StormRic
Furacão
Com efeito a nuvem de fumo do incêndio do lado de Espanha era também bem visível no radar:
Essa enorme nuvem foi visível durante toda a tarde do lado sul da Estrela
Dito pela repórter da RTP ainda há menos de uma hora, está a arder nessa zona.
Vamos com 5 dias disto, mais de 10 mil hectares ardidos numa das zonas mais sensíveis do país, sinceramente já nada me custa a acreditar neste momento.
É difícil acreditar, vou tentar verificar a veracidade do local da foto.
Aqueles telhados, árvores, terreno do lado esquerdo, só há dois locais possíveis, Penhas Douradas ou Penhas da Saúde, mas não encontro correspondência das construções nas imagens do Maps.
![]()
Penhas da Saude na parte de cima, próximo do campo de futebol.A nuvem parece bem longe do local em questão, diria que largas dezenas de km. Embora ontem fosse dia favorável ao desenvolvimento de pyroCb dada a instabilidade atmosférica, isso não será das células do interior norte fotografadas de longe?
Proximo da rua dos pastores 20Penhas da Saude na parte de cima, próximo do campo de futebol.
Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Como estão as coisas pela serra da estrela?
Alguém sabe?
Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Proximo da rua dos pastores 20
Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Obrigado
A direção da foto parece ser mais ou menos NNO, talvez ~345º
![]()
![]()
Google Maps
Find local businesses, view maps and get driving directions in Google Maps.www.google.com
Não conheço suficientemente a região nem sei aonde ocorriam ontem os focos de incêndio mais intensos, se for um pyroCb deve ter sido captada entre meio e final da tarde, pelas cores do céu e nuvem talvez mais perto do meio que do final da tarde.
Quem conheça deve dar para confirmar a relação com o incêndio ou se será duma célula meramente convectiva mais a norte ou algo assim.
Pena não ser atualizado desde 8 de agosto..Ponto da situação é... desesperante
""![]()
![]()
![]()
Pena não ser atualizado desde 8 de agosto..
Governo diz que é necessário ajustar combate ao fogo na Serra da Estrela.
Hoje às 14:02.
O Ministério da Administração Interna informou que foram identificadas situações que podem necessitar de ajustamentos do ponto de vista operacional no combate ao incêndio na Serra da Estrela.
O Ministério da Administração Interna (MAI) indica em comunicado que a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, se reuniu na quarta-feira e hoje, por videoconferência, com os presidentes das Câmaras Municipais da Covilhã, de Gouveia, da Guarda e de Manteigas, para acompanhar o incêndio que começou no sábado em Garrocho, na Covilhã.
"Nos encontros de ontem e hoje foram identificadas situações que, do ponto de vista operacional e dadas as características do incêndio, poderão necessitar de ajustamentos, e que estão já a ser objeto de avaliação", refere o comunicado.
Nas reuniões estiveram presentes responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que explicaram as dificuldades identificadas ao nível da orografia da região, condições meteorológicas expectáveis e os meios empenhados.
O Governo e a ANEPC voltam a reunir-se com os autarcas na sexta-feira às 9 horas, adianta o comunicado. Na nota, o Ministério refere que "a complexidade deste incêndio desencadeou uma mobilização de meios excecional".
Muito bem, o governo reconhece que são necessários ajustamentos, mas convém que avaliem e ajam rápido, porque enquanto pensam, vai ardendo um Parque Natural, uma área que supostamente devia ser protegida..Estou para ver o resultado desses ajustamentos que se querem rápidos e eficazes...pena não se fazerem ajustamentos preventivamente e antes das coisas ocorrerem, e não é só ao nível dos incêndios....
![]()