Problema muito difícil de resolver. Quase ninguém está interessado nessas propriedades. O meu pai tem vários amigos com propriedades rurais ao abandono. Uns ao abandono porque os proprietários estão velhos e debilitados e a maioria porque os herdeiros não querem aquilo para nada e ninguém quer comprar.
Ninguém quer comprar porque o preço é irrealista. É demasiado barato ser prop
Ninguém quer comprar porque os mais novos estão fora das zonas rurais e quem vive na zona já não tem idade nem energia para isso.
A A1 é a autoestrada mais movimentada e controlada do país. Tem câmaras de poucos em poucos km. É completamente inaceitável que esteja aberta nessas condições, completamente inaceitável que o trânsito circule com o fogo já nesse estado. Um acidente devido ao fumo era provável e ficavam algumas dezenas de pessoas no meio do fumo e das altas temperaturas. Já vimos isto em 2017 e não foi bonito. Permitam-me a expressão, numa estrada no meio de nenhures ainda admito. Na A1 não. Completamente inaceitável e justificações precisam-se.
Videos de veículos em contra mão no nó da A25 na zona do incêndio... inacreditável.
A situação nas autoestradas só me revolta, porque me faz lembrar Pedrógão. É assim que mais de 40 pessoas morrem numa estrada como em 2017. Como asssim as autoridades não sabem que essas autoestradas estão em perigo? Impossível, inexplicável.
A situação nas autoestradas só me revolta, porque me faz lembrar Pedrógão. É assim que mais de 40 pessoas morrem numa estrada como em 2017. Como asssim as autoridades não sabem que essas autoestradas estão em perigo? Impossível, inexplicável.
É esse o meu ponto. Aquela zona é uma área de produção de eucalipto bem gerida e com um enorme interesse económico (quando digo interesse económico não me estou a referir ás teorias da conspiração, o eucalipto queimado não serve para nada).Estamos perante condições extremas, não interessa se estão eucaliptos, carvalhos, pinheiros, matos ou campos de golfe, nestas condições até os relvados dos campos de golfe da Quinta do Lago ardem, arde tudo!
Se à Arrábida ou a quinta do lago tivesse eucaliptos como se vê arder na a1 é fácil adivinhar o que teria acontecidoLá vem a história do eucalipto outra vez...
E em Palmela e na Quinta do Lago onde estão os extensos eucaliptais? E na Serra do Caldeirão em 2004 com mais de 24 mil ha de montado de sobreiro ardidos onde estavam os eucaliptos? problema não é esse... Não é aí que está o a origem do problema, como já tentei explicar.
Estamos perante condições extremas, não interessa se estão eucaliptos, carvalhos, pinheiros, matos ou campos de golfe, nestas condições até os relvados dos campos de golfe da Quinta do Lago ardem, arde tudo!
O estado não é solução, já provou em 2017 que nem as suas matas soube/sabe gerir.
Não concordo quando se diz que nada foi feito desde 2017, foram feitas muitas faixas de gestão de combustíveis em volta de casas e aldeias, no entanto ainda muito há a fazer. O número de ignições também tem vindo progressivamente diminuir mas ainda temos um problema enorme de falta de civismo de inconsciência.
Só não vê quem não querSe à Arrábida ou a quinta do lago tivesse eucaliptos como se vê arder na a1 é fácil adivinhar o que teria acontecido
Se à Arrábida ou a quinta do lago tivesse eucaliptos como se vê arder na a1 é fácil adivinhar o que teria acontecido
Só não vê quem não quer
É esse o meu ponto. Aquela zona é uma área de produção de eucalipto bem gerida e com um enorme interesse económico (quando digo interesse económico não me estou a referir ás teorias da conspiração, o eucalipto queimado não serve para nada).
Portanto, mesmo uma "floresta" bem gerida e com 3 ou mais faixas de descontinuado florestal (A1, A29 e uma linha de 400kV da REN), arde completamente em poucas horas.
Infelizmente cada vez mais esta é a nossa realidade e eu não vejo solução para mitigar estas situações quando as condições meteo são as temos neste momento.
Estado, mas não sabem que o incêndio que começou em Faro aquilo é do Estado, aquilo pertence ao PNRF, mata do Ludo, a partir daí começa a ser privado e está limpo e nao impediu que um campo de golfe ardesse aonde é regado sempre e ardeu.Lá vem a história do eucalipto outra vez...
E em Palmela e na Quinta do Lago onde estão os extensos eucaliptais? E na Serra do Caldeirão em 2004 com mais de 24 mil ha de montado de sobreiro ardidos onde estavam os eucaliptos? problema não é esse... Não é aí que está o a origem do problema, como já tentei explicar.
Estamos perante condições extremas, não interessa se estão eucaliptos, carvalhos, pinheiros, matos ou campos de golfe, nestas condições até os relvados dos campos de golfe da Quinta do Lago ardem, arde tudo!
O estado não é solução, já provou em 2017 que nem as suas matas soube/sabe gerir.
Não concordo quando se diz que nada foi feito desde 2017, foram feitas muitas faixas de gestão de combustíveis em volta de casas e aldeias, no entanto ainda muito há a fazer. O número de ignições também tem vindo progressivamente diminuir mas ainda temos um problema enorme de falta de civismo de inconsciência.