Seguimento - Maio 2007

Olhando para o loop, vocês aí na Madeira estão praticamente no meio dum vortex/espiral.
http://wind.met.fu-berlin.de/cgi-bin/meteosat.cgi

O tempo está estável ?

O dia foi de apenas alguns aguaceiros fracos.. nada que se compare aos 20mm anunciados pelos modelos, passou quase tudo ao largo pelo lado sul. As imagens de satelite falam por si.. apenas deixou neve e granizo pelo Pico Ruivo e Pico do Areeiro, e frio em toda a ilha:cold:. As trovoadas também nem vê-las...
Ontem os aguaceiros foram mais fortes que hoje, com várias pedras pelo caminho
(sei eu que ao passar por uma curva mais apertada, depearo-me com a estrada cheia de pedras, não consegui evitar uma grande que ficou debaixo do carro, que ainda levantou o carro um pouco.. felizmente não teve problemas de maior e pude prosseguir viagem, embora ficasse a centímetros do carter...)

Meu deus o que estará a cair na Serra Laboreiro/Peneda/Gerês...

screenhunter002bn2.jpg

O raio do servidor tinha que falhar logo hoje!! :angry:

Bem é impressionante o barulho da trovoada, parecem bombas! Neste momento são mais esporádicas mas fazem bem mais barulho! Continua a chover com intensidade e levo no dia de hoje 20,5 mm, a temperatura continua em 12,5ºC.

Tirei algumas fotos mas não tive muita sorte. A melhorzita foi esta:
IMG_3854.JPG

Bem é impressionante o barulho da trovoada, parecem bombas! Neste momento são mais esporádicas mas fazem bem mais barulho! Continua a chover com intensidade e levo no dia de hoje 20,5 mm, a temperatura continua em 12,5ºC.

IMG_3854.JPG

Fantástica! Parabéns! Trás-os-Montes domina a cena!!!

Grrrr po servidor!!!

IMG_3854.JPG

:shocking:

Elucidativo do aparato eléctrico que por aí vai.

Aqui até a emissão cabo da Bragatel teve algumas falhas há cerca de 30 minutos. Os electrões estão no ar :D

Isso ia para o norte deve estar altamente Explosivo! Aqui agora ta ceu totalmente limpo.
Amanha é a vez da zona centro...à muito tempo nao via umas celulas como estas.
Tirem muitas fotos e videos ... AIII que inveja! :(

Podes crer, que inveja!!! Queria estar na minha aldeia! A fazer filmes também!:sad: :sad: :sad:

Mas repara na temperatura, pelo menos aqui o céu limpo está a provocar temperatura baixa!!!

Temp: 11.4ºC

E por aí?

Parece que caiu uma descarga também aqui no forum pois ocorreu um apagão :D

Têm um ou vários CB's a passear por cima das vossas cabeças. A zona amarela são -64C, corresponde a mais de 10,000 metros. O pontinho laranja costuma ser o torreão do CB.

O que vale é que eles se vão movendo a bom ritmo, e não estão quase estacionários, aí poderia seria grave. De qualquer forma, parece que o pior é mesmo do outro lado da fronteira. Ainda bem.

animdn6.gif

IMG_3854.JPG

Maravilha. Ainda por cima vocês assistem à trovoada e os espanhois é que estão a levar com o granizo :)
Estou a brincar, espero que nada de grave esteja a decorrer, quer em Porugal, quer em Espanha.

Têm um ou vários CB's a passear por cima das vossas cabeças. A zona amarela são -64C, corresponde a mais de 10,000 metros. O pontinho laranja costuma ser o torreão do CB.

O que vale é que eles se vão movendo a bom ritmo, e não estão quase estacionários, aí poderia seria grave. De qualquer forma, parece que o pior é mesmo do outro lado da fronteira. Ainda bem.

animdn6.gif

Essa mancha vermelha está mesmo por cima de Chaves! Fantástico!

Parece que está a crescer outra no lugar desta que agora descarga a norte!!! Certo?

animdn6.gif

Aquele ponto laranja está mesmo sobre Chaves :D

Por aqui as coisas acalmaram muito, já não se ouvem trovões mas continua a chover bem. Temperatura em 12,3ºC.

@pessoal do sul, quando estava a nevar aí e o resto do país a ver pela TV, não diziam isso né :p

IMG_3854.JPG

Grande fotografia!
Parabéns:thumbsup:
Falei agora com os pais que estão em Torre de Moncorvo e o dia foi animado por lá! Caiu uma forte trovoada há umas horas atrás! Neste momento chove e eu já avisei para o que pode vir aí!

PS: Vince tens que me arranjar essa "coisa" (n me lembro do nome) para meter no google earth! :D

Vê aqui:
http://www.meteopt.com/showthread.php?p=36154#post36154

Tens o Google Earth ?

Se tiveres, tens que instalar um layer.
Podes fazer o download desse layer aqui:
http://www.gearthhacks.com/dlfile11759/Mapa-de-precipitaciones-de-Spain-(Radar)-Weather-in-Spain.htm
(onde diz download file)

Mas atenção:

1) O Layer está optimizado para Espanha, nas bordas gera erros. Vais ter que nas propriedades do layer esticá-lo um pouco para cima e para baixo com paciência. Para fazer isso tens que estar a olhar para o radar espanhol e ajustares o layer pelo mapa de Espanha a mostrar exactamente a precipitação de determinada hora que te aparece no G.Earth. Ou então ajustares pelo radar português quando este apresenta reflectividade, desde que a hora seja a mesma ou quase a mesma.
E uma vez ajustado poir exemplo para o norte, noutros locais pode ficar errado (quase de certeza). Para não dares em doido tentando acertar tudo, o ideal é teres vários layers diferentes conforme a região.

2) Tem limitações como calculas, depende do alcance do radar, mas no norte funciona razoávelmente bem, aparecem é alguns buracos que são o efeito das serras

Se tiveres dúvidas, diz.