Primeiras imagens chocantes:
Antes:
Depois:
como é possivel um modelo como o GFS fazer destas...
Primeiras imagens chocantes:
Antes:
Depois:
Ahhahahah
Já se sabe como isto funciona. Porém, como dizem, na próxima pode voltar a colocar o frio novamente.
Ainda assim não deixa de ser uma run interessante. Reparem como as altas pressões sobem até à Gronelândia. O vórtice polar poderá se desmembrar por completo. Óbvio que pode tudo voltar ao sítio em pouco tempo e não termos nada de relevante mas também podemos ter algo idêntico a 09/10. Era bom era. Uma coisa é certa, este inverno já está a valer a pena, já tinha saudades de ver outra coisa que não um vórtice polar forte e definido e no devido lugar. Vamos ver se os astros se alinham.
Basta comparar com o ano passado:
2015
2016
2009
Mas vao Voltar a porinfelizmente o gfs já tirou tudo
Esperança é tudo!infelizmente o gfs já tirou tudo
é mais complicado o vórtice tem um efeito de bloquear sistemas climatéricos o bom tempo desde de Outubro a Dezembro ele bloqueou os sistemas frontais que vinham a portugal e usa mas depende da sua posição pois tambem pode trazer carradas de chuvaboas
eu tambem penso que o tira e metem sao apenas previsoes nada mais
agora que vai ser curioso vai ainda mais estes vortices polares cada vez descem mais para
latitudes mais a sul o exemplo da europa de leste
o resultado é simples faz mais frio a sul do polo norte
Maravilha de diagrama para zona de Bragança:
Não mexia mais!
GFS de novo melhor que o ECM mas desta vez pelos piores motivos, pois preveu melhor a subida da dorsal sobre a PI e a Europa.
Frio desapareceu todo, a unica consolação é que desaparece praticamente em toda a Europa ocidental e central.
Temos de confiar mais nas previsões do IPMA a longo prazo..eles são bem claros do que se vai passar a nível de temperatura média e precipitações
Eu também gostava de ter uma bela entrada fria e generalizada para os próximos meses, mas preocupa - me ter ouvido ontem a meteorologista Ilda Novo dizer que , até maio, há 90 % de probabilidades da temperatura estar acima da média.
Isso chama-se jogar pelo seguro. mas não deixa de ser arriscado, pois facilmente poderemos ter uma Primavera fria e abaixo da média como acontece muitas das vezes.