Incêndios: casas a arder em Albergaria. Portugal pede ajuda à União Europeia
Incêndios em Aveiro não dão tréguas. Fogo atinge casas em Albergaria-a-Velha, há várias estradas cortadas, um bombeiro morreu e Portugal já pediu ajuda à União Europeia.
"O ar é difícil de respirar e os olhos difíceis de abrir". As pessoas andam de máscara
São vários os incêndios que lavram perto de Albergaria-a-Velha na manhã desta segunda-feira. O centro da cidade está coberto com um denso fumo alaranjado, que torna o ar difícil de respirar e os olhos difíceis de abrir. Os acessos pela estrada começaram a ser bloqueados de manhã pelas autoridades, que não permitem a passagem de carros. O vento dificulta o combate aos fogos.
Em Valmaior, perto de Albergaria, as labaredas são visíveis a partir da estrada.
Os autocarros não conseguem chegar ao centro rodoviário de Albergaria e vários autocarros de longo curso foram suprimidos.
Há vários camiões estacionados na beira da estrada nacional.
A poucos quilómetros dali, na fronteira entre os concelhos de Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha, outro incêndio lavra e cobre os céus de fumo. Este é um dos incêndios combatido por mais operacionais no terreno: são mais de 500, apoiados por 166 veículos e cinco aeronaves.
Pela cidade, as pessoas andam de máscara para se protegerem do fumo dos incêndios. Os olhos vão lacrimejando.
Incêndios em Aveiro não dão tréguas. Fogo atinge casas em Albergaria-a-Velha, há várias estradas cortadas, um bombeiro morreu e Portugal já pediu ajuda à União Europeia
www.publico.pt