Seguimento - Incêndios 2016

O que essa notícia diz é que 30 a 35% dos fogos são nocturnos, logo são provocados por mão humana, o que faz sentido. Quanto ao resto nada é dito.

Pelo menos nos EUA, creio que a percentagem de fogos de origem humana é para aí de 80% ou mais.

Fui pesquisar...

Ao longo dos últimos anos, Portugal não tem conseguido travar os incêndios florestais, tanto no que diz respeito número de ocorrências como no que se refere à dimensão das áreas ardidas, sobretudo durante o período estival, quando dominam temperaturas elevadas e a dessecação dos combustíveis gera um ambiente propício à propagação dos incêndios, cuja ignição, em mais de 90% dos casos, tem origem em atos humanos, negligentes e intencionais. Com o objetivo de melhor compreender a origem destes incêndios florestais, o presente estudo visa analisar as causas responsáveis pela ignição dos incêndios florestais em Portugal e acompanhar o modo como elas foram evoluindo, quer ao longo do tempo, quer em termos da sua distribuição espacial, no período compreendido entre 1996 e 2010.

Nas Canárias houve um alemão que provocou um incêndio ao queimar papel higiénico. Pelo menos uma pessoa morreu por causa disso. Podes aumentar as penas mas, novamente, haverá sempre incêndios e incendiários. Quando escrevo que é irrelevante a fonte é porque a melhor solução global vai ser invariavelmente a mesma. Uma reformulação brutal no ordenamento do território.

Para mim, planos pré-definidos são mais eficientes que equipas de resposta rápida que necessitam de fazer uma avaliação e um planeamento após chegarem aos locais dos incêndios.
 
Cerca da 1.00, a RTP 3 avançou com a informação de uma vítima mortal, uma idosa acamada que se encontrava numa das casas atingidas pelas chamas. Ouvido pela RTP, o presidente da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo, disse que não se confirmava essa morte. Já o Diário de Notícias da Madeira avançava com a retirada de hóspedes de duas unidades hoteleiras, a Quinta Jardins do Lago e o Castanheiro Boutique Hotel.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
IF Arouca Serra de Freita reacendeu-se. Aqui em Coimbra cheira bastante a queimado, talvez de Anadia, que dista 25 km. Em Águeda, aparecem outra vez chamas de cor vermelho viva no AFIS, será que reacendeu?
 
Onion, nao tenciono iniciar um offtopic sobre as florestas, mas só para corrigir algo, as invasoras como as acácias nao sao eliminadas com queimadas controladas, pelo contrário a germinacao das acácias muitas vezes requer fogo, daí que muitas florestas queimadas depois se encham de acácias. A forma natural da sua "eliminacao" é simplesmente controlá-las um pouco enquanto se espécies mais altas (como os carvalhos, castanheiros, ou os eucaliptos) fazem sombra e as acácias já nao crescem tanto debaixo destas. As invasoras sao especies pioneiras, é um pouco a tentativa da natureza reflorestar rapidamente uma área afectada. Existem espécies pioneiras portuguesas como os tojos, as acácias que nao existiam cá antes, sao espécies ainda mais adaptadas e daí que proliferem bem.

Deixando o offtopic para trás, é uma tristeza o que passa hoje em Portugal, desde o Funchal ao Minho ou a Coimbra, estou a ver que vamos ter de novo uma perda considerável da nossa área florestal tal como em 2005. Receio que esta situacao vá apenas piorar no futuro com o aquecimento do clima e o surgimento mais frequente de mais vagas de calor destas. Há que lembrar que temos um deserto à porta, e urge fazermos tudo o que possámos para manter floresta.



Isso dos incêndios tem muito que se lhe diga.

As florestas sempre queimaram e sempre queimarão. Faz parte do seu ciclo. O humano quer impedir a todo o custo. É contra-natura. Ao impedir os incêndios a curto prazo aumenta-os a longo prazo. As florestas precisam da biomassa. A limpeza intensiva dos terrenos na teoria faz muito sentido. A longo prazo só se criará florestas doentes e vulneráveis ao estilo da monocultura.

Indicar problemas é fácil. Soluções (porque até há que aproveitar o facto de que PT é um país pequeno):

- Registo predial atualizado. Não pode haver terrenos sem dono;

- Melhor ordenamento do território. Dever-se-iam impedir construções perto de grandes massas florestais. Há parques naturais que de natureza pouco têm. Nos lugares onde incêndios ocorrem regularmente o dono de um edifício seria responsável por manter uma distância mínima de terreno limpo. Os donos dos edifícios em zonas densamente florestadas teriam plena consciência de que as suas casas teriam uma baixa probabilidade de serem salvas em caso de incêndio;

- Terminar com a ilusão de que os incêndios podem ser eliminados ou prevenidos. O ICNF deveria subdividir todos os parques naturais em setores facilitando isto o trabalho dos bombeiros e promovendo, sempre que possível, as queimadas controladas (ficaria no ar a abertura de corredores mas teria que ser fiscalizada para impedir a desflorestação/construção ilegal). Todos os concelhos deveriam formular planos semelhantes acomodando as construções em locais sensíveis e impedindo outras construções em locais semelhantes. Tais planos deveriam ser atualizados a cada 5 anos levando isto à penalização dos infratores;

- Reflorestação de Baixo Custo. As queimadas controladas permitem a eliminação das espécies invasoras. Os islandeses usam aviões para dispersar sementes em larga escala (porque é que os tugas não podem fazer o mesmo?). A reflorestação humana direta seria apenas implementada em locais críticos susceptíveis a erosão imediata.

Realisticamente, tudo está ao serviço da economia (e os governos tipicamente não são nem eficientes nem isentos). Portanto, é mais provável que o eucaliptal cresça do que haja investimento ambiental. Este é mais difuso e muito subestimado. O lucro privado de hoje é o prejuízo governamental de amanhã em termos de restauração/recuperação. Sempre foi, sempre será (e posso dar inúmeros exemplos). Por agora não me lembro de mais nenhuma medida mas certamente haverá :p
 
Madeira. Incêndios fazem mil deslocados, três mortos e dois feridos
10 ago, 2016 - 00:15

Relatos descrevem cenário "dantesco". Algumas pessoas abandonaram as suas casas no centro do Funchal, levando malas e animais. Há uma pessoa desaparecida.

Mil pessoas foram retiradas de casas e hotéis. Foto: Lusa

Três pessoas morreram no Funchal, na sequência dos incêndios que desde segunda-feira à tarde assolam a ilha da Madeira, adianta fonte do Governo Regional da Madeira, esta quarta-feira de manhã.

As mortes ocorreram na zona da Pena (freguesia de Santa Luzia), na travessa Silvestre Quintino de Freitas, sendo moradores de duas das residências atingidas pelo fogo. Uma das vítimas mortais é uma idosa acamada que se encontrava numa das habitações afectadas.

As últimas informações, divulgadas pela agência Lusa, dão ainda conta de uma pessoa desaparecida.

Além disso, cerca de mil pessoas foram retiradas de casas e hotéis para vários locais do concelho do Funchal, na sequência do fogo que atingiu a zona baixa da cidade, disse o presidente da autarquia.
... http://rr.sapo.pt/noticia/61036/incendios_fazem_1000_deslocados_na_madeira_situacao_e_periclitante
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
A esta hora está assim no continente
vai ser mais um dia longo....

luKTvG3.jpg
 
Isto é crime organizado sem dúvida, algum tipo de máfia com interesses que nos passam completamente, árvores,plantas, animais.. isto tem de ser severamente punido e devem haver leis que impeçam que se faça seja o que for nas áreas queimadas como a plantação de eucaliptos ou o aproveitamento da madeira. Se isto continuar a ocorrer com esta frequência depressa aceleramos a desertificação. Todo o meu apoio e força vão para os soldados da paz e para aquelas pessoas que tudo fazem para os ajudar. :(
 
Onion, nao tenciono iniciar um offtopic sobre as florestas, mas só para corrigir algo, as invasoras como as acácias nao sao eliminadas com queimadas controladas, pelo contrário a germinacao das acácias muitas vezes requer fogo, daí que muitas florestas queimadas depois se encham de acácias. A forma natural da sua "eliminacao" é simplesmente controlá-las um pouco enquanto se espécies mais altas (como os carvalhos, castanheiros, ou os eucaliptos) fazem sombra e as acácias já nao crescem tanto debaixo destas. As invasoras sao especies pioneiras, é um pouco a tentativa da natureza reflorestar rapidamente uma área afectada. Existem espécies pioneiras portuguesas como os tojos, as acácias que nao existiam cá antes, sao espécies ainda mais adaptadas e daí que proliferem bem.

Deixando o offtopic para trás, é uma tristeza o que passa hoje em Portugal, desde o Funchal ao Minho ou a Coimbra, estou a ver que vamos ter de novo uma perda considerável da nossa área florestal tal como em 2005. Receio que esta situacao vá apenas piorar no futuro com o aquecimento do clima e o surgimento mais frequente de mais vagas de calor destas. Há que lembrar que temos um deserto à porta, e urge fazermos tudo o que possámos para manter floresta.


É verdade. As invasoras ganham terreno na fase pós - incêndios.

Sem querer desviar - me deste tópico, a problemática dos incêndios não é do futuro, é do presente e do passado. É um problema já com quase 40 anos. Antigamente, os incêndios muitas vezes não ganhavam tanta dimensão, pois centenas de populares actuavam rapidamente nas aldeias para ajudar a apagar o fogo. Hoje, com a desertificação, perdeu - se grande parte dessa vertente.
Mas nos anos 80, o número de ignicoes já era brutal.
Não me parece que as ondas de calor estejam a aumentar nos últimos anos. Falo em concretamente aqui no Norte. Poucas ondas de calor tem havido. Tem -se mas é verificado pequenos períodos muito agressivos com muito calor e lestada combinados ( que não se enquadram na classificação de onda de calor) que são suficientes para ajudar a disseminar o caos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Névoa
Os reforços d continente estão com um ligeiro atraso na sua chegada ao aeroporto do Funchal.

O 1º C-295 aterrou pelas 03:53.
O 2º está previsto chegar às 10:50, e o 3º às 11:30, também ambos vindos do Montijo.

Aparentemente há um 4º C-295 previsto para o meio-dia.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Dois suspeitos de fogo posto apanhados em flagrante delito na Madeira
10 ago, 2016 - 10:13

Presidente do Governo Regional da Madeira confirma a morte de três pessoas na sequência dos fogos, que fizeram ainda 327 feridos.

Foto: Gregório Cunha/Lusa

As autoridades policiais da Madeira surpreenderam duas pessoas a pegar fogo, o incêndio na ilha lavrava com grande intensidade. A informação foi divulgada esta quarta-feira de manhã pelo presidente do Governo Regional.

“É um caso numa quinta específica, onde os incendiários foram apanhados em flagrante delito”, anunciou Miguel Albuquerque em conferência de imprensa, acrescentando que “este é o terceiro incêndio espoletado no mesmo sítio – sítio da Cova - sempre por fogo posto”.

Sobe assim para três o número de suspeitos de fogo posto na Madeira, uma vez que já tinha sido identificado um outro, que agora estará em prisão preventiva e que terá dado “início a esta tragédia”.
... http://rr.sapo.pt/noticia/61055/doi...em_flagrante_delito_na_madeira?utm_source=rss
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata