Boa pergunta.Para que serve realmente o exército em Portugal, só 80 vigiam a floresta e no combate aos incêndios, na ajuda às populações estão nos quartéis a coçar os tintins e a fazerem flexões enquanto o país arde.
O mito do eucalipto...os senhores esquecem -se que o principal e único fator determinante, é a Progressiva eucaliptisação do país! Estes fogos, que progridem de uma forma descontrolada e avassaladora, só acontecem pq temos uma "floresta" (nao é floresta, sao plantações de eucalipto) muito pouco resiliente, baseada na pior das espécies. Enquanto toda a sociedade negar que o principal problema é o eucalipto, tudo isto se irá prepetuar no tempo...
Segundo pelo menos 2 especialistas na rtp, a velocidade de progressao do fogo será particularmente a mesma que num eucaliptal. Apenas a gestão do subcoberto é importante. A maior flamabilidade do eucalipto é, portanto, um mito.
Então e no pinhal de Leiria também foi culpa dos eucaliptos? Isso é mais um mito. Arde porque tem grande densidade de coberto vegetal, e é aí que começam os incêndios.os senhores esquecem -se que o principal e único fator determinante, é a Progressiva eucaliptisação do país! Estes fogos, que progridem de uma forma descontrolada e avassaladora, só acontecem pq temos uma "floresta" (nao é floresta, sao plantações de eucalipto) muito pouco resiliente, baseada na pior das espécies. Enquanto toda a sociedade negar que o principal problema é o eucalipto, tudo isto se irá prepetuar no tempo...
eu sei...é sempre um mito. Em todo lado a evidência científica é de que o eucalipto arde com muito maior facilidade ( por um conjunto de fatores inerentes à espécie) mas, em Portugal isso é um mito ....claro.Então e no pinhal de Leiria também foi culpa dos eucaliptos? Isso é mais um mito. Arde porque tem grande densidade de coberto vegetal, e é aí que começam os incêndios.
Quanto mais tralha tiveres no solo, mais provável é que as árvores queimem. E adivinha qual a árvore mais beneficiada?
Incêndio no eucalipto é consideravelmente mais quente que em outras árvores. Nada fácil para bombeiros.
---
A este ritmo ainda haverá um/a jornalista a iniciar/reportar em tempo real uma qualquer ignição.
E os especialistas esqueceram que um sub coberto de um eucaliptal é por norma muito diferente do de um carvalhal?Segundo pelo menos 2 especialistas na rtp, a velocidade de progressao do fogo será particularmente a mesma que num eucaliptal. Apenas a gestão do subcoberto é importante. A maior flamabilidade do eucalipto é, portanto, um mito.
O incêndio está em resolução desde as 23h58, já deve ter passado o perigo.Alguém tem informação do incêndio em Paradela de Guiães, Sabrosa? Tenho uma amiga lá que não me responde.
Em Castro Daire já chove