Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
É mais facil nevar em Beirute ou em Jerusalém que no litoral norte, é mais nevar no Golfo Persico que no Algarve é pouco por ai.
sim claro eles são beneficiados duplamente face a nós pelo continente europeu a norte, e não têm o empatas do AA:lol: sempre a desviar as massas de ar frio do nosso territorio.
Mas mesmo assim são estas entradas que levam a neve a essa região.


É a Corrente do Golfo que serve como um regulador, em especial no Litoral. Pois massas de ar frio até vêm normalmente muitas na nossa direcção.
E no verão, a mesma coisa com as massas de ar quente.
 
  • Gosto
Reactions: Topê
É a Corrente do Golfo que serve como um regulador, em especial no Litoral. Pois massas de ar frio até vêm normalmente muitas na nossa direcção.
E no verão, a mesma coisa com as massas de ar frio.


sim é por isso que a temperatura média anual do Porto é igual ou até ligeiramente inferior á de Roma. É o nosso clima a nivel de neve somos muito pobrezinhos.
 
Não há dúvida que, para cotas baixas no Litoral, as entradas continentais são as melhores. Mas, no nosso cantinho, também são uma lotaria. Não estamos na Polónia, onde uma massa de ar frio varre tudo e fica tudo branco.

Mesmo o famoso e épico 9 de Janeiro de 2009, foi uma lotaria no Litoral. Há relatos diversos: cotas mais altas que não viram quase nada, cotas bastante mais baixas em que ficou tudo branco, neve com alguma acumulação em alguns locais quase à cota zero, água - neve noutros locais com cota mais alta, neve num local e água - neve mesmo no vizinho ao lado e por aí fora.
 
A nossa praia, exceto a cotas médias/ altas no Norte e Centro onde neva bem, é a chuva. A neve é um bónus. :D

Sim é cadência da chuva principalmente entre Vouga e Minho, entre Setembro a Junho chove sempre bem e não é em fenómenos convectivos mas sim em superfícies frontais.
 
  • Gosto
Reactions: james
Não sei porquê, mas tenho a ideia que, quando ocorre neve, água - neve, etc. Em cotas muito baixas, não pode existir precipitação muito abundante.
Isso acontece em situações limite da cota prevista. Se vem chovendo, depois no momento em que é alcançada a cota, o ar está já saturado de humidade, derretendo o floco. Agora se o ar estiver relativamente seco (<80%HR) e começa um aguaceiro (à cota prevista), sim é muito mais provável que seja de neve. Como o ar ainda não está saturado de humidade, vai secar o floco (como que transpira ou sublima) sem o derreter, diminuindo o seu tamanho.
 
  • Gosto
Reactions: james
A confirmar-se e a confirmar-se essa massa de ar tão fria, (tens iso -35 + aí por cima), ... poderá gerar alguma convecção, ou alguma (B) em altura que poderá alterar as coisas,...

Ter uma temperatura muito baixa em altitude não é condição suficiente para gerar convecção. Para haver convecção o que importa é que haja grande amplitude térmica entre as camadas inferiores e superiores da atmosfera. O que quero dizer é que, são equivalentes em termos de convecção as seguintes condições:

1)T850=-3 /T500=-38
2)T850=15 /T500=-20

Nestes 2 casos, a amplitude é a mesma, 35 graus.

É claro que também podemos comparar com a temperatura à superfície. E depois há outros fatores, o tecto (camada seca de ar) que pode ser intermedia, o cizalhamento que pode cortar o movimento vertical.. Espero não estar a dizer asneira! :-)
 
  • Gosto
Reactions: VimDePantufas
Vale o que vale mas até que poderia valer ....
Cb6L2I-WEAE3dkh.jpg

Fonte @ AEMET - SINOBAS
 
O que acham da possibilidade de se formarem baixas secundárias, mais próximas de Portugal?

Os modelos globais dificilmente as modelam, mas às vezes encontram-se umas protuberancias nas isobaras que podem indiciar algo..
 
Coimbra tem boa precipitação durante a noite de 6f para sábado. a cota está nos 250m.
mas não espero surpresas aqui para a minha zona.
Com essa cota prevista, poderá nevar no Roxo, que atinge quase os 500m, ou até na Serra da Rocha. Já aconteceu noutras situações de cotas médias-baixas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.