Seguimento Litoral Centro - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Não vejo célula em "marcha atrás". Podes estar a falar de uma nova célula...vê com atenção.

Penso que não seja uma nova. A situação foi a seguinte:

Depois da trovoada ter passado e se ter deslocado para lisboa, ficaram aqui os restos de alguma nebulosidade e ao fundo os da célula de lisboa, um pouco mais escuro. Esse mesmo escuro está a deslocar-se de onde foi (lisboa) para aqui, exactamente no sentido inverso.

Resumindo, a trovoada passou. Ficou sol. A nebulosidade que causou a trovoada está agora parece que a voltar para trás e já não há sol (ou pouco há) de novo.

Pode ser uma nova célula sim, não é de descartar essa hipótese, mas tenho as minhas dúvidas...

Olhei mesmo para o sentido de deslocação das nuvens e é exactamente isso que se está a passar.

E com este tempo abafado, sem vento, humidade alta e sol a brilhar por aqui, já sigo com 27,5ºC. Temperatura muito alta para esta hora.

Totalmente, isto é um ciclo vicioso, vamos lá ver se ocorre mais alguma coisa :thumbsup:

Sigo pela Baixa com...

Temp actual 23.8c
Vento nulo
Humidade nos 80%
Céu muito nublado...
Pressão atmosférica nos 1014mb

Neste momento não chove
Já não oiço trovoada há uma hora pelo menos,mas isto continua a prometer...há algumas células em formação a NE/E de Lisboa.a esta hora não é habitual,vamos ver...mesmo que não de em nada ,o que aconteceu nesta manha e madrugada deu para tirar a barriga de misérias...:D

Cumprimentos...

ola pessoal!
só uma perguntinha,eu sou de coimbra e na radio disseram que vai haver chuva no centro.Para quem como eu tem barometros em casa,eles podem indicar que vai haver...agua?os valores que voces mediram em Lisboa podiam indicar a situaçao que acabou por acontecer ai com chuvadas e trovoadas?Obrigado desde ja.

ola pessoal!
só uma perguntinha,eu sou de coimbra e na radio disseram que vai haver chuva no centro.Para quem como eu tem barometros em casa,eles podem indicar que vai haver...agua?os valores que voces mediram em Lisboa podiam indicar a situaçao que acabou por acontecer ai com chuvadas e trovoadas?Obrigado desde ja.

Já algumas vezes foi abordada esta questão, mas nunca é demais voltar a referir :)

A pressão atmosférica é um mero indicador da tendência do tempo. Mais que o valor em si, é relevante a variação brusca da pressão. Geralmente uma queda rápida indica condições de instabilidade. Mas as coisas não são assim tão lineares... Em situações do tipo convectivo, mesmo que a variação da pressão dê uma indicação generalizada das condições meteorológicas, não permite de todo a previsão local de precipitação ou trovoada.
Neste tipo de casos nem mesmo uma simples análise de modelos é conclusiva. Os métodos de "nowcasting" como uma atenta visualização da evolução das imagens de satélite são, sem dúvida, uma mais valia!

E pouco mais choveu depois daquela incidência específica.

Acumulados 4,4 mm e muita trovoada, os raios eram separados por cerca de 15 a 30 segundos, durante quase 3 horas.

Agora, 27,3 ºC e céu ainda muito nublado por estratocumulus e bastante negro a NE.

E muitos parabéns especialmente ao Miguel e também ao Fanktboy, que excelentes fotografias ! ;)

Um pequeno video da trovoada de hoje. Desculpem a qualidade e o plano.
Está com uma edição meio rasca, pois estou na esperança de ainda não ter acabado o dia.

Gostei bastante do vídeo, Henrique. Parabéns. :thumbsup:

O único vídeo que eu fiz começou às 5 e meia da manhãe parou às 7:45.

De início vêem-se poucos relâmpagos, mas depois vão aumentando de frequência e tamanho e ficando cada vez mais perto. :w00t:

Há uma altura espectacular no vídeo, em que é só relâmpagos bem grandes a rasgar a área de filmagem de uma ponta à outra.

Como devem compreender não vai ser fácil converter e editar um vídeo de 8GB/1h45mins... Mas está prometido assim que o acabar coloco aqui um excerto claro :p senão ia demorar anos para fazer upload :lmao:

Quanto às fotos é só escolhê-las e depois colocá-las aqui.

Eu gostava de repetir a dose desta noite... :w00t: Quem é que não gostava? :D

---

Por agora tudo mais calmo, céu pouco nublado, apresentando muita nebulosidade por cima de Lisboa.