Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Mínima de 11,8ºC ppouco antes das 7h, logo após o nascente como é normal.

Agora:
TA: 12,6ºC
HR: 82% e é a maior de hoje até ao momento.

Céu com alguns fractus, estratos, deve estar a dissipar-se nevoeiro para o interior. Muita neblina do lado da Caparica. Mas o céu está praticamente livre de nuvens, cobertura inferior a 1/8.
Vento fraco de norte.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Bom dia,

Devido ao elevado número de email´s enviados para o MeteoAjuda venho por este meio informar que os dados do pluviometro no dia 4 -05-2015 não são verdadeiros,acontece que o pluviometro encontrava-se a funcionar mal devido a estar entupido por um vespeiro.

O vespeiro foi removido de dentro do pluviometro,e o mesmo foi calibrado e limpo foram feitos vários testes afim de garantir a fiabilidade do pulviometro.

Por estes motivos os 79.6mm de chuva não são verdadeiros

15n3u4k.png

Por aqui esta noite foi bem fresquinha, registei 6.4ºC, nao tive tempo de ir colocar o termómetro num vale aqui próxima, que é onde faço a minha horta e mais o meu "velhote", talvez lá desse menosde 1.5ºC. Agora o tempo segue ameno, com algumas nuvens dispersas, e a temperatura na casa dos 22ºC

Coloco aqui uma foto de terça-feira pelas 12h30, só tive tempo de por agora por tenho andado muito ocupado e cansado :( Mas há sempre tempo para o que nós gostamos de fazer... ;)

Oliveiras lá ao fundo no vale (algo raro de ver na zona de Lisboa urbana) com folhas de cor seca e mais árvores de todo o tipo em primeiro e segundo plano, altas, baixas, com folhas verdes clara, média, escura, flores já vão desaparecendo, pássaros cantam em uníssono, vamos a caminho do Verão!
n1n1S45.jpg

Hoje foi um dia que começou com "frio", uma mínima de +- 10ºC, provavelmente a falta de cobertura de nuvens influenciou, sendo que mesmo depois do sol nascer ainda maior parte da minha região se encontra à sombra devido à serra de Pego Longo e da Serra da Silveira, por isso acredito que tenha estado menos de 10ºC. Carros a escorrer água como rios, passeios húmidos e paredes também, o meu corpo não estava habituado e apanhei uma frieira, algo que para mim é raro em Maio... :lmao:

Máxima:
20,2ºC (Infelizmente a estação do IPMA Amadora não funciona hoje)

Agora pela tarde reparei na chegada repentina de uma camada gigante de nuvens, sendo que taparam por completo o sol, pelo radar reparei que eram provenientes da depressão bem longínqua daqui que passa de raspão e até pode trazer chuvinha miudinha para algumas localidades. Tirei esta foto pelas 18h40: N/NO
jCZaD6C.jpg

A Norte vê-se uma camada muito mais espessa que parece causar precipitação, não tiro foto porque mal se percebe.
Estamos no domínio do AA e pressão deve começar a descer para depois voltar o AA outra vez e trazer aquelas temps. previstas, tipo 33ºC.
Parece que vamos entrar num período estável? ...

6h30 - 20h30 = Duração do dia de 14 horas
Ângulo do nascer do sol: 68º (Sendo 90º - Este)
Ângulo de por do sol : 292º (Sendo 270º - Oeste)

Altitude nos 70º, ou seja, uma pessoa pelas 13h quase que tem um torcicolo a olhar para o sol :D
Cuidado com os UV, a aumentar de intensidade, raios solares estão muito menos inclinados!
Água do mar vai aquecendo, chega aos 16ºC esta semana e pode aumentar.

Desculpem os meus testamentos