Seguimento - Maio 2007

Parece que está a crescer outra no lugar desta que agora descarga a norte!!! Certo?

As nuvens mais altas (ou mesmo os torreões se existirem) não tem que ser as zonas que mais precipitação ou descargas provocam. Onde há mais actividade tem a ver com muitas coisas, sobretudo com a interacção com tudo o resto que rodeia a célula, com a fase em que estão, se se estão a desenvolver ou não, etc,etc, e nessa zona a orografia/relevos do terreno até deve ser um dos factores mais importante.

Meus amigos, esta imagem é simplesmente brutal.
Olhem bem para ela, que não se vêm coisas destas todos os dias. Isto é um enorme cluster de células em comboio extremamente bem organizado.

brutalpe8.jpg

comboiole8.jpg

Olhem bem para ela, que não se vêm coisas destas todos os dias. Isto é um enorme cluster de células em comboio extremamente bem organizado.

brutalpe8.jpg

Simplesmente espantoso! :eek:

É um "comboio" de quase 300km... Uma pena que já tenha passado por aqui.

Olhem bem para ela, que não se vêm coisas destas todos os dias. Isto é um comboio de células extremamente bem organizado.

brutalpe8.jpg

Continua verdinha a minha terrinha!!! Deves ter chovido uns bons mm esta noite lá em Paradela de Monforte! Espero que só chuva!!!

O raio do servidor tinha que falhar logo hoje!! :angry:

Bem é impressionante o barulho da trovoada, parecem bombas! Neste momento são mais esporádicas mas fazem bem mais barulho! Continua a chover com intensidade e levo no dia de hoje 20,5 mm, a temperatura continua em 12,5ºC.

Tirei algumas fotos mas não tive muita sorte. A melhorzita foi esta:
IMG_3854.JPG

Não tive muita sorte diz ele:confused: ... Um foto excelente...:thumbsup:

E com isto tudo não reparamos que ... vem outra a caminho !? :shocking:
A esta hora já não temos os valores de CAPE/LI do fim da tarde aí no norte.
Mas para já parece cheia de força... e se conseguir progredir vai entrar mais a sul.

comboiole8.jpg

E pumba! Torna a falhar a Bragatel... a Net é que ainda se vai safando....

Estava com esperanças duma trovoada à Madeirense, das raras, mas sempre brutais.

Dizes bem, "raras"... especialmente as que ocorrem a espaços de poucos segundos, podem ocorrer por aqui as espaços de alguns anos... a trovoada isolada essa é mais frequente especialmente no Inverno.

Por aqui agora, 10,7ºC, céu nublado com aguaceiros fracos.

E com isto tudo não reparamos que ... vem outra a caminho !? :shocking:
A esta hora já não temos os valores de CAPE/LI do fim da tarde aí no norte.
Mas para já parece cheia de força... e se conseguir progredir vai entrar mais a sul.

comboiole8.jpg

Sim! Eu já havia dito isso!
O norte hoje domina!!!

Dizes bem, "raras"... especialmente as que ocorrem a espaços de poucos segundos, podem ocorrer por aqui as espaços de alguns anos... a trovoada isolada essa é mais frequente especialmente no Inverno.

A última trovoada de estalo, aka fabulosa a que assisti aqui em Oeiras foi em 29/10/2002 (sei a data por causa das fotografias hehehe) Portanto há quase 5 anos. Não estás pior do que eu :D
Mas sempre tive a ideia de que aí na Madeira, dada a localização, volta e meia haveria uma trovoada de estrondo, a lembrar um pouco as tropicais. Mas então não é bem assim ...

Eu assisti no ano passado uma breve, que deu um ESTALÃO. Na altura caiu um raio numa grua a 500 metros da minha varanda...

Alterado há poucas horas face aos desenvolvimentos:

2000966962308700884_rs.jpg

Recordando o Estofex:

...Spain and Portugal...

Both instability and deep layer shear are forecast to increase compared to previous days, shear from moderate to high values (15-25 m/s 0-6 km and 1-8 km) and also low level shear from weak to moderate (8 m/s) to strong in the evening over the western parts (GFS18Z forecast >10 or 12 m/s). SREH3 is progged to reach over 250 m2/s2 over southeastern Spain during the afternoon. Abundant deep convergence should be present, but mid level QG support will switch from positive to slightly negative during the late afternoon... this may prevent to some extent development of a large MCS... but not too sure about that.
Main convective mode seems long-lived multicell and especially supercell storms with a chance of large hail, and some severe gusts. Chances for a tornado are more enhanced in/towards Portugal where low level shear would be better, though not fenomenal.
One or a few MCSes are possible during the evening, posing a main threat of severe gusts.

2000951997978381310_rs.jpg