Sim, eu percebo o que queres dizer,Topê.
O nosso clima é de picos de precipitação ao longo do ano, enquanto o clima de boa parte da Europa ( em especial no Norte e Centro) é muito certinho e previsível.
Apesar do que muitas vezes se diz que o nossa clima é chato, no resto da Europa é que é , eu não estou nada de acordo. O nosso clima ( e o da Península Ibérica em geral) é um maná para os amantes de fenómenos Meteorológicos. Não é nada previsível, não é nada certinho, é irregular, é de picos, é de ciclos também é, por vezes, de grande espectacularidade.
Tanto podemos ter um inverno ameno como um Verão mais fresco e cheio de trovoadas, etc.
Chamo a atenção para algo que poucas pessoas reparam, os extremos climatológicos. A irregularidade do nosso clima provoca a existência de extremos, em especial na precipitação, que chega a rocar o extraordinário, comparando com os valores médios.
Sim sem duvida, o efeito do atlantico determina o nosso clima. O Litoral Norte a nível de precipitação acaba por ser regular também, tem períodos anticiclonicos secos mais ou menos prolongados, por vezes fora de época, mas depois é sempre mais tarde ou mais cedo varrido por superfícies frontais sabendo que ao final do ano, mesmo em anos secos tem cerca ou mais de 1000mm anuais e muitos dias de chuva ao longo do ano. A nivel convectivo é que funcionamos mal,na Austria,Hungria, em Itália a Norte e centro pouco chove no Inverno, e na primavera caem grandes trovoadas e grandes chuvadas, isso nós não temos.