Seguimento - Incêndios 2022

Uma das frentes já estava há bocado a descer o vale de Folgosinho em direcção à zona baixa do parque natural em Freixo e Figueiró da Serra. E só assim é que o vão parar.

Outra coisa inadmissível é como é que uma das principais zonas naturais do país é arrasada de uma ponta à outra e ninguém com responsabilidades dá a cara a não ser os pobres coitados dos comandantes da Protecção Civil. O combate falhou de uma maneira inadmissível no primeiro dia e meio, isso é dado adquirido para qualquer pessoa que conheça a zona. Mas há muito que a dimensão do que está a acontecer justifica a presença e o assumir de responsabilidades de quem está acima na cadeia. Estamos mesmo entregues aos bichos (ou antes estivéssemos... pelo menos não havia catástrofes destas).

O 2º comandante disse cerca do meio-dia que:

Gmo8mxr.jpg

:(

• Triste
Reactions: "Charneca" Mundial
O Marcelo há-de ir passar uma noite a Manteigas lá para Novembro e tirar uma selfie debaixo das 3 faias que restaram. Mas agora está no Algarve.
Como referi num post acima, 2017 mudou o paradigma dos incêndios. Qualquer grande incêndio onde não morra gente nem ardam casas de 1a habitação, é um combate com sucesso. Não sou eu que o digo, é a mensagem que é passada. E pelos vistos a população aceita isso.

O Marcelo há-de ir passar uma noite a Manteigas lá para Novembro e tirar uma selfie debaixo das 3 faias que restaram. Mas agora está no Algarve.
Como referi num post acima, 2017 mudou o paradigma dos incêndios. Qualquer grande incêndio onde não morra gente nem ardam casas de 1a habitação, é um combate com sucesso. Não sou eu que o digo, é a mensagem que é passada. E pelos vistos a população aceita isso.
E existe um mecanismo europeu ao qual podemos recorrer em caso de 'grandes incêndios', mas continuamos na narrativa do 'orgulhosamente sós'...

Aceita, ponto e vírgula. O problema é que quase metade da população portuguesa (e a maior parte da massa crítica) vive nas duas grandes áreas urbanas e pouca ligação tem à natureza e ao mundo rural. Mas acontecesse algo desta magnitude no PN Sintra-Cascais, ai não que não "rolavam cabeças".

E existe um mecanismo europeu ao qual podemos recorrer em caso de 'grandes incêndios', mas continuamos na narrativa do 'orgulhosamente sós'...
O mecanismo Europeu já foi ativado por França, não sei como funciona e se é possível estar ativado em dois países ao mesmo tempo, o que é certo é que temos Espanha ao lado e podiam já ter pedido ajuda sem ativar o mecanismo Europeu como já aconteceu.

Como estão as coisas pela serra da estrela?
Alguém sabe?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Ao sexto dia contínua imparável :( Não me conformo com este desastre ambiental brutal:sad:

302bbe8d4cde6cefb56077705a574ca6.jpg

O fogo vai descer o que resta da encosta Norte da serra e deve parar junto a Celorico, onde tem muitas descontinuidades no combustível. Ou seja só vai parar quando não tiver mais nada para arder.

Entretanto parece que existiu um capotamento de um veículo em Celorico da Beira de uma GRIF de Lisboa! Aparentemente 3 feridos ligeiros e um grave!

Entretanto parece que existiu um capotamento de um veículo em Celorico da Beira de uma GRIF de Lisboa! Aparentemente 3 feridos ligeiros e um grave!

Dos Bombeiros de Loures... Este ano o azar bate-me à porta, depois do falecimento do piloto que era meu familiar :( Fala-se que vai heli do INEM a caminho.