Seguimento - Incêndios 2024

Rotação do vento para Nordeste já fez o fumo dos incêndios chegar à zona de Lisboa nas últimas horas.

Imagens desoladoras nas notícias pela manhã. :(

Em Aveiro:

Por Viseu fiquei sem net e tv (nowo), provavelmente relacionado com os incêndios.

Enorme frente de fogo visível de Cabanas de Viriato parece ser ao longo do IC12, paralelo ao Mondego.

Sim, foi às 00h23 que falhou e continua sem estar resolvido. Sem nenhum dos três serviços. Enviaram SMS a confirmar que era devido a incêndio, que o que suspeitei logo na altura. Entretanto, tenho da minhas varandas a vista para um incêndio que me parece complicado. Muito fumo bastante escuro a espaços. Não sei qual será (talvez Vila Nova de Paiva?) mas já via a luminosidade das chamas (não as chamas, atenção!) ontem à noite.

Sim, foi às 00h23 que falhou e continua sem estar resolvido. Sem nenhum dos três serviços. Enviaram SMS a confirmar que era devido a incêndio, que o que suspeitei logo na altura. Entretanto, tenho da minhas varandas a vista para um incêndio que me parece complicado. Muito fumo bastante escuro a espaços. Não sei qual será (talvez Vila Nova de Paiva?) mas já via a luminosidade das chamas (não as chamas, atenção!) ontem à noite.
É entre Mões e Calde, 20km a norte do centro de Viseu.

1º Indivíduos loucos e irresponsáveis. Atenção: o fogo não ia atrás deles, eles é que se meteram no fogo.

2º Falha das autoridades competentes que deviam ter interditado a estrada.

3º Ou será que mesmo com a estrada interditada estes loucos continuaram?

4º E se estava interditada, estava realmente bloqueada pelas autoridades ou havia apenas uma indicação/informação para não ser usada?

5º Isto é coragem ou mera estupidez?

Invertia a marcha, ligava os máximos e quatro piscas e retrocedia ou simplesmente parava na berma.

Sabemos que houve quem morresse por que tentou algo semelhante, tempos atrás.
Apontar o dedo é fácil. Não se sabe as circunstâncias daquele local. Não se sabe se quando a pessoa entrou já estavam interditar, não se sabe se era seguro, não se sabe se o incêndio se propagou em segundos, não se sabe se interditaram passados 5 minutos de a pessoa ter passado. Não se sabe nada. E esta moda das redes sociais de apontar o dedo e dizer "por que não fecharam a estrada? autoridades incompetentes!!!" já irrita solenamente. Como se deve compreender, não se bloqueiam 3 ou 4 auto-estradas ao mesmo tempo num estalar de dedos.

É impossível andar no Twitter, Instagram, etc, é só guerreiros do teclado que faziam e aconteciam e apontam dedos sem saber NADA do que se passou ou do que se passa. Mais respeito por quem lá anda a combater (bombeiros, GNR, etc) bem como por quem vai na estrada. Pimenta no cu dos outros é refresco e se fosse fácil estávamos todos lá :)

Mas começou ainda ontem, certo?
Sim, penso que começou em Vila Cova a Coelheira, Vila Nova de Paiva, depois foi seguindo para Sudoeste, Pendilhe, e entrou no concelho de Castro Daire ao longo da noite, já passou para Oeste da A24, e já anda perto de Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul.

Sim, em Vila Cova a Coelheira, Vila Nova de Paiva, depois foi seguindo para Sudoeste, Pendilhe, e entrou no concelho, e Castro Daire ao longo da noite, já passou para Oeste da A24, e já anda perto de Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul.

Ah, é o mesmo e progrediu! Bem me parecia... Fui agora a uma das varandas e pareceu-me com 'melhor aspecto'. Ainda muito fumo mas bem mais claro.

1000021687.jpg

Última edição:
Incêndio de Carregal do Sal já a chegar ao Mondego na fronteira com o conselho de Tábua

Já há um fogo no lado de lá do rio, em Midões, provavelmente alguma projeção.

Decidir fechar estradas muito movimentadas como AE e IP/IC, é uma decisão difícil que comporta alguns riscos.

Ontem só de ver aquelas filas gigantes paradas deixou-me bastante nervoso. E se surge outro incêndio nas zonas aonde se amontoam as filas?

A situação pode ser muito dinâmica e além de encerrar a estrada é preciso ver aonde se vai acumular e sair o transito. Eu pessoalmente não quereria de todo estar no cargo de quem decide isso, é muita responsabilidade.

E suponho que em ambiente meio caótico e geograficamente tão extenso nem sempre se tenha a devida informação (SA/situational awareness) necessária para tomar a decisão mais correta. Que em dado momento até pode ter sido a mais correta mas a situação evoluir de outra forma.

Apesar de ser assustador e gerar sempre estes vídeos dramáticos uma autoestrada é larga e costumam ter as faixas laterais relativamente limpas. E acho que das piores coisas que deve acontecer é alguém entrar em pânico e resolver inverter a marcha sem indicações para tal em contexto de pouca visibilidade podendo gerar uma situação ainda pior, ficar tudo parado quando antes até ia fluindo.

Eu adiei uma viagem planeada para estes dias. Recomendo que quem possa fazer o mesmo que o faça.
Quarta à noite acaba a "lestada" mas depois vem alguma "nortada". Não parece muito intensa mas temo que os flancos leste de áreas ardidas nestes dias gerem reacendimentos no sentido oposto às progressões atuais.

Quem matou foi quem pegou o fogo. Que eu saiba, os eucaliptos não ardem sozinhos e quando a maioria dos fogos começam durante a noite, deve ser efeitos da lua cheia quente. Todos os fogos foram por mão humana, seja por dolo, negligência ou intenção, as causas naturais não existem porque não existiu trovoada seca como em Junho de 2017, já os incêndios de Outubro de 2017 foi com mão criminosa, porque vinha aí chuva e tal e depois foram fazer queimadas e a influência do furacão ao largo colocou um fluxo de sul forte e fez o resto.

Enquanto a mentalidade não mudar e ver os velhotes a fumarem nas barbas das autoridades e a deitarem as beatas para o mato, estamos conversados.

Já são 7 as vítimas mortais, 3 bombeiros morreram em acidente num combate a incêndio.

Última edição:
O vento está endiabrado, o incêndio de Castro Daire parece ter piorado novamente.
1000021708.jpg

No centro de saúde de Mangualde, por volta do meio-dia
Também em Mangualde, tentam localizar as pessoas que moram isoladas

1000021709.jpg

Castro Daire

Última edição: