Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Sim, já está a afectar.

Não só. ;)

É mesmo isso que é invulgar, foi demasiado concentrado no tempo, com cerca de 70% concentrado em duas a três horas apenas.

woUm7PH.jpg
norTNCS.jpg

aUcgi0E.jpg
ogz4XOk.jpg
Tantas descargas mesmo em frente à minha varanda na margem sul, e eu.... a 320km dela! :facepalm:

A frente fria só começou a passar já hoje:

vlGbVZJ.gif

A Leste da linha azul, ainda há massa de ar tropical (verde) que não foi varrida pela superfície frontal fria.
l74q9ZU.jpg

Na verdade a passagem da frente fria não marca nesta situação uma clara mudança de regime de precipitação, todas as linhas convectivas para Oeste trarão uma frequência de períodos de chuva, ou chame-se aguaceiros, bastante elevada.
Isso só mostra mais como a sinóptica era dificil de decifrar.

Também vou descansar agora , até porque o Ipma diz que o aviso acaba agora...:cool:
Tudo calmíssimo agora, por aqui com ausência total de chuva, vento ou trovoada....
Veremos o que o resto da noite nos reserva assim como o dia de amanha...
Ah, e acabei de ver a Lua a brilhar, sinal de bonança...;)

Última edição:
Isso só mostra mais como a sinóptica era dificil de decifrar.

Mas eu não estou certo sequer se passou ou não passou. Penso que houve saltos da massa de ar frio para diante da superfície frontal, aliás não há uma clara superfície de separação das massas de ar nesta corrente forte.
Também vou descansar agora , até porque o Ipma diz que o aviso acaba agora...:cool:
Tudo calmíssimo agora, por aqui com ausência total de chuva, vento ou trovoada....
Veremos o que o resto da noite nos reserva assim como o dia de amanha...
O Aviso continua, passou foi a Laranja, o que significa os acumulados máximos esperados em 1 hora e em 6 horas decrescerem um pouco ( em 1 hora passa de > 40 mm para entre 20 mm e 40 mm; em 6 horas passa de > 60 mm para entre 40 mm e 60 mm). No entanto acho que o Aviso adequado tendo em vista apenas este critério podia já ser o Amarelo (até um máximo de 20 mm em 1 hora e 40 mm em 6 horas), mas é mantido o Laranja tendo em conta a situação de inundação ainda latente, ou seja acumulados que seriam de Aviso Amarelo ainda podem produzir danos como se fossem de Aviso Laranja porque se vão acumular com a inundação presente.

Acumulados nas estações da rede de referência IPMA, aquém dos valores até de outras estações oficiais, como as da AML.

F0wRTAH.jpg
AU5HQjY.jpg

E em todo continente, para comparação:

cC5lKbQ.jpg

Última edição:
A frente fria só começou a passar já hoje:

vlGbVZJ.gif

A Leste da linha azul, ainda há massa de ar tropical (verde) que não foi varrida pela superfície frontal fria.
l74q9ZU.jpg

Na verdade a passagem da frente fria não marca nesta situação uma clara mudança de regime de precipitação, todas as linhas convectivas para Oeste trarão uma frequência de per

Houve de facto um comportamento típico de passagem de frente fria a avaliar pelos registos por volta das 22:30: queda da temperatura, aumento da intensidade do vento e mudança de direcção para W, aumento de precipitação e pressão a mínimos do dia.

Mas depois percebe-se que o vento virou novamente para o quadrante sul, e a pressão torna cair, sobretudo após a meia noite. Quando uma frente fria passa o padrão é a mudança de vento para N-NW e a subida de pressão, ora tal não aconteceu aqui.

Agora que postaste essa imagem das massas de ar (01:40 UTC) mais confusa e complexa se torna a coisa.

Screenshot-2022-12-08-at-02-19-37-Personal-Weather-Station-Dashboard-Weather-Underground.png

Registos de hoje, 08/12: pressão atmosférica em queda

Screenshot-2022-12-08-at-02-31-40-Personal-Weather-Station-Dashboard-Weather-Underground.png

Será que aquele período que parecia corresponder à passagem da frente fria durante a noite de ontem foi apenas resultante de linhas de instabilidade, ou aquilo que referiste no post das 00:00, "descidas de ar estratosférico que podem acontecer em sector quente"?

Quando passa uma frente fria a massa de ar subsequente é totalmente diferente, e neste caso continuámos sob a influência de ar tropical, como atesta a seguinte imagem.

YOrXRd7.jpeg

Curioso para ver o relatório do IPMA sobre isto.

Mas eu não estou certo sequer se passou ou não passou. Penso que houve saltos da massa de ar frio para diante da superfície frontal, aliás não há uma clara superfície de separação das massas de ar nesta corrente forte.

O Aviso continua, passou foi a Laranja, o que significa os acumulados máximos esperados em 1 hora e em 6 horas decrescerem um pouco ( em 1 hora passa de > 40 mm para entre 20 mm e 40 mm; em 6 horas passa de > 60 mm para entre 40 mm e 60 mm). No entanto acho que o Aviso adequado tendo em vista apenas este critério podia já ser o Amarelo (até um máximo de 20 mm em 1 hora e 40 mm em 6 horas), mas é mantido o Laranja tendo em conta a situação de inundação ainda latente, ou seja acumulados que seriam de Aviso Amarelo ainda podem produzir danos como se fossem de Aviso Laranja porque se vão acumular com a inundação presente.

Acumulados nas estações da rede de referência IPMA, aquém dos valores até de outras estações oficiais, como as da AML.

F0wRTAH.jpg
AU5HQjY.jpg

E em todo continente, para comparação:

cC5lKbQ.jpg
De salientar que metade do que o Geofísico tem foi em uma hora.
Em 2008, o máximo horário foi 35 mm/h. Por isso pode-se considerar este evento mais extremo num curto espaço de tempo.

___

A célula deu-me 10 mm em 20 minutos... meu deus.
O gráfico histórico de ontem em Belas:

SrKDxad.png

Outros valores diários na rede WU, quase tudo em menos de 6 horas:

- Amadora: 110,7 mm
- Ameixoeira: 106,9 mm
- Caneças: 102,4 mm
- Loures: 99,0 mm
- Praça de Espanha: 97,0 mm
- Queluz de Baixo: 88,2 mm
- Vila Fria: 83,5 mm

Uma estação numa zona mais rural de Loures chegou aos 120 mm. Os acumulados mensais de Outubro e Novembro parecem-me muito credíveis, pelo que não me espantava que essa zona tivesse mesmo atingido esse valor. Mas será o extremo do evento, estações com acumulados superiores a 110-120mm não devem ser credíveis.

Nevertheless, falamos de valores com intervalos de retorno de 50 anos ou mais...

Última edição:
De WSW agora e uma característica formação de convergência com geração contínua de uma linha de instabilidade, no interior, já no Ribatejo (Mora).

z65876n.jpg

Houve de facto um comportamento típico de passagem de frente fria a avaliar pelos registos por volta das 22:30: queda da temperatura, aumento da intensidade do vento e mudança de direcção para W, aumento de precipitação e pressão a mínimos do dia.

Mas depois percebe-se que o vento virou novamente para o quadrante sul, e a pressão torna cair, sobretudo após a meia noite. Quando uma frente fria passa o padrão é a mudança de vento para N-NW e a subida de pressão, ora tal não aconteceu aqui.

Agora que postaste essa imagem das massas de ar (01:40 UTC) mais confusa e complexa se torna a coisa.

Será que aquele período que parecia corresponder à passagem da frente fria durante a noite de ontem foi apenas resultante de linhas de instabilidade, ou aquilo que referiste no post das 00:00, "descidas de ar estratosférico que podem acontecer em sector quente"?

Quando passa uma frente fria a massa de ar subsequente é totalmente diferente, e neste caso continuámos sob a influência de ar tropical, como atesta a seguinte imagem.

Boa análise, ainda não estive a ver gráficos em pormenor. A descida da pressão também pode dever-se à rápida aproximação da depressão e/ou a um pós-frontal muito activo, que é o que vem lá.

De salientar que metade do que o Geofísico tem foi em uma hora.
Em 2008, o máximo horário foi 35 mm/h. Por isso pode-se considerar este evento mais extremo num curto espaço de tempo.

Sim, e há certamente mais impermeabilizações de terreno, mais prédios e provavelmente mais encanamentos de linhas de água (Algés, por exemplo).
É mais extremo e pareceu-me mais imprevisto. Só quando olhei para aquela configuração em linha sul-norte das células é que soou um alarme, de que havia ali uma contínua convergência com lento deslocamento lateral.

Sim, e há certamente mais impermeabilizações de terreno, mais prédios e provavelmente mais encanamentos de linhas de água (Algés, por exemplo).
É mais extremo e pareceu-me mais imprevisto. Só quando olhei para aquela configuração em linha sul-norte das células é que soou um alarme, de que havia ali uma contínua convergência com lento deslocamento lateral.
Sem dúvida, quando vi o que se passava aqui e a ver no radar a linha a ir para Lisboa já sabia que ia ser um desastre por lá.

De qualquer forma, as principais ribeiras da bacia de Lisboa portaram-se bem. Os estragos foram maiores em zonas em que as ribeiras estão encanadas, Algés e Alcântara, por exemplo. As ribeiras do Jamor, Carenque e Loures foram levadas ao limite hoje e fizeram o seu trabalho porque têm um leito de cheia (na sua grande maioria) livre. Se bem que estragos a sério agora só amanhã de manhã é que se podem avaliar.

Acumulados de ontem nas estações AML + acumulados de hoje até às 5:00.

14,2 mm +23,0 mm V.F.Xira
37,4 mm + 5,2 mm Mafra
39,4 mm + 4,0 mm Sintra
98,0 mm + 8,2 mm Amadora
90,0 mm +10,8 mm Odivelas
91,0 mm + 8,8 mm Loures
90,6 mm +11,6 mm Lisboa
47,0 mm + 5,8 mm Cascais
64,0 mm + 5,2 mm Oeiras
20,4 mm + 4,8 mm Montijo
15,2 mm + 4,6 mm Barreiro
41,8 mm + 7,6 mm Seixal
32,2 mm + 6,6 mm Moita
11,4 mm +14,2 mm Palmela
14,8 mm +16,4 mm Sesimbra
13,0 mm + 7,0 mm Setúbal

Acumulados de ontem nas estações AML + acumulados de hoje até às 5:00.
Bom dia,
Foi de facto um evento quase inacreditável. Saí do gabinete às 21h com a ligeira sensação que estaria a chover lá fora - notava os pingos de chuva nos sapatos dos colegas que iam passando e os lamentos sobre os cabelos despenteados. Não liguei. Tinha tanto que fazer! Meti-me no carro e já quase a chegar ao Técnico começo a sentir a intensidade do que se estava a passar. Chuva torrencial e, muito pior, valente trovoada antecedida (imediatamente) de relâmpagos fortes a estalar em cima do meu pára-brisas. Não sou de medos mas durante o curto caminho até casa pensei na enorme possibilidade de uma descarga eléctrica em cima da latinha em que eu circulava. Não se via nada e em cada esquina havia pequenos acidentes. Chegada à rua onde moro, um rio corria em cada berma da estrada, estacionei o carro a uns 20 mts de casa. Chapéu de chuva e Kispo com capuz não conseguiram evitar a enorme molha até aos ossos e o desgosto de um inutilizado par de botas (novas!!).

Estado
Fechado para novas mensagens.