O melhor que encontrei numa pesquisa expresso foi um poster:
Mas o mais relevante são os resultados:
Quando encontrares avisos de clima igual à Mauritânia, seca eterna e outras afirmações com semelhante exagero avisa. Eu não encontrei nenhuma
---
h
A ciência climática é complexa e a ignorância humana não ajuda. Novamente, as variações climáticas, mesmo naturais, criarão ondas de choque cada vez maiores num planeta cuja população não pára de crescer e em que pouquíssimas nações têm independência alimentar. Más colheitas darão origem a medidas protecionistas afetando desproporcionalmente as nações pobres e com muita população. Em 2010 a Rússia ardeu, em 2011 os barbudos revoltaram-se.
A discussão acerca da geoengenharia só vai aumentar (e eu suspeito que já há mas oficialmente não há). A França está a ter uma péssima colheita de trigo. Os russos já usam a modificação meteorológica para apagar incêndios e para que não chova em feriados.
Toda a ação tem consequência. E não há assim tanto estudo no que concerne a estas últimas em termos de geoengenharia persistente e generalizada. O bário e o alumínio são tóxicos. O dióxido de enxofre destrói o ozono.
Se e quando a situação ficar muito má as 'soluções' serão implementadas à pressa. Mas haverá muito tempo para abordar isso. O futuro vai ser pior que Orweliano. Vai ser um freak-show autêntico. Lá chegaremos
1º relativo as grandes secas eis o IPAM refere:
https://www.ipma.pt/pt/educativa/tempo.clima/index.jsp?page=seca.causas.xml
Nada conveniente que as grandes secas tenham sido em períodos anteriores as previsões que determinam que o nosso clima cada vez será mais seco, é irónico que as grandes secas tenham sido nas décadas de 40 por exemplo, se tivéssemos um década com a de 40 novamente não sei o que aconteceria.
2º relativo á Mauritânia, até de dou razão pois ao contrário do que se pensa o Litoral da Mauritânia nem tem Verões muito quentes por irónico possa parecer, mas quando são feitas projecções onde a temperatura pode subir 7 graus temos procurar paralelos.
Mais uma vez digo não há só uma verdade, um paradigma de opinião, uma linha de factos ou premissas válidas a própria ciência além de multidisciplinar tem várias correntes como em tudo na vida.
Não nego evidências o aquecimento global existe, porque? porque de facto as temperaturas têm subido a nível mundial.
O que já não me convença são as consequências e previsões que são feitas para o territorio português extremamente catastróficas e apocalípticas e que insiro já numa area de profecia apocalíptica. Sinceramente mais ou menos graus, enquanto cá estivermos próximos 80 anos por exemplo não iremos assistir a nenhuma mudança climática drástica, o nosso clima não irá deixar de ter os traços definitórios, o Litoral Norte irá ser extremamente chuvoso mas depois com Verões que poderão ser quentes como este e que irão criar as condições necessárias para que grupos terroristas de acordo com o nosso Ministro lancem o caos no pais( influência humana), iremos ter Invernos mais frescos outros mais amenos, uns mais frios outros mais secos,etc,etc Tivemos Invernos bem frios já nos chamados últimos anos, aliás acho que na ultima norma até houve uma redução das temperaturas nos meses de Inverno em algumas estações por exemplo existem vários ses nisto tudo.
Apenas e só isto.
Última edição: