Seguimento - Incêndios 2024

O incêndio de Castro Daire vai entrando agora pelo concelho de Viseu adentro, por duas frentes, uma por Calde e outra por Côta
Visto de Bodiosa
1000022084.jpg


1000022086.jpg
 
Última edição:
3 novas ignições em Ourém quase em simultâneo.
O primeiro às 17h06 é suspeito:
Fogo-Ourém-17h06.png


O segundo a 7,5 Km a SSO não pode ser projecção, vento fraco de ONO, às 17h09 e no meio de habitações. Claramente um descuido, beata, máquina agrícola, escape de veículo, etc.
Fogo-Ourém-17h09.png


O terceiro, também às 17h06, 10 Km a SSO.
Indicador no centro de Cercal pode ser apenas para ponto de reunião, não o local exacto do início do fogo.
 
3 novas ignições em Ourém quase em simultâneo.
Eu já nem me lembro da quantidade (absurda) de incêndios no eixo Agroal/Ourém/Leiria que houve só nos últimos 3 anos, aí nota-se que existe claramente mão criminosa. :brucelee: :suicidio:
 

Incêndios: Fogo em Penalva do Castelo “continua muito ativo”​

Proteção Civil diz que, nesta altura, não há perspetiva para o fogo entrar em resolução. No terreno estão 217 operacionais, apoiados por 52 viaturas e três meios aéreos​


 
Última edição:
Última edição:
No meio da histeria colectiva, alguém com clarividência...

 
Neste caso, sem dúvida. A situação meteorológica nada tinha de extraordinário e nem as temperaturas eram sequer dignas de relevo. Correntes de Leste são habituais no Verão continental e este ano até houve poucas situações dessas.
Tal como o colega @MSantos já respondeu e bem, essa afirmação não está muito correta.

As condições para perigo de incêndio eram de facto excecionais nestes dias.

Além do já referido, volto a realçar que os valores de humidade eram baixíssimos, em particular durante a noite.
E claro, todo o risco meteorológico elevado, nesta época já decorre sobre condições de stress hídrico muito superior na vegetação, quando comparado com eventos mais cedo na estação.

Aliás, os mapas do Perigo de Incêndio Rural não deixavam margem para dúvidas só risco enorme da situação, com bastantes dias de avanço.
 
os senhores esquecem -se que o principal e único fator determinante, é a Progressiva eucaliptisação do país! Estes fogos, que progridem de uma forma descontrolada e avassaladora, só acontecem pq temos uma "floresta" (nao é floresta, sao plantações de eucalipto) muito pouco resiliente, baseada na pior das espécies. Enquanto toda a sociedade negar que o principal problema é o eucalipto, tudo isto se irá prepetuar no tempo...
 
Mata do Bugalhão, em Picão no Montemuro em risco

Espero bem que não arda, é uma grande mancha de carvalhos e castanheiros, o que em si deve impedir que o fogo avance muito.
Ver anexo 14435
Segundo pelo menos 2 especialistas na rtp, a velocidade de progressao do fogo será particularmente a mesma que num eucaliptal. Apenas a gestão do subcoberto é importante. A maior flamabilidade do eucalipto é, portanto, um mito.:shocking:
 
Última edição: