Duarte Sousa
Moderação
2 IF em simultâneo e a 1-2 km de distância um do outro em Caranguejeira e Ourém - Cercal. Zona muito sensível.
Ambos já em conclusão.
2 IF em simultâneo e a 1-2 km de distância um do outro em Caranguejeira e Ourém - Cercal. Zona muito sensível.
Não é só isso. O ataque inicial está a ser bastante rápido!Felizmente não temos condições para que os fogos se descontrolem, vantagens de um Verão fresco...
Não é só isso. O ataque inicial está a ser bastante rápido!
Concordo contigo totalmente no que disseste , apesar deste verão humido , o ipma mantêm o risco de incendio elevado para muitos distritos do pais , há sempre risco de incêndio mesmo que as condições não sejam favoráveis , em relação ao tempo , há previsão que as temperaturas começem a subir , e na primeira semana de Agosto há previsão de temperaturas quentes ,ou seja , podemos ter um Agosto " Quente" e continuar até Setembro ou Outubro , mas são apenas previsões , pode ser que Agosto traga mais calor , mas temos tido muitas instabilidades a passar no Norte acima da Peninsula ibérica , e uma forte corrente de leste poderá ocorrer a qualquer momento como tu disseste e o tempo mudar de "ameno" para tempo muito quente .Não poderia estar mais de acordo com o @MSantos , se existir condições favoráveis os incêndios irão aparecer mais cedo ou mais tarde @luismeteo3 ! Felizmente o DECIR2018 ainda nem foi sequer foi posto a prova ,e ainda bem As condições meteorológicas tem sido totalmente desfavoráveis, o oposto do ano passado por esta altura, que será o aspecto mais positivo que eu vejo neste Verões mais frescos e húmidos! Mas não atiremos já os foguetes para o ar, o ano de 2016 foi muito parecido com o atual em relação a incêndios, e depois em Agosto numa semana tudo mudou, temos que ter bastante cuidado daqui para a frente! Pelos modelos a precipitação não se vê sinal dela, pelo menos para os próximos dez dias , certo que as temperaturas vão continuar amenas, mas já vamos ter algumas tardes bem quentes em algumas zonas do país , e uma forte corrente de leste poderá ocorrer a qualquer momento nesta altura do ano, e rapidamente dissipar toda a humidade que neste momento existe à superfície! Acho que o que se está a passar neste momento nos países mais a norte, nomeadamente na Suécia nos deve mentalizar disso mesmo! Não batemos mais no ceguinho , não existe "máfia" ou "terrorismo" nenhum de incêndios em Portugal, existe sim muita negligência, e também muito crime, claro! Mas acima de tudo existe todos os anos condições muitíssimos favoráveis à ocorrências de IF em Portugal,infelizmente!
Pois eu não concordo nada com vocês! Basta seguir o desenvolvimento das ocorrências. É claro que as condições meteorológicas ajudam e muito mas não tem sido só isso. Não entendo porque é que aqui só se diz mal, mas quando só dizem mal esquecem-se que cospem na cara de quem está no terreno e que está a dar tudo!
Eu vejo pelo que se passa aqui perto de mim. Já tive duas ocorrência a 600m da minha casa que antes de dar conta do fumo já os bombeiros estavam lá, e à dois dia na Torre ouve uma ocorrência em que os bombeiros vieram logo e que era complicado se assim não fosse! Este ano o ataque inicial está a ser muito mais rápido e vigilância mais eficaz. Negar isto é muito negativo e extremamente injusto para as forças no terreno, é isto que eu digo! Não é só pelo clima que está tudo a correr melhor! Eu revolto-me de só dizerem mal!Mas alguém está a cuspir na cara dos bombeiros? Vamos lá ter mais calma com estes comentários explosivos.
Se repararem, tendo a última semana como exemplo, raras são as EMAs que apresentam valores máximos de humidade inferiores a 90% e valores mínimos abaixo dos 20%, o que tem ajudado a manter alguma humidade nos solos e a atrasar a propagação das chamas.
Ninguém está a dizer que os bombeiros estão a fazer um mau trabalho, mas não cabe na cabeça de ninguém comparar dois Verões completamente diferentes.
Eu disse no meu post que o tempo está a ajudar e muito. Não desvalorizei a ajuda que o tempo está a dar este ano. Mas os incêndios não se apagam sozinhos! Digo e repito, que o ataque inicial e a vigilância estão a correr melhor este ano.Também é perigoso não valorizar o fator que está a ser determinante este ano. O facto de não termos tido episódios extremos, que até são relativamente habituais no nosso verão, é a principal explicação para a calma que estamos a viver.