Seguimento - Incêndios 2024

A relatar de Aveiro, o cenário é complicado. Estradas cortadas, já arderam casas em albergaria. O vento forte lança projeções a grandes distâncias.
 

Anexos

  • IMG_20240916_084408.webp
    IMG_20240916_084408.webp
    144.9 KB · Visto: 49
Alguns comentários no Facebook dizem que há pessoas a andar em contra mão na autoestrada e que está um pandemónio. A1 A 25 e A 29 cortadas.
 
Os incêndios da zona de Aveiro, vistos de Oliveira do Hospital, a uns 80/90km
 
Alguns comentários no Facebook dizem que há pessoas a andar em contra mão na autoestrada e que está um pandemónio. A1 A 25 e A 29 cortadas.

Autoestradas A1, A25 e A29 cortadas no distrito de Aveiro​

Os incêndios que lavram no distrito de Aveiro estão hoje a motivar cortes nas autoestradas A1, A25 e A29, estando a GNR a apelar para que os automobilistas não circulem nas zonas dos fogos.
“Os condutores devem abster-se de circular nas vias em direção a Aveiro. É a melhor forma de manterem a integridade física e não colocarem em perigo a vida”, disse à Lusa o major Vítor Ribeiro, da GNR de Aveiro, cerca das 9h00.
Segundo a mesma fonte, as alternativas às três autoestradas cortadas no distrito “são muito voláteis e escassas”.
“Atendendo ao vento e aos focos de incêndio que estão a surgir, é muito difícil darmos alternativas que não coloquem em risco a vida das pessoas. Portanto, o que aconselho neste momento é não circular”, acrescentou.
 

Incêndios: casas a arder em Albergaria. Portugal pede ajuda à União Europeia​

Incêndios em Aveiro não dão tréguas. Fogo atinge casas em Albergaria-a-Velha, há várias estradas cortadas, um bombeiro morreu e Portugal já pediu ajuda à União Europeia.

"O ar é difícil de respirar e os olhos difíceis de abrir". As pessoas andam de máscara

São vários os incêndios que lavram perto de Albergaria-a-Velha na manhã desta segunda-feira. O centro da cidade está coberto com um denso fumo alaranjado, que torna o ar difícil de respirar e os olhos difíceis de abrir. Os acessos pela estrada começaram a ser bloqueados de manhã pelas autoridades, que não permitem a passagem de carros. O vento dificulta o combate aos fogos.

Em Valmaior, perto de Albergaria, as labaredas são visíveis a partir da estrada.

Os autocarros não conseguem chegar ao centro rodoviário de Albergaria e vários autocarros de longo curso foram suprimidos.

Há vários camiões estacionados na beira da estrada nacional.

A poucos quilómetros dali, na fronteira entre os concelhos de Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha, outro incêndio lavra e cobre os céus de fumo. Este é um dos incêndios combatido por mais operacionais no terreno: são mais de 500, apoiados por 166 veículos e cinco aeronaves.

Pela cidade, as pessoas andam de máscara para se protegerem do fumo dos incêndios. Os olhos vão lacrimejando.

 

Vigilantes DA Estrada


Há 15m

Atenção atenção
⚠️
⚠️



Emitir um alerta que prossegue uma coluna de várias corporações de bombeiros da zona de Lisboa e arredores a caminho do incêndio de Aveiro, A8 sentido S/N cedam a passagem.



 
Nelas está cheia de fumo. Suponho que do incêndio de Penalva do Castelo
Já de manhãzinha havia bastante fumo a Este proveniente desse incêndio.
Agora tem-se aproximado também aqui de Viseu.
Estou na zona do aeródromo/zona industrial do Campo, a norte de Viseu e daqui do alto tenho boas perspectivas.
Deve ser este o de Penalva, está a ficar feio, mas ainda controlável, a não ser que os meios aqui da zona já estejam todos para Aveiro.
Vista para Este, a uns 20/25km do incêndio.
1000021428.jpg

1000021429.jpg

1000021427.jpg

Também lavra um perto deste, em Fornos de Algodres.
 
Última edição:
Aqui no Porto também está a ficar um ambiente pesado de fumo muito denso vindo de ESE.

Vento com rajadas fortes de E/ESE e 12 %HR, que secura.
 
Última edição: