Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Dia ventoso por aqui ( casa ) e alguma chuva pela manhã a matar saudades do inverno, mas não deu para medir vento devido a chuva, pena não ter sido ontem para me "obrigar" a dar a voltinha :lol:,
mas como fui prevenido quando fui para o trabalho, na vinda pelas 19:30h avisto um negro, por isso rumei a um dos meus postos de observação para um eventual registo, nada de especial onde apanhei chuva, o mais relevante foi a passagem da temperatura que quando entrei em Benfica tinha cerca de 18º, foi descendo para os 17 - 16º em Odivelas e quando estava no alto de Montemor vejo uns 13º e num outro ponto, 12º portanto descida significativa,

aqui fica umas imagens das "redondezas" tiradas entre as 20:20h e 20:35h entre Caneças, Odivelas, Loures,

16750051104_231de9ea90_o.jpg
17372585495_5b7b7eaacc_o.jpg
17372585425_a025fffe0d_o.jpg
17184993140_3f765310bd_o.jpg

Boas, andava eu nas calminhas a descer pra Praça da República por volta das 5 e meia da tarde quando me deparo com um enorme ramo a cair em cima da estrada (quem quiser fotos, veja as que o DaniFR publicou), por imensa sorte não acertou em ninguém nem em nenhum carro, mas condicionou o trânsito naquela zona.

Por aqui o dia segue ameno, com vento fraco. De manha ainda ainda se notou alguma nebulosidade, mas pouco depois o sol ganhou força.
Temperatura acima de 22ºC

aqui fica umas imagens das "redondezas" tiradas entre as 20:20h e 20:35h entre Caneças, Odivelas, Loures,

cá estão elas..

Queda de árvores em Coimbra

Boas tardes

Estas três reportagens fotográficas de ontem são exemplares para compôr o retrato da situação nessas zonas da região litoral centro. Parabéns aos fotógrafos em campo!:palmas::bombar:
Poente quase escondido em Caneças no meio da muita neblina e pouca chuva, arco-íris magnífico, uma beleza de mar e últimas nuvens de Zoran, e o triste e trágico legado desta tempestade, nada habitual em Maio.

Hoje, um dia completamente diferente em Carcavelos, um dia de Maio afinal.
Depois do amanhecer com o céu coberto de altocumulus e estratocumulus, as abertas foram sendo maiores.
À tarde, céu azul, raros cumulus humilis no horizonte, uns altostratus muito distantes a oes-sudoeste.
Boa visibilidade novamente para o Cabo Espichel e Arrábida.
Vento de oes-noroeste, moderado em geral. Mar mais calmo, claro, com ondulação já menor. Kitesurfers a experimentar o vento.
As aves cantam, bandos de Mainás de crista (cada vez mais numerosos, são uma espécie aparecida há poucos anos) voam de árvore em árvore; o Peneireiro caça sobre o campo aberto aqui em frente.
Tenho visto raras andorinhas, o que é um sinal interessante.

Temperatura mínima: 13,3ºC cerca das 4:40. Facto curioso, antes do nascer do sol já estava em subida. Máxima: 19,5ºC por volta das 15:30.

TA: 19,3ºC oscilante
HR: 52% (foi máxima de 85% durante o período de mínima da temperatura)
Dados da Rua da Alemanha.

Rua da Bélgica tem temperaturas sempre superiores, mais notoriamente durante a noite, até +2º; +1º durante o dia.
Valores da humidade semelhantes mas ligeiramente mais baixos, correlacionados com a temperatura.

off-topic: a atenção volta-se hoje para os Açores...

Boas,
Sigo com 12,3ºC, céu limpo e vento nulo.

Seiça,Ourem já vai nos 6,3ºC, possivelmente nova geada a caminho.
No vale aqui na zona, já deve estar bem fresco, espero bem que as nuvens que estão a oeste não estraguem a minima.

Seiça,Ourem já vai nos 6,3ºC, possivelmente nova geada a caminho.

Achas que ainda é possível geada? Estive a ver as Normais e para a região oeste o último mês em que em média ainda ocorre um dia de geada é Abril, e em Alcobaça.
Claro que muitos vales podem ter condições que não são representadas por estação alguma nas Normais. Além disso esta semana de Maio ainda pode ser considerarda uma extensão de Abril, até tem sido, realmente, muito mais típica de Abril ou mesmo Março do que Maio.:hehe:

Achas que ainda é possível geada? Estive a ver as Normais e para a região oeste o último mês em que em média ainda ocorre um dia de geada é Abril, e em Alcobaça.
Claro que muitos vales podem ter condições que não são representadas por estação alguma nas Normais. Além disso esta semana de Maio ainda pode ser considerarda uma extensão de Abril, até tem sido, realmente, muito mais típica de Abril ou mesmo Março do que Maio.:hehe:

Seiça já vai nos 5,8ºC, aquele vale é muito frio, acredito que ainda se forme uma geada fraca, vamos ver até onde vai a minima.