Sim sim, quando escrevi foi a pensar em média...naturalmente que as situações de leste(especialmente precedidas de episódios secos) são sempre problemáticas!
Mas repara que em média o Algarve sofre mais (em termos de área ardida) com a situação sinóptica que referi...o efeito de fohen potencia isso!
Até Monchique na vertente Este e Sul podem ter graves problemas com o N/NO!
Até porque (sei que voçês sabem isso muito melhor que eu) o padrão sinótico que refiro (nortada sinótica) normalmente tem alguma durabilidade (semanas)...se a isso juntarmos um ano fraco em cut-off's...
O indice de seca e a humidade dos combustiveis finos, são nisto fundamentais! Estive em Bragança a semana passada e Trás-Os-Montes esta ainda "carregado" de água no solo...no Algarve não sei, mas desconfio que não terá de todo essa disponibilidade!
O que é mais ou menos certo é que nos próximos 7a 10 dias nada de grave haverá...depois depende destes factores que refiro...
Mais certo que isto que refiro é ainda o facto de o Algarve voltar a ter um grande incêndio florestal brevemente...as apostas recaem em Monchique não?!