Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Mais um dia bem quente, apesar de a nortada ter regressado já depois da hora de almoço, soprando de forma moderada.
actual de 31.2ºC
mínima de 17.6ºC
máxima de 33.7ºC
Parece que a partir de amanha já desce um bocado a temperatura, segundo o Windguru.

Rajada de 76 km/h e ainda nem entrámos no período de aviso amarelo...

Rajada de 80Km/h
SovKVO2.png

EDIT: Rajada de 92,5Km/h e vento de 68,4Km/h

A cota desta estação é bem mais baixa do que aquela que estava instalada na zona da tua casa, mas já não a encontro no WU:huh:

Rajadas e vento forte também nesta estação:
wQVUfVs.png

Última edição:
Aqui em Cascais, já houve alguns estragos numa esplanadas, nem imagino lá em cima.
JoãoPaulo, a cota é mais baixa, mas na zona em questão a nortada entra com muita força, alias não é em vão que a localidade se chama Pai do Vento.
Rajada de 92,5 km/h é um valor brutal.

A EMA de Alcabideche está off ha varios dias.

Há pouco, à saída da estação ferroviária deparo-me cm o início de um pequeno foco de incêndio junto à estação de Agualva-Cacém, tendo entrado imediatamente com contacto com os bombeiros.

WIBRypB.jpg

Há pouco, à saída da estação ferroviária deparo-me cm o início de um pequeno foco de incêndio junto à estação de Agualva-Cacém, tendo entrado imediatamente com contacto com os bombeiros.

WIBRypB.jpg
Fizeste muito bem Geiras! :thumbsup:
Repara que nessa encosta existe muita vegetação seca, basta um cigarro e vento e já está.

Fizeste muito bem Geiras! :thumbsup:
Repara que nessa encosta existe muita vegetação seca, basta um cigarro e vento e já está.

Efectivamente, embora o incêndio não tenha atingido grandes dimensões (quase não foi preciso a intervenção por parte dos bombeiros), foi o vento que fez com que o incêndio tivesse alastrado para cima. Felizmente as ervas secas não tinham grande dimensão e o fogo não teve grande forma de alastrar.

Boas,
Fiz agora a estrada Cascais-Alcabideche, a nortada está efectivamente violenta cá em cima, só caixotes no chão, o carro abanava bem com rajadas de vento. Não tarda os bombeiros devem ter algumas ocorrências.
Não esperava que estivesse tão forte, faço ideia amanhã...

g2rmW1t.png

Parabéns a Elvas por ter um valor tão superior a Beja e à Amareleja.

É de assinalar uma das cidades portuguesas com maior potencial para concorrer com as do interior espanhol, nomeadamente Badajoz, Sevilha e Córdoba, pelas quais manifesto o meu profundo respeito.

Por Moscavide, nortada forte e temperatura já nos 19,6 ºC.

Por aqui o vento começa a massacrar algumas árvores de fruto, que devido também ao peso da floração começam a rachar os ramos.
Tendo eu para minimizar os danos ancorado os ramos, que tem de ficar assim até á colheita dos frutos, com um paus biforcados, onde encaixa o ramo, nao deixando que este fique a rodar ao sabor do vento, porque o pau fica assente no solo.
Segue o vento com rajadas por vezes moderadas.