Seguimento - Incêndios 2024

Estão fortíssimos os fogos a norte de Viseu, pirócumulo formado
1000021746.jpg

Norte, Mões no fogos.pt
1000021749.jpg

Nordeste, Vila Cova a Coelheira
1000021747.jpg

Última edição:
Estão fortíssimos os fogos a norte de Viseu, pirócumulu formado

Parece não haver vento forte nos níveis médios.

(os pontos amarelos são ruído)
Rad_20240917-1335.png

26 meios aéreos distribuídos por mais de uma dezena de incêndios.

Há incêndios, como esse, em que os meios aéreos não podem actuar por falta de visibilidade e segurança do voo.

Última edição:
Chovem cinzas pelo Porto, parece quase de noite.

Não me recordo de tal coisa.

Uma das piores causas de incêndios, sem dúvida. Nunca mais me esqueci de em julho ter visto, numa viagem que fiz entre Arronches e Portalegre já ao cair da noite, à minha frente um sujeito que se lembrou de deitar o cigarro ainda aceso pela janela. Viu-se mesmo o cigarro aceso a cair e a rolar no chão em direção à berma, mas felizmente não provocou nada.
Grande parte dos incêndios que ocorrem na minha zona iniciam nas bermas, felizmente são de fácil controlo devido às caraterísticas do terreno e de não ser floresta, como acontece na maioria do Alentejo. No entanto, no Norte e Centro com florestas densas, na sua grande maioria eucaliptos, os desfechos são claramente outros.
Infelizmente, isso é o pão nosso de cada dia! De noite, quem circule por autoestrada facilmente se percebe quando alguém larga a pirisca para a estrada, que vai a rolar largando fagulhas e normalmente dirige-se para a traseira do carro (pelo vazio / baixa pressão, que a deslocação do carro provoca), mas às vezes o vento arrasta para a berma, ou viaja mesmo pelo ar. Compreendo perfeitamente, porque é que muitos camiões carregados de fardos de palha, são protegidos por lonas quando viajam de caixa aberta.

Isto acontece o ano todo!

Outro exemplo:

Um fumador que se considere uma pessoa cuidadosa na proteção da floresta, pode desconhecer que é proibido fumar na floresta, no Verão e em outros dias do ano. Como é uma pessoa cuidadosa, até leva uma garrafa de água, para molhar as beatas, ou para transportar as beatas. Vai arriscando e um dia, defronta-se com a implacável Lei de Murphy "Qualquer coisa que possa ocorrer mal, ocorrerá mal, no pior momento possível": A ponta acesa do cigarro foi desprendida pelo vento e perdeu-se. Começa a cheirar a queimado, terá sido azar?! Não, não é azar, é mesmo crime por negligência, por ter incumprido com a lei.

Sim, foi às 00h23 que falhou e continua sem estar resolvido. Sem nenhum dos três serviços. Enviaram SMS a confirmar que era devido a incêndio, que o que suspeitei logo na altura. Entretanto, tenho da minhas varandas a vista para um incêndio que me parece complicado. Muito fumo bastante escuro a espaços. Não sei qual será (talvez Vila Nova de Paiva?) mas já via a luminosidade das chamas (não as chamas, atenção!) ontem à noite.
Já tens net/tv? Por aqui ainda nada...

A24 fechada no nó de Viseu, para quem segue para Norte

Última edição:
Já tens net/tv? Por aqui ainda nada...

Nada. Nem TV, nem net, nem telefone fixo. Na app estão constantemente a alterar a previsão de resolução. Enfim... Enviaram mensagem de manhã a dizer que era devido a incêndio.