Boa pesquisa
Aurélio, fogos controlados podem ser realizados de Outubro a Junho...depende da janela meteo e dos objectivos de queima...
se for sob coberto de pinhal bravo, aí a prescrição é muito mais apertada e normalmente so Dezembro/Janeiro e eventualmente Fevereiro!
Este ano foi muito mau para queimar em pinhal bravo...apenas dois ou tres dias...
ja em matos deu para queimar em novembro e agora Março!
Uma pequena nota: um fogo controlado é planeado com um objectivo (DFCI, Renovação do pasto, cinegético) e são definidas parcelas de queima (desde meio ha até aos 20/30 ha por parcela). Se o fogo sair dessas parcelas a operação corre mal, daí haver janelas meteo para queimar! Naturalmente que se faz com precaução para evitar a saida do fogo das parcelas
Acredita que tenho todo o gosto em elucidar te, ou a outro colega do forum
Off topic: não gostei da tua referencia a estupidez relativamente ao meu post!
Não gosto de sistematicamente ler post com lamurias de que não chve no Algarve...mas nunca fiz referencias a isso ca no forum!
As minhas desculpas se me xcedi, mas acredita que te elucido sobre isto com todo o gosto
ESCLARECIMENTO:
AJB eu não te chamei estúpido a ti até porque não te conheço de lado nenhum.
O teu post a que me fiz quote é que transmitia uma ideia errada, pelo menos a mim transmitiu, dado que passaste a ideia que podia ser bom fazer queimadas (pastores fazem queimadas e não fogos controlados), matava animais doentes e etc ... e eu não concordo com nada disso, quer seja animais ou pessoas, trata-se da minha filosofia de vida. Por isso disse que a estupidez humana não tem limites (forma de pensar), mas nada de pessoal.
Felizmente nos posts seguintes esclareceste melhor o que querias dizer, e sim eu sei o que são fogos prescritos, controlados e afins, e sei que tem que ser feito por pessoas credenciadas, tem que ser delimitada a área e normalmente o mesmo acontece com presença de alguns bombeiros.
Nada de pessoal portanto ...