O que essa notícia diz é que 30 a 35% dos fogos são nocturnos, logo são provocados por mão humana, o que faz sentido. Quanto ao resto nada é dito.
Pelo menos nos EUA, creio que a percentagem de fogos de origem humana é para aí de 80% ou mais.
Fui pesquisar...
Ao longo dos últimos anos, Portugal não tem conseguido travar os incêndios florestais, tanto no que diz respeito número de ocorrências como no que se refere à dimensão das áreas ardidas, sobretudo durante o período estival, quando dominam temperaturas elevadas e a dessecação dos combustíveis gera um ambiente propício à propagação dos incêndios, cuja ignição, em mais de 90% dos casos, tem origem em atos humanos, negligentes e intencionais. Com o objetivo de melhor compreender a origem destes incêndios florestais, o presente estudo visa analisar as causas responsáveis pela ignição dos incêndios florestais em Portugal e acompanhar o modo como elas foram evoluindo, quer ao longo do tempo, quer em termos da sua distribuição espacial, no período compreendido entre 1996 e 2010.
Nas Canárias houve um alemão que provocou um incêndio ao queimar papel higiénico. Pelo menos uma pessoa morreu por causa disso. Podes aumentar as penas mas, novamente, haverá sempre incêndios e incendiários. Quando escrevo que é irrelevante a fonte é porque a melhor solução global vai ser invariavelmente a mesma. Uma reformulação brutal no ordenamento do território.
Para mim, planos pré-definidos são mais eficientes que equipas de resposta rápida que necessitam de fazer uma avaliação e um planeamento após chegarem aos locais dos incêndios.