Está mais comprovado onde? Onde estão os estudos científicos que indicam isso?
É mais importante a gestão ou falta dela do sub-coberto (herbáceas e matos) do que propriamente a espécie arbórea dominante. É comum em áreas de povoamentos de produção geridos arderem à superfície e as copas no topo ficarem verdes, foi o que aconteceu no incendio de Estarreja de Julho passado.
Em Portugal, se querem fazer do eucalipto o vilão das florestas, apontem aos alvos certos, a saber:
- As áreas de eucaliptais são muito pobres em diversidades quando comparadas com ocupações florestais autóctones.
- O eucalipto apresenta por vezes capacidade invasora significativa, principalmente após os fogos, ainda que inferior às acácias e háqueas.
- Os eucaliptos possuem propriedades de
alelopatia que podem atrasar ou impedir o desenvolvimento de outras espécies no seu sub-coberto.
- Más práticas de preparação de terreno para eucaliptais, infelizmente muito comuns em Portugal levam a erosão e perda de valor do solo significativas
- O eucalipto tem a capacidade de usar a água de forma muito mais eficiente do que as nossas espécies autóctones podendo levar a uma diminuição do valor de água que iria recarregar os aquiferos, daí ser muito importante não plantar eucalitpos em áreas próximas de linhas de água.
- O valor paisagístico do eucalipto é nulo e com zero interesse turístico ao contrário de outras ocupações florestais.
Em relação aos fogos:
- O potencial de gerar projeções de material incandescente e consequentes focos de incendio secundários é muito comum nos eucaliptais. Sendo este o principal "pecado" do eucalipto em relação aos fogos.
Tudo o resto que se diz são mitos e crendices populares, nunca comprovados por vários investigadores que há décadas estudam estas temáticas, relacionadas com o comportamento do fogo em todo o Mundo. Mas hoje em dia é só malta com verdades absolutas sem nunca ter tido uma aula de silvicultura, ordenamento florestal ou fogos florestais que acha que quem anda nisto há anos não percebe nada disto... Seria como eu ir dizer ao um médico como operar um cancro no colon porque vi um vídeo no YouTube...