Podias talvez explicar aqui às pessoas, que podem não conhecer a Madeira, porque achas que o mapa está errado ou mal feito.
E não era isso que se esperava, contava-se com a humidade elevada para travar a propagação e sobretudo impedir a passagem para os vales das encostas norte da ilha.Humidades relativas nos picos muito baixas em contraste com a restante ilha.
"O pior cenário que temos neste momento é o que decorre da propagação do [fogo] no Curral das Freiras que progrediu pela cordilheira central da região e atingiu o Pico Ruivo [no concelho de Santana]", garantiu António Nunes.
Helicópteros falavam do vento, mas se acalmou talvez não fosse má opção de combateEu nao sou especialista em fogos, mas alguém me consegue explicar porque é que nao usam avioes ou helicopters neste fogo (tendo em conta a dificuldade de acesso por outros meios?
Também não sou especialista, mas penso que a orografia da ilha marcada por grandes desníveis e vales fechados acaba por ser um entrave à utilização de meios aéreos. Os helicópteros até conseguem, mas acho que é praticamente impossível um canadair atuar na ilha. Zonas de abastecimento com água doce também são poucas e a água do mar terá certamente impactos negativos no terreno.Eu nao sou especialista em fogos, mas alguém me consegue explicar porque é que nao usam avioes ou helicopters neste fogo (tendo em conta a dificuldade de acesso por outros meios?