Seguimento - Incêndios 2024

É verdade tudo isso.. Mas estes episódios de incêndio desde o fim de semana, foi crime organizado e bem planeado. Que ninguém tenha dúvidas disso! E ouvir falar em alterações climáticas com ouvi em vários meios de comunicação social, por especialistas e supostos climatologistas é uma afronta total, é fazer das pessoas parvas.
É apresentar as provas disso.. É muito mais fácil culpar os outros, seres indefinidos, que ninguém sabe quem são ou onde estão, do que olhar para o que se pode controlar, incúria, desleixo, falta de planeamento e ordenamento florestal, má abordagem das autoridades etc... Não nego o incendiarísmo, existe e é bem real, mas é disperso e com causas muito diversas. Provem-me o contrário, ou então não passam de teorias como a terra plana, os chemtrails e outras chalupices.

A única diferença entre estes últimos dias e todo resto do verão é que as milhares de ocorrências que já tinham ocorrido fruto de mil e uma ações humanas não tinham tido condições meteorológicas favoráveis para a progressão dos fogos, mas elas estavam lá a arder meio ha de cada vez. Com as condições certas em vez de meio ha passaram a arder milhares de ha.

É mais fácil achar que os incêndios são causados por organizações terroristas porque isso implica que ninguém tenha de alterar comportamentos e reflectir sobre as suas ações. São os criminosos e os maluquinhos e contra isso pouco há a fazer. Para o ano há mais, se as condições meteorológicas 'perfeitas' se reunirem.
Nem mais!
 
Última edição:
Circulação de sul levou o fumo para o noroeste da península.

Incêndios_Terra-20240919-09h52utc.webp
Vento_20240919-12.webp
 
Copernicus fez um mapa 3D com base do Google Maps com a área ardida dos incêndios de Sever do Vouga, Pessegueiro do Vouga e Albergaria-a-Velha:

https://rapidmapping.emergency.copernicus.eu/EMSR760/reporting

É possível que elaborem o mesmo tipo de mapa para os restantes incêndios nas regiões Norte e Centro.
O pedido foi feito no dia 16, anteontem e ontem foram produzidas as primeiras análises.

Activation​

Timeline​



16/09 - Fire Danger​

Fire danger from Very High to Very Extrem Danger within the area of Sever do Vouga according to the Fire Danger Forecast ( EFFIS )

16/09 - Event description​

On the 15 September 2024, a wildfire started in the municipalities of Oliveira de Azemeis, Sever do Vouga and Albergaria-a-Velha, in Aveiro region, Portugal. The fire expanded rapidly due to the high temperature and strong winds. The authorities reported at least 36 active fires in the district, ten of which are considered to be complex and serious. The fire of greatest concern is burning in Albergaria-a-Velha municipality, where the fire is reportedly burning homes in the area ( Crisis 24 ).

16/09 (17:36) - Activation start​

On the 16 September 2024 at 17:36 UTC, the National Authority for Civil Protection triggered Copernicus EMS Rapid Mapping service to cover the fire event affecting the area of Sever do Vouga in Portugal. Copernicus EMS Rapid Mapping is requested to provide fire extent emergency mapping.

17/09 (22:00) - Delineation Product Delivery​

Analysis of WorldView-3 image (2 m) acquired on 17/09/2024 at 11:23 UTC over AOI01 Sever do Vouga / 15,572.8 ha burned area.

18/09 (14:32) - Additional AOIs​

Three additional AOIs have been defined, to the east and north of AOI01. Delineation maps are planned.

18/09 (21:19) - Delineation Monit01 Product Delivery​

Analysis of WorldView-2 image (2 m) acquired on 18/09/2024 at 11:14 UTC over AOI01 Sever do Vouga / 20,203.8 ha burned area.




cz6CZM6.jpg
---

Esta era a situação das frentes ontem cerca do meio-dia:

vLHVtZZ.png
 
Encontrei um estudo onde aponta para a mesma altura, setembro de 2022, no caso de uma enxurrada que afetou Sameiro, na Serra da Estrela, onde se verificaram precipitações de 20mm em 1 hora e de 14,4 e 14,6mm em meia hora, valores registados nas estações de Aldeia do Souto e de Guarda, respetivamente.
Ver aqui no fórum a partir desta mensagem:

 
E ouvir falar em alterações climáticas com ouvi em vários meios de comunicação social, por especialistas e supostos climatologistas é uma afronta total, é fazer das pessoas parvas.
Neste caso, sem dúvida. A situação meteorológica nada tinha de extraordinário e nem as temperaturas eram sequer dignas de relevo. Correntes de Leste são habituais no Verão continental e este ano até houve poucas situações dessas.
 

Proteção Civil alerta: chuva pode trazer escoada de detritos dos fogos e atingir casas.​

As mudanças meteorológicas verificadas a partir desta quinta-feira podem ajudar a apagar os fogos, mas a chuva traz outros riscos para quem vive nas áreas que arderam. Penalva do Castelo, Castro Daire e Alvarenga são, nesta altura, os fogos mais preocupantes.

A Proteção Civil alerta que, com a mudança das condições meteorológicas e a previsão de aguaceiros, há potencial de escoadas de detritos dos incêndios. O comandante nacional André Fernandes pede, por isso, que sejam tomadas precauções.

Num ponto de situação dos incêndios que atingem o país, feito esta tarde, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o comandante nacional avisou que o tempo vai mudar e que está prevista a chegada de chuva em todo o país.

“A partir das 20h00, é previsível que haja aguaceiros em todo o território continental", notou André Fernandes, acrescentando que serão até emitidos avisos amarelos para a precipitação, que pode ser “pontualmente forte”.

Por esse motivo, alerta, há potencial de “fenómenos de escoadas de detritos” dos incêndios. As áreas que arderam estão agora mais expostas e pode haver escorrência, com detritos a atingir a via pública e habitações.

O comandante nacional da Proteção Civil apela, por esse motivo, que sejam tomadas medidas preventivas e que se procure fazer a desobstrução das áreas que arderam.


 
Última edição:
Células que começaram a nascer em Vila Nova de Foz Côa tornaram-se intensas, eco roxo até, passou a norte de Freixo de Espada à Cinta.
Movimento geral é para ENE/Leste. Mais células estão a nascer, agora a sudoeste de Foz Côa, Trancoso, Pinhel.

Ver anexo 14404
Não é com células que se apagam os fogos :(. O ideal era uma depressão.
 
Neste caso, sem dúvida. A situação meteorológica nada tinha de extraordinário e nem as temperaturas eram sequer dignas de relevo. Correntes de Leste são habituais no Verão continental e este ano até houve poucas situações dessas.

A temperatura ao contrário do que se pensa não é o fator mais importante. Não tenhas dúvidas que as condições eram extremas e extraordinárias, vento forte de Leste com humidades relativas de 15% ou menos, isto no final do Verão, em que não chove há semanas, combustíveis estão no ponto para arder, junta-se baixa humidade e vento forte de Leste e está o barril de pólvora composto, faltando apenas o clique que invariavelmente surge de uma ou de outra forma.
 
As passagens destes satélites hoje não foram muito favoráveis, não sei se entretanto aparece mais alguma, e também não sei se as nuvens tapam a detecção de pontos quentes, mas isto foi o mais atualizado que arranjei, talvez com umas 3-4 horas de antiguidade. E antes de eventuais reacendimentos com alguma nortada da tarde.
Mas no geral parece bem melhor a situação.

P1XW7Qt.png