Seguimento - Incêndios 2014

A situação neste momento está muito mais calma, a GRIF de Vila Real encontra-se estacionada no quartel de bombeiros de Macedo de Cavaleiros a espera de ordens, mas todo muito mais calmo agora.
 
Provavelmente o incendio estará dominado dentro em breve devido à melhoria meteo e à eventual falta de potencial da mancha florestal (estreita e não muito comprida)
 
Ha neste incêndio um pormenor "interessante"!
O posto de comando muda de local 3 vezes!
O vento foi e a previsão sempre o indicou, de sw...ou seja, o incêndio deslocar-se-ia SEMPRE de (grosso modo) sul para norte, com o flanco quente a ser o direito (até porque o vento rodará ligeiramente para oeste)...provavelmente a cidade de macedo terá algum (não muito) fumo...
acham mesmo que o posto de comando esteve ou esta bem colocado????!!!!:nono:
 
Bombeiros feridos em Macedo de Cavaleiros

Quatro bombeiros ficaram, esta quarta-feira, feridos enquanto combatiam um incêndio em Macedo de Caveleiros, Bragança, confirmou ao CM o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno. Um deles encontra-se em estado grave.

Os bombeiros feridos pertencem à corporação de Miranda do Douro.

Segundo informações recolhidas pelo CM, um carro de bombeiros terá ardido.

Fonte: CM

Enfim correio da manhã... :disgust:

Bombeiro ferido e viatura ardida em incêndio em Macedo de Cavaleiros



No mesmo incêndio, três bombeiros de Macedo de Cavaleiros tiveram de receber assistência no centro de saúde local por inalação de fumos.



Um bombeiro da corporação de Miranda do Douro ficou esta quarta-feira ferido quando a viatura em que seguia uma equipa de combate a um incêndio em Macedo de Cavaleiros foi consumida pelas chamas, informou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Em declarações à Lusa, o adjunto de operações nacional, Carlos Guerra, contou que um veículo de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros (CB) de Miranda do Douro foi consumido pelo fogo, que deflagrou ao início da tarde desta quarta-feira na zona de Cortiços, no concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança.

Do acidente, segundo aquele responsável, resultaram ferimentos num bombeiro de Miranda do Douro, que ficou com "queimaduras ligeiras, de primeiro grau, e uma fractura numa perna". O bombeiro foi transportado para o hospital de Macedo de Cavaleiros e transferido para o de Bragança.

No mesmo incêndio, ainda segundo a fonte, três bombeiros de Macedo de Cavaleiros tiveram de receber assistência no centro de saúde local por inalação de fumos.

O incêndio deflagrou por volta das 13h numa zona de mato, encontrando-se no local, por volta das 15h30, quatro meios aéreos pesados e dois ligeiros e mais de 90 operacionais apoiados por 27 viaturas.

A Protecção Civil nacional garante que não há habitações em risco. Já o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, que se encontra no local e que é o responsável pela Protecção Civil municipal, adiantou à Lusa que a existência de um edifício onde funciona uma carpintaria na zona era o principal motivo de preocupação no combate.

Este incêndio é o primeiro incêndio com alguma relevância deste Verão no distrito de Bragança e o único que constava, às 15h30, na página da Internet da ANPC.

http://www.publico.pt/sociedade/not...a-em-incendio-em-macedo-de-cavaleiros-1663145
 
  • Gosto
Reactions: CptRena
Aí esta ele dominado:thumbsup:...vamos ver nos proximos dias a área ardida...
 
O posto de comando neste momento é o local mais indicado para estar, mesmo em frente da frente do incêndio, o mato é algo denso, os meios aéreos estao a ser bastante eficazes devido a aproximação de um ponto de água (Barragem do Azibo).
 
O posto de comando neste momento é o local mais indicado para estar, mesmo em frente da frente do incêndio, o mato é algo denso, os meios aéreos estao a ser bastante eficazes devido a aproximação de um ponto de água (Barragem do Azibo).

