Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Bem essa linha de descargas eléctricas é das mais perfeitas e direitas em Portugal, acompanhada com a precipitação é a cereja no topo do bolo para quem passou por tal evento... se fosse uns metros mais a sul ;)

Concordo com a falta do aviso para Leiria e Coimbra, via-se horas antes que aquela zona ia ser toda fustigada pelo mau tempo.

Aqui o dia começou com nevoeiro, sendo que na sombra dos vales era praticamente cerrado.
Pela manhã lá desapareceu e começou a chover à volta das 8h30, chuva fraca a moderada pelo resto da manhã e ainda apareceu depois das 13h com uma ventania brutal que ninguém se podia abrigar. Pela tarde acalmou a chuva e o vento veio logo a atacar! Árvores tresloucadas da vida, folhas por todo o lado, ramos, lixo a voar no passeio, papel, plástico, uma salada gigante de partículas a voar.

Vento maioritariamente de S/SO
Pelas 17h parece que foi o pico e ninguém se escapa a entrar coisas nos olhos, a levar com folhas ou a quase voar.
Os senhores da limpeza dos passeios terão muito trabalho amanhã!

Rajada máxima: 72,4 km/h
Sendo que se houvesse uma estação que medisse bem o vento na Amadora, mais especificamente na Venteira (Porque é uma freguesia que não inventaram o nome por acaso, é das mais ventosas que conheço de Lisboa!) podíamos ver rajadas maiores!

O mais raro é a temperatura à noite ter ficado literalmente sempre nos 16,7ºC, quase como uma linha reta, provavelmente associada à frente quente e à nebulosidade marcante do dia.

Máxima: 18,4ºC
Mínima: 16,3ºC
2 graus de amplitude térmica, bem me parecia que pelas 7h da manhã estava demasiado abafado e até se ia bem de tshirt!

Já me ia esquecendo do acumulado! :lmao: Mas com as outras estações com numeros monstruosos acho que nem vale a pena, nem chega a 3mm...

Boas,

Rajada maxima de 72,4 km/h ( valor retirado da estação do Pai do Vento,aqui perto).
Dia ventoso, mas nada que esta zona não esteja habituada, alias nem vi muitos galhos no chão, as arvores estão mais que habituadas a "dançar" ao sabor do vento.
Acumulado incrível, 0,3 mm.

Carcavelos:

Passou o pico do vento entre as 17h e as 18h. Forte de oeste, com rajadas. Mar revolto.

Exemplo de aspecto do mar. Claro que é notável especialmente por estarmos em Maio. Noutras alturas do ano o estado do mar é mais impressionante. Em certas tempestades de inverno as ondas passam por cima de cargueiros deste tamanho.
Vídeo HD:

Céu com abertas, muita neblina ocultando o horizonte, a Caparica, o Cabo.

A pressão mínima foi de 1004,6 hPa às 10:46 (9:46 utc).
Temperatura mínima 17,2ºC às 8:49; máxima 20,0ºC cerca das 14:30.

TA: 17,6ºC
HR: 75%
PA: 1010 hPa

Cobertura de cirrus e cirrostratus a oeste a avançar para sueste.
Cumulus humilis, fractocumulus correm e desfazem-se ao sabor do vento que diminuiu um pouco as rajadas.

Ninguém reportou da Nazaré? Principalmente acerca daquela descarga na zona alta...

Felizmente, se não há notícias, caíu sem consequências, num pára-raios talvez. :)

NOVO RECORDE 04-05-2015
Valor batido por bastante
Maior Chuva num dia: 78,4 mm (L/m2)
Taxa de Chuva atingido de 322mm/hora às 8h49
segunda-feira, 04 maio 2015
Estação Leiria e Arredores (Parceiros)
Na estação Leiria Centro: 62.2 mm (L/m2)
desde Novembro de 2008
Valores anteriores:
Maior Chuva num dia 49,5 l/m2 (mm) quarta-feira, 19 novembro 2014
Valor anterior 48,2 l/m2 (mm) em dezembro de 2013
(desde setembro de 2008)

Este valor ao longo do período de acumulação e com diferentes células a passar e intensidades, foi sempre superior, quase o dobro, ao das outras estações próximas. É também o maior valor encontrado em toda a rede hoje. Será possível verificar se o funcionamento e instalação do pluviómetro estão correctos? A intensidade de 322mm/hora é um valor demasiado excepcional e não tem correspondência com outras estações ou com os ecos de radar que acompanhei durante todo o vento.
Embora não tenha conhecimentos de estações automáticas, tenho lido aqui no fórum que o vento numa instalação pouco segura faz o registo pluviométrico aumentar significativamente.
De qualquer modo, sem dúvida que Leiria esteve num dos pólos deste evento, com precipitações tão notáveis quanto imprevistas ou modeladas. :rain::thumbsup:

Última edição:
Por volta das 20:30 passou por aqui um aguaceiro fraco.
Radar do IPMA com uma precisao incrivel, não me canso de o elogiar.

pJFHP6l.jpg

Boa noite

Acordei pouco depois das 7h ao som da chuva forte e da trovoada. A partir do inicio da tarde começou o vento forte, constante durante toda a tarde, e com rajadas bastante fortes.

