Seguimento - Incêndios 2022

Dos Bombeiros de Loures... Este ano o azar bate-me à porta, depois do falecimento do piloto que era meu familiar :( Fala-se que vai heli do INEM a caminho.

Não sabia que o André era teu primo Duarte, os meus sentimentos! Espero que desta vez não seja nada grave :pray:

Screenshot_20220811-181315_Flightradar24.webp

Porque razão os FireBoss vão a Montargil encher? Não há nada mais perto da Serra da Estrela?!

• Wow
Reactions: StormRic
Ver anexo 1992

Porque razão os FireBoss vão a Montargil encher? Não há nada mais perto da Serra da Estrela?!
Esses estão baseados em Ponte de Sôr, voltaram á base para reabastecer e possivelmente troca de pilotos. E penso que estão a reabastecer de água na Barragem do Caldeirão a oeste da Guarda.

Obrigado, é mesmo nesse local. Sabendo isto consigo calcular a dimensão da nuvem.
Sim, este pyroCb formou-se mais do que uma vez ontem e é consequência directa da enorme convecção produzida pelo incêndio. Neste caso não exactamente sobre o local do fogo mas deslocado por efeito do vento nos níveis médio e médio/baixo.
Pelo menos duas vezes, mas por acaso depois de verificar várias outras coisas tenho 60-65% de confiança que embora no alinhamento do forçamento da circulação atmosférica, a imagem retrata uma célula convectiva e não um complexo piroconvectivo do incêndio, mais propriamente para os lados de Chãs Tavares/Fornos Algodres ontem à tarde por duas vezes.

• Gosto
Reactions: Geopower e StormRic
Impressionante a quantidade de fumo visível na webcam do aeródromo de Mogadouro, vinda do incêndio na Serra da Estrela:

15BuVXS.jpg

vN9QrUJ.jpg

Off tópic: não liguem aos 71.37 mm registados ontem, a estação está com problemas no pluviómetro, ontem choveu bem por lá e com trovoada, mas nada que justifique tal registo.

Talvez uns 10/11 mm em 24 horas por causa das células que passaram por lá.

Posit: 19h

305940386e83c2d839198b87b9447a61.jpg

E ainda mais um registo do PyCb do dia de ontem no PNSE ! Tem tanto de espectacular, como de assustador, e de imensa tristeza :unsure:

652591e010bf032bc250840d2bd52c3b.jpg

Última edição:
No comments.

No comments.
Aviões com 45 anos e motores radiais do anos 40 não é de esperar muita coisa, quanto maior a idade mais manutenção precisam, e depois compraram apenas 2 Canadairs novos, é o menos possível, pode ser o mesmo de não termos nenhum porque neste momento temos 3 (alugados) e ficaram os 3 inoperacionais. É o governo que temos...sempre á espera que venha um fundo europeu para comprar mais meios como foi com os 2 Canadair.