Agora no briefing da Proteção Civil o Comandante mencionou cerca de 120 ignições no período noturno entre as 20h e as 7h. Isto é no mínimo revoltante!
Quando já se fazia contas ao bom ano em termos de incêndios, eu alertei que até outubro não estávamos livres do perigo.Ativistas do Climáximo colam cartazes na sede da Navigator: "Quem matou as pessoas em Albergaria-a-Velha?"
O protesto aconteceu esta manhã na sede da empresa Navigator, no distrito de Aveiro.24.sapo.pt
Quem matou foi quem pegou o fogo. Que eu saiba, os eucaliptos não ardem sozinhos e quando a maioria dos fogos começam durante a noite, deve ser efeitos da lua cheia quente. Todos os fogos foram por mão humana, seja por dolo, negligência ou intenção, as causas naturais não existem porque não existiu trovoada seca como em Junho de 2017, já os incêndios de Outubro de 2017 foi com mão criminosa, porque vinha aí chuva e tal e depois foram fazer queimadas e a influência do furacão ao largo colocou um fluxo de sul forte e fez o resto.
Enquanto a mentalidade não mudar e ver os velhotes a fumarem nas barbas das autoridades e a deitarem as beatas para o mato, estamos conversados.
"The other thing that eucalypts do, which helps a wildfire run through a landscape, is that they can cast their burning embers ahead of the fire front," Dr Curran said.
The peeling bark that curls up the side of a gum tree can be swept up to 30 kilometres ahead of a fire.
Because outside of Australia, there are no native or natural enemies to hold them back.
There are no koalas to nest in the fork of their branches, spending hours chewing on their leaves — foliage that's both low in nutrients and high in oils.
University of Tasmania fire ecologist David Bowman said there were no other herbivores or any insects that could process the oil of eucalyptus trees because "it's so toxic".
He said when walking into a eucalyptus forest in Portugal or Chile there is a moment when "you'd think you're in Australia", but soon enough he notices things aren't quite right.
"They look very different, their crowns are incredibly dense because nothing can eat them," he said.
"So they don't even look much like a eucalyptus tree. They just look like a eucalypt tree on steroids."
Sabe porquê?
Há uma grande desculpa em Portugal, que é o argumento de que nós somos um país vinícola, produtor de vinho, e que não podíamos nem devíamos ter medidas desta natureza. Eu acho que uma coisa não tem nada que ver com a outra. Ainda bem que somos um produtor de vinho e espero que Portugal possa produzir cada vez mais vinho e de melhor qualidade, que o país registe cada vez mais exportação de vinho. Mas quem conduz tem de perceber que não pode ir para a estrada com álcool. É que não só se mata a ele próprio, como mata os outros.
Aveiras? Toda a AML tem estado sob um manto de fumo hoje. Está em altitude, não cheira a nada, mas já está a ter impacto na temperatura registada (em comparação com a prevista).O manto de fumo arrasta-se para sul, chega pelo menos até Aveiras deixando o seu encoberto. São mais de 150km de distância...
Uma das piores causas de incêndios, sem dúvida. Nunca mais me esqueci de em julho ter visto, numa viagem que fiz entre Arronches e Portalegre já ao cair da noite, à minha frente um sujeito que se lembrou de deitar o cigarro ainda aceso pela janela. Viu-se mesmo o cigarro aceso a cair e a rolar no chão em direção à berma, mas felizmente não provocou nada.- Vou de viagem a conduzir, de vidro aberto; o cigarro apara-se para fora da janela e no fim é só deixar cair na estrada.
Ora, no mês de setembro sem chover há meses, a vegetação está completamente seca; nesta semana tivemos vento de componente leste com humidades abaixo até dos 20%, quando abaixo de 30% já é fator de exclusão de certas atividades na floresta.
Uma beata de cigarro deitada fora, nestas condições é incêndio quase certo, basta que role para uma valeta com erva seca! O vento e a baixa humidade fazem o resto.