Em frente a frente do incendio levam com o fumo todo e apenas veem algumas chamas!
O posto de comando deve ver o incendio e não as chamas do incêndio!
 
É impossivel ver o incêndio todo, até porque é numa zona de pequeno vale, e o sitio mais indicado seria no cimo dos montes onde o incêndio se encontra agora, o que não é possivel, mas o que interessa mesmo é que já esteja dominado, infelizmente mais bombeiros feridos, e ainda estamos no inicio, espero que se levante a questão da falta dos equipamento que estavam previsto ser entregues aos bombeiros este ano.
 
Enfim correio da manhã... :disgust:

Faço um "mea culpa"... pelos vistos o correio da manhã estava mais próximo da verdade embora nenhuma das versões esteja totalmente correcta. Pelos vistos 3 feridos ligeiros e um em estado considerado mais grave (todos de Miranda) além dos bombeiros de Macedo que receberam assistência. Pelo menos foi assim que a notícia foi dada à noite.
 
Sim, mas confesso que o correio da manhã "habitualmente" FAZ a noticia e não a noticia...enfim, opções editoriais!
De qualquer forma o mais importante é que de facto houve um acidente em que se encontram algumas semelhanças com os do ano passado...
Relativamente aos EPI's Bigfire, sinceramente desconheço se aquela equipa estava ou não equipada com os "novos" EPI's, mas como ja aqui referi isso para mim é irrelevante! Aliás, perde relevo quando ha uma viatura que arde, e isso deve ser motivo de reflexão.
Os bombeiros sofrem ferimentos a fugir da viatura acidentada, i.é, dão como perdida a viatura e na fuga é que se dão os acidentes pessoais!
Julgo que és bombeiro bigfire (ou pelo menos estas "por dentro" do combate a incêndios florestais), e deves saber que este ano foi realizado (e bem) um investimento muito grande na formação em segurança! Começou a ser dado aos bombeiros o protocolo LACES e até surgiu o famoso livrinho de bolso!
O LACES não foi cumprido nesta situação...repara que não havia Escape route, nem havia Safety zone!
Isto mostra que não basta ter formação, mais importante depois é pratica la! Praticar durante o ano, não praticar nos incêndios, pois aí (como sabemos) o fogo não permite MUITO tempo de reflexão!
No entanto acho prematuro qualquer análise sobre o acidente sem conhecer melhor os factos (se calhar, como nos do ano passado, nunca se vai saber:mad:)
Por fim, e pelas imagens da tv, pareceu me que eles estavam a trabalhar no flanco direito do incêndio que seria o flanco quente, logo deveriam estar mais atentos pois a zona do homem morto é muito maior!
Agora alguns mm para refrescar os ânimos
 
Detido suspeito de atear fogo que feriu 5 bombeiros

Foi detido, esta quinta-feira, um homem suspeito de ter ateado o fogo em Macedo de Cavaleiros, onde, esta quarta-feira, cinco bombeiros sofreram ferimentos. A CMTV sabe que a GNR fez a detenção na manhã desta quinta-feira.

A Polícia Judiciária do Porto também deteve um outro suspeito por um incêndio em Vidago, no distrito de Vila Real.

Fonte: CM

A lei devia ser bem mais pesada para quem incendeia o país e que causa mortes e ferimentos naqueles que fazem o trabalho que temos de enaltecer. Ainda bem, que o tempo vai refrescar um pouco para que as coisas não fiquem complicadas demais.
 
Podiamos estar aqui toda a noite a falar no mesmo assunto, pode-se ter a melhor formação do mundo na área de incêndios florestais, mas se os erros humanos continuarem, os acidentes vão continuar a acontecer, como este e como outros. Sobre este acidente, as primeiras conclusões já foram tiradas ontem, e sinceramente foi bastante grave aquilo que aconteceu.
 
Incêndio de Macedo de Cavaleiros teve aproximadamente 160 ha de área ardida...