james
Cumulonimbus
Mas precipitação escassa está previsto desde o início. E até poderá beneficiar as cotas muito baixas. Só convém que a precipitação não seja zero.
Boa tarde! Alterar em que sentido? Obrigado.A confirmar-se e a confirmar-se essa massa de ar tão fria, (tens iso -35 + aí por cima), ... poderá gerar alguma convecção, ou alguma (B) em altura que poderá alterar as coisas,...
Mas precipitação escassa está previsto desde o início. E até poderá beneficiar as cotas muito baixas. Só convém que a precipitação não seja zero.
O ECMWF 12 Z está bom, mas como dá saltos de 24 em 24 h não se tem tão boa noção como no GFS:
O melhor dia parece ser sábado, resta saber como estaremos de precipitação, pois sem ela até pode ser cota 0 que não cai nada
A esperança para queda de uns flocos a cotas mais baixas virá de células que descarreguem mais frio e eventualmente façam descer a cota :
Alterar no sentido de poder eventualmente gerar precipitaçãoBoa tarde! Alterar em que sentido? Obrigado.
Acho que vai ser lotaria total.
Caros amigos e companheiros de forum não quero por-me em euforias máximas, mas as melhores entradas em Itália que levam neve a Roma,Napoles, são assim. E nessas situações os modelos também não acertam na precipitação coloca-na no mar, perdida não sei a onde e depois puff, eis ela a cair onde menos se espera.
Ok, já percebi... mas o frio parece ser certo... Obrigado!Alterar no sentido de poder eventualmente gerar precipitação
530 dam de geopotencial em praticamente todo o país é raro.
Sim, mas Itália tem toda uma massa Europeia a Norte que reforça a continentalidade da entrada, é mais fácil nevar em Roma ou Napoles do que no Porto ou Viana do Castelo.
Apesar de Roma estar perto do mar, uns ventos de Norte ou Noroeste são ventos já com algum trajecto continental, e isso faz diferença, uma entrada fria de nordeste em Itália apanha bastante frio do Leste
E mesmo, falando de temperaturas e na generalidade, nestes eventos, as células que vão surgindo e vão " descarregando frio ", provocam alterações nos valores das temperaturas ( máximas e mínimas) que são indetetaveis pelos modelos. Lembro - me que em janeiro de 2010, por exemplo, o termómetro no início da tarde andava à volta dos 0 graus. 2009 a mesma coisa, etc. E, no dia anterior ou no próprio, as temperaturas previstas eram mais altas.