Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2015

O crescimento vegetativo está totalmente parado, até mesmo da erva no campos.
Conheço por aqui locais em vales, que a erva está toda morta e a apodrecer, como se estivesse sido usado produtos químicos.

isso devido à geada persistente? Quantos dias desde Dezembro houve com geada? Nas normais mostra que o nº médio de dias com geada em Santarém, a estação com dados mais perto, é de apenas 4 no bimestre, mas em Alcobaça é 14 e nas Caldas é 10. No entanto serão zonas com situações bem diferentes.

Isto hoje há para aqui fotos do poente em abundância, graças à convergência da nebulosidade alta e média com configurações esculpidas pelo vento muito bonitas. Memorável e muitas belas fotos devem ter sido feitas.
Durante a tarde foram-se aglomerando cirrus no céu e visitantes na praia! As nuvens vindas de NNE, os visitantes de todo o lado :)
TtYy1wb.jpg

Boas noites,

Sigo com 11,3ºC.

Ainda sobra a queda de arvores(possivelmente no dia 18 ou 19 deste mês) no vale do Pisão, ficam as fotos.

Trilho completamente obstruido, estou para ver até quando a CMC/Protecção civil/Sapadores florestais ou outra entidade qualquer,se mexe para resolver a situação...
2yn0a2v.jpg

154hctk.jpg

11bssw8.jpg

a estação do IPMA de Coruche é perto dessa zona
280l62s.jpg

teve -2.9ºC às 8h, portanto provavelmente teve negativa na casa dos -3ºC

entretanto por aqui tive minima de -0.6ºC
actual de 16.7ºC
Não sabia da localização da estação do IPMA. :thumbsup:
A próxima vez que passar por aí (lá para quarta-feira) tomo atenção a ver se consigo ver a estação do IPMA
do outro lado da estrada oposta à fábrica do arroz ceifeira. :)

• Gosto
Reactions: david 6
isso devido à geada persistente? Quantos dias desde Dezembro houve com geada? Nas normais mostra que o nº médio de dias com geada em Santarém, a estação com dados mais perto, é de apenas 4 no bimestre, mas em Alcobaça é 14 e nas Caldas é 10. No entanto serão zonas com situações bem diferentes.

Sim devido á geada persistente, nao sei ao certo o nº médio de geadas, apesar se já serem alguns. Sim cada vale/cada zona é zona é sempre uma situação diferente.

• Gosto
Reactions: StormRic
Resumo das temperaturas de hoje por Cabanas:
- temperatura mínima +3,7ºC
- temperatura máxima +16,6ºC
- temperatura actual +8,6ºC

Ainda sobra a queda de arvores(possivelmente no dia 18 ou 19 deste mês) no vale do Pisão, ficam as fotos.

Trilho completamente obstruido, estou para ver até quando a CMC/Protecção civil/Sapadores florestais ou outra entidade qualquer,se mexe para resolver a situação...

Ainda não meti pés aos caminhos e fui ver o que aconteceu lá por cima pela serra, mas só por essa amostra já estou apreensivo. O pinheiro tinha no entanto aspecto de já estar meio seco, não achas, provavelmente teria perdido algumas raízes.

• Gosto
Reactions: jonas_87
máxima de 19,7ºc às 14h40

Ainda subiu razoavelmente. Estes valores quase a ultrapassarem a barreira dos 20º avizinham-se dos máximos absolutos de Janeiro que estão a apenas um a dois graus acima dos vinte.
As estações de Lisboa-Baixa e Estefânea ultrapassaram os vinte (21º e 20,5º pelo menos, respectivamente) mas penso que não são significativos por estarem sujeitos ao efeito de ilha de calor urbano.

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Creio que estas fotografias sejam de hoje onde é visível ao fundo, o manto de neblina e com certeza, temperaturas bem baixas na superfície. A mínima aqui foi de 0,5ºC.
10929128_744986908925544_107773648715675137_n.jpg

10410896_744987355592166_9018995929256440778_n.jpg

Hoje foi o primeiro dia do ano em que tive calor! :calor:
Máxima: 18,9ºC
Minima: 6,3ºC
Pressão nos 1028 hPa

Amplitudes térmicas diárias a crescer.
Hoje foi dos dias mais quentes de Janeiro

Fui dar uma volta à Costa da Caparica, aqui vão algumas fotos (não sei se se pode chamar de fotoreportagem, mas vejam :))

- Primeiro reparei na erosão.
QDbvAou.jpg

f4oyUIB.jpg

Bancos de areia provavelmente da limpeza dos ultimos ventos. Mas nem se vê a camada protetora de rochas, está toda sob areia.

- Depois dei uma olhadela para Lisboa (Serra de Sintra à vista com Oeiras e Cascais)
pDIYhTS.jpg

psH6x0M.jpg

0vBgmoW.jpg

xrm8Ch0.jpg

VHAt4g1.jpg

Visibilidade não era perfeita

- Olhando para sul e para Sesimbra, via-se uma camada de neblina
SG2dP98.jpg

S3Pzhqf.jpg

9dRDQkV.jpg

4SXN3Yp.jpg

zFkkGDg.jpg