Precipitação no distrito de Coimbra, dados das estações do WU:
São Martinho do Bispo: 52,8mm
Figueira da Foz: 43,7mm
Miranda do Corvo: 38,9mm
Pólo II da UC: 38,4mm
Lousã: 33,8mm

Dados (provisórios) das EMA's:
Figueira da Foz, Vila Verde: 51,7mm
Coimbra, Aeródromo: 49,5mm
Lousã, Aeródromo: 47,2mm
Coimbra, Bencanta: 44,9mm

Não sei se aquele valor da estação de S. Martinho não terá sido ligeiramente influênciado pelo vento.

Carcavelos:

Passou o pico do vento entre as 17h e as 18h. Forte de oeste, com rajadas. Mar revolto.

Exemplo de aspecto do mar. Claro que é notável especialmente por estarmos em Maio. Noutras alturas do ano o estado do mar é mais impressionante. Em certas tempestades de inverno as ondas passam por cima de cargueiros deste tamanho.
Vídeo HD:

Céu com abertas, muita neblina ocultando o horizonte, a Caparica, o Cabo.

A pressão mínima foi de 1004,6 hPa às 10:46 (9:46 utc).
Temperatura mínima 17,2ºC às 8:49; máxima 20,0ºC cerca das 14:30.

TA: 17,6ºC
HR: 75%
PA: 1010 hPa

Cobertura de cirrus e cirrostratus a oeste a avançar para sueste.
Cumulus humilis, fractocumulus correm e desfazem-se ao sabor do vento que diminuiu um pouco as rajadas.

Felizmente, se não há notícias, caíu sem consequências, num pára-raios talvez. :)

Este valor ao longo do período de acumulação e com diferentes células a passar e intensidades, foi sempre superior, quase o dobro, das outras estações próximas. É também o maior valor encontrado em toda a rede hoje. Será possível verificar se o funcionamento e instalação do pluviómetro estão correctos? A intensidade de 322mm/hora é um valor demasiado excepcional e não tem correspondência com outras estações ou com os ecos de radar que acompanhei durante todo o vento.
Embora não tenha conhecimentos de estações automáticas, tenho lido aqui no fórum que o vento numa instalação pouco segura faz o registo pluviométrico aumentar significativamente.
De qualquer modo, sem dúvida que Leiria esteve num dos pólos deste evento, com precipitações tão notáveis quanto imprevistas ou modeladas. :rain::thumbsup:

Se morasse em Carcavelos estava a surfar, boas esquerdas apesar da agitação do mar. Havia alguém a surfar @StormRic ? Lembro-me quando houve a tempestade Hércules em Fevereiro do ano passado apesar do acesso às praias estar interdito houve pessoal que surfou essas ondas.

Em Espinho onde eu moro havia boas direitas, mas a agitação do mar era superior a Carcavelos, muita areia a flutuar era impossível entrar no mar.

Webcam de Espinho
Pvy4GNb.png

Boa noite

Acordei pouco depois das 7h ao som da chuva forte e da trovoada. A partir do inicio da tarde começou o vento forte, constante durante toda a tarde, e com rajadas bastante fortes.

Precipitação no distrito de Coimbra, dados das estações do WU:
São Martinho do Bispo: 52,8mm
Figueira da Foz: 43,7mm
Miranda do Corvo: 38,9mm
Pólo II da UC: 38,4mm
Lousã: 33,8mm

Dados (provisórios) das EMA's:
Figueira da Foz, Vila Verde: 51,7mm
Coimbra, Aeródromo: 49,5mm
Lousã, Aeródromo: 47,2mm
Coimbra, Bencanta: 44,9mm

Não sei se aquele valor da estação de S. Martinho não terá sido ligeiramente influênciado pelo vento.

Boa recolha de valores, bem elucidativa deste episódio de aviso verde de precipitação. Não vejo razões à primeira vista para duvidar do valor de S.Martinho. Nos distritos limítrofes houve precipitações superiores, até nas EMA's do IPMA.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: DaniFR
Daqui só vi kitesurfers, não fui até à praia, mas com o vento forte que estava julgo que era difícil surfar, estava tudo mal formado e sempre desfeito pelo vento.

Exacto, o pessoal do surf detesta o mar assim, o que é compreensível, mar demasiado desordenado devido ao vento forte.

• Gosto
Reactions: StormRic
Boa recolha de valores, bem elucidativa deste episódio de aviso verde de precipitação. Não vejo razões à primeira vista para duvidar do valor de S.Martinho. Nos distritos limítrofes houve precipitações superiores, até nas EMa's do IPMA.
Analisando o gráfico da estação, não parece haver ali nenhum pico de precipitação relacionado com alguma rajada, mas como o vento era praticamente constante, fiquei na dúvida. E comparando com os valores de Bencanta, que fica perto, ainda é uma diferença significativa.

E comparando com os valores de Bencanta, que fica perto, ainda é uma diferença significativa.

Coimbra/Bencanta tem tido um registo que à primeira vista parece impecável, mas ao compará-lo com estações da região apresenta valores frequentemente inferiores. No entanto, ainda não é possível apontar estatisticamente uma anomalia de registo. Fica apenas a ideia de que se se compara com Bencanta uma certa estação na região, e os valores forem significativamente superiores, isso não é sinal de possível incorrecção por parte dessa estação.;)

• Gosto
Reactions: DaniFR