Fotografia do início dos incêndios de ontem, em Viana.
Desculpem-me a intromissão na discussão mas acho que, se pode até ser "normal" haver alguns incêndios nesta época, dada a actividade agrícola e possibilidade de uso do fogo. não me parece que se deva tomar apenas esse facto como explicação e, de certa forma, "despreocupar-mo-nos" com estas ocorrências.
Pela fotografia, tirada nos primeiros momentos dos incêndios de ontem, rapidamente se compreende que a causa não foi um eventual acidente com fogueiras. Mais, conheço bem a zona e como podem ver aqui, no local onde deflagraram os incêndios não existe qualquer actividade agrícola ou de pastoreio; costumam apenas andar livremente alguns cavalos selvagens pelo local. Ardeu muito mato rasteiro, junto a várias torres eólicas, o que de facto não é o mais preocupante mas deixa estas belas paisagens pintadas de negro alguns meses.
Ao longo do dia a situação foi-se agravando, com o incêndio a ganhar dimensão e a descer as encostas, não se limitando assim apenas ao mato rasteiro. À noite ainda ardia bastante e eram bem visíveis as chamas, ao longe.
Para mim, é preocupante. Não por ser um indício de um eventual ano seco e mau para as florestas, mas sim por, a meados de Março (ainda Inverno!), já haver mão humana a causar, propositadamente, incêndios desta dimensão. E contra isso, não há muito que o clima, e um Verão mais ou menos seco, possam fazer.
Mais fotografias aqui e aqui.
Consegues dizer qual das 3 colunas surgiu primeiro?