Seguimento - Janeiro 2006

• Thread starter Thread starter Fil
  • Data de início Data de início
Minho disse:
Situa-se a +-800 metros e a avaliar pelo Google Earth amda nos 870 metros.
Coloca estas coordenadas no Google Earth na caixa de Search:
42° 2'33.34"N 8°11'57.22"W

São as coordenadas o melhor possível da estação.
A propósito só por curiosidade, perto deste Lugar mais concretamente junto das brandas da Aveleira na última glaciação havia um glaciar a apenas 1000m /1200 metros. Os vestígios desse glaciar são bem evidentes com os calhaus rolados no meio da planicie. Houve uma grande discussão sobre a classificação desse glaciar pois, segundo o que parece, não existiu um único glaciar na Peninsula Ibérica a tão baixa altitude. As investigações apontam que, provelmente, devido a estar resguardado dos ventos atlânticos mas ao mesmo tempo exposto às entradas de Oeste e NW e portanto deviam cair quantidades gigantescas de neve...

Interessante :) Com a precipitação que essa zona tem, provavelmente o verão durante a glaciação não devia ser o bastante quente como para derreter tanta neve acumulada e congelada durante o inverno.

Já neva na Guarda e em Salamanca. Aqui em Bragança fracasso total, a precipitação devia ter passado por cá antes de chegar á Beira Interior e sul de Castela e afinal cairam so meia duzia de flocos contados :cry:

Expliquem-me uma coisa: porque é que com previsão de tanta precipitação ela não cai de uma vez por todas :mad:

Aqui no Pinhal Novo como em outros sitios do pais o ceu parece que está a ficar limpo :(
E se repararem no satelite a nebulosidade já está a começar a diminuir no norte :(
Alguém me explica??????

Boas todos os meteosofredores como eu! :sad:

Pois por aqui com 3ºC e o céu começa agora a carregar-se, mas consultando o radar de Cáceres está tudo a ficar em Espanha e para aqui nada, pelo menos é a tendencia até à última imagem das 18:50.

Edito apenas para dar os meus parabéns ao Minho, que foi o único quer nos alegrou o dia, belas imagens :w00t: . Espero que tenhas disfrutados um pouco por todos nós.

Última edição:
joaocpais disse:
Minho foste-te embora mas valeu a pena as fotos são simplesmente ESPETACULARES :shocking: :shocking:
Eu conheço Lamas do Mouro porque estive lá no verão passado no parque campismo e aconselho vivamente a todos que façam uma visita a esse sitio porque tem paisagens deslumbrantes
Já agora diz-me conseguiste ir ao outra lado da serra?
DEve haver grandes quantidades de neve na zona da vertente do santuario da nossa senhora da peneda? e em Castro Laboreiro?

Agora tenho 8,1 ºc e o ceu está ameaçador mas teima em não chover ao contrario de Lisboa onde já choveu
Obrigado pelos agradecimentos de todos. :) :)

Na Peneda não haverá mais porque não é mais alto que Lamas de Mouro. Onde poderia haver muita neve era no planalto de Castro Laboreiro mas não fui lá porque estava um pouco ameaçador o tempo.... :cold: :cold:

Última edição:
Fil disse:
Interessante :) Com a precipitação que essa zona tem, provavelmente o verão durante a glaciação não devia ser o bastante quente como para derreter tanta neve acumulada e congelada durante o inverno.

Exatamente. Imagina quantos metros por inverno não haveriam de cair....