaveis para o corpo humano!
As botas é outro ponto que gostaria de referir...não digo que uma bota Magnum de 80 euros não seja mais resistente que uma de 45 (um dos pares que tenho são de 45 e são bem confotáveis), a questão não é essa...o que não posso deixar passar em claro é dizerem que houve bombeiros a queimar os pés em terrenos em brasas e o GIPS ou FEB não queimaram por terem as melhores botas...o problema é a montante: porque estavam a combater o incêndio num terreno em brasas???? Uma coisa é o terrenos com temperaturas altas, outro é em brasas...pontualmente numa situação dificil até admito, acontece naturalmente, mas ouvirmos essa situação repetidamente...:confused:
 
Quanto a minha opinião noa EPI'S é simples os cb' s não tem dinheiro para fornecer bom calçado para os bombeiros, por isso vão ao mais barato , muitos deles usam botas em que o revestimento é tipo plástico, em ambientes extremos é muito difícil trabalhar com elas....
 
Um EPI de lã julgo que seria muito melhor condutor do calor e as temperaturas rapidamente se tornariam insuportaveis para o corpo humano!

Então estás-me a dar razão. Se o combatente sente mais calor vai tender a fugir mais cedo de uma situação perigosa. Até é essa a ideia que tens transmitido nos teus posts, incluindo neste último, com o exemplo dos carros que dão a sensação "errada" de segurança.

Mas na realidade a lã é mais isolante (pior condutor) que o algodão. O problema que pode advir daí é causar hipertermia mais rapidamente, por não deixar o calor abandonar a superfície do corpo. Mas penso que nas situações extremas a que os combatentes são expostos, hipertermia é comum ocorrer qualquer que seja a vestimenta.

Mas lá está, não foi certamente a roupa que ditou os problemas que ocorreram. Como em tanta coisa em Portugal, penso que a má gerência e a falta de organização é que leva aos desastres. Para além disso os bombeiros que faleceram podem, no calor do momento, ter tomado decisões que não foram as mais certas e que ditaram o seu fim.
 
Incêndio na Ribeira da Toutalga, às portas de Moura... :(

HAyJ8Hs.jpg


c4ymwnP.jpg
 
Parece complicado este incêndio de Moura, a julgar pela imagem de satélite do sat24 até parece que já se vislumbra um pirocúmulo! Não me admirava nada que fossem accionados Grifs para o local!
 
Incêndio de Macedo de Cavaleiros provoca 4 feridos (bombeiros) e ardeu um veiculo (a confirmar esta noticia)
 
Julgo que da corporação de Miranda do Douro!
Situação triste a acompanhar naturalmente ao longo da tarde...
 
Julgo que da corporação de Miranda do Douro!
Situação triste a acompanhar naturalmente ao longo da tarde...

Bombeiros feridos em Macedo de Cavaleiros

Quatro bombeiros ficaram, esta quarta-feira, feridos enquanto combatiam um incêndio em Macedo de Caveleiros, Bragança, confirmou ao CM o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno. Um deles encontra-se em estado grave.

Os bombeiros feridos pertencem à corporação de Miranda do Douro.

Segundo informações recolhidas pelo CM, um carro de bombeiros terá ardido.

Fonte: CM