cenas dos satélitesPorque é que se continua a ter que esperar até às 17h UTC para o RGB eview estar disponível para os Açores?
Trago isto para aqui, só para não me bateremPrimeiras chuvas já ajudaram a repor reservas de água na lezíria ribatejana
Inundações são vistas com agrado pelos agricultores da Golegã.
http://www.tvi24.iol.pt/videos/soci...a-leziria-ribatejana/56963ded0cf29f14c410c8d1
Só está actualmente uma estrada intransitável, que é a estrada do Lázaros, no concelho da Golegã, por se tratar de uma zona baixa, e que é sempre a primeira a ficar inundada.
Os agricultores ribatejanos estão a reivindicar, que o Tejo, quando leva o leito de cheia, está a provocar rombos nas margens, e que estão já a perder muitos metros de terras férteis cultiváveis.
Trago isto para aqui, só para não me baterem
E agora pergunto eu, esses mesmo agricultores esquecem-se que os metros de terra de que falam são do rio? É que eu acho piada, sem ter piada nenhuma, que as pessoas digam ai inundou não sei o quê, ai fiquei sem a minha horta, ai que desgraça tão grande ou coisas do género, quando se esquecem que aquilo porque reclamam, a bem dizer não é deles. A zona onde estão instalados, pertence a um rio e as pessoas esquecem-se de respeitar isso. Pronto, basicamente as pessoas reclamam que o mar, os rios, as chuvas, etc. lhes estragam e tiram coisas, verdade seja dita, a humanidade coloca-se a jeito, não é? Se roubam à natureza, ela mais cedo ou mais tarde vai buscar.
Agora, se é uma grande perda? É sim senhor. Mas não seria já de esperar? Eu que nem sequer sou do Norte, de tanto ouvir falar em chuva torrencial e neve por todo o lado, já sabia que isto ia-se dar, como é que aqueles que são de lá, não se apercebem? Ahhh e ainda para mais aqueles que moram ao pé de rios que já vêm de bem longe, espero bem que não contem apenas com aquilo que acontece em Portugal.
Tanto o GFS e o ECMWF continuam a insistir na tendência de estabilidade a médio e longo prazo sem fim á vista, o GFS até vai mais longe e coloca um poderoso anticiclone de 1044hpa sobre a PI. Penso que a nível de frio só mesmo para o fim de semana porque de resto não estou a vislumbrar nada de especial. Mas isto a 235h nem vale a pena discutir o assunto, fica a curiosidade.
Tanto o GFS e o ECMWF continuam a insistir na tendência de estabilidade a médio e longo prazo sem fim á vista, o GFS até vai mais longe e coloca um poderoso anticiclone de 1044hpa sobre a PI. Penso que a nível de frio só mesmo para o fim de semana porque de resto não estou a vislumbrar nada de especial. Mas isto a 235h nem vale a pena discutir o assunto, fica a curiosidade.
Para alguns o inverno nem chegou a começar como no baixo Alentejo e Algarve por exemploSe isto se confirmar teremos uma Primavera antecipada. O inverno de 3 semanas foi fixolas
Provavelmente para o Algarve, porque aqui na minha zona houve chuva desde o Natal, aquele vento do demo, choveu bem até há 2/3 dias atrás (a prova disso é que ainda está tudo alagado) e tem feito frio. Pelo menos acho que o inverno chegou cá, um bocadinho, mas chegouPara alguns o inverno nem chegou a começar como no baixo Alentejo e Algarve por exemplo
É verdade vizinho, parece que à excepção das mínimas no fim-de-semana, não é desta que o frio terá vindo para ficar.
Embora seja ainda muito cedo, como é óbvio, pergunto-me como será a Primavera se esta tendência se mantiver até Março...
Em relação a temperaturas começa já neste fim de semana. Agora, as chuvas é que está complicado. As altas pressões vão desfilar pela península ibérica durante um bom tempo.Mas a que horas é que começa mesmo o Inverno?