Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Tenham calma ainda falta algum tempo para a entrada fria além disso é normal este tira e põe vão ver que na próximas saídas os modelos estão mais optimistas pensamento positivo eu pessoalmente interessa-me mais a chuva do que o frio, infelizmente só se prevê chuva la para dia 22 e a esta distancia temporal tudo pode mudar!!!!!

• Gosto
Reactions: jonas
Eu não estou muito optimista. Sempre fui olhando para os ensembles, e os do ECMWF estavam bem mais quentes que a saída operacional há algumas saídas, mas só nesta run das 12z o modelo colou-se à média dos ensembles. O mais provável será termos algum frio, mas nada de extremo como esteve previsto. O GFS continua frio, mas já está com uma tendência de aquecer. Espero ser surpreendido, tudo é possível na meteorologia, mas não consigo estar confiante num evento bem frio :buh:

Os modelos raramente lidam bem com entradas frias no nosso país. A proximidade com o Atlântico e a Corrente do Golfo amenizam as entradas de massas de ar frio continental.

Eu por acaso estava a contar ao menos com uma siberiana para animar, já que pessoalmente estou convencido que este padrão anticiclonico vai durar todo o mês de Janeiro e entrar por Fevereiro dentro.

Se se confirmar que estas entradas continentais gélidas não vão afinal ocorrer, sendo apenas uns banalissimos dias de inverno, eu aposto neste inverno como se começando a habilitar ao inverno mais monótono que eu me lembre, é que nem frio continental nem circulação atlântica. :facepalm:

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Vendo bem esta última saída do ECM, os valores de temperaturas quer máximas e mínimas já se estão praticamente dentro dos valores que temos tido vários dias este mês.
A continuar assim nas próximas saídas, eu já nem considero isto um evento digno de acompanhamento especial.

Bom dia. Depois das últimas Runs, Neve a cotas baixas é para esquecer.
Madrugadas frias vamos ter, só falta perceber é se vão ser mesmo muito baixas ou se serão mais próximas das temperaturas normais para esta época.
Na última saída (RUN 0H) do GFS a madrugada mais fria será sexta-feira:

OSMTkq4.png

O ECMWF nesta run colocou novamente um pouco mais de frio e o GFS mantém-se estável há várias runs, vamos ver. Certo é que não nos livramos de muito frio, durante pelo menos 4\5 dias, falta saber se será algo normal, ou algo mais extremo...

Bom dia. Depois das últimas Runs, Neve a cotas baixas é para esquecer.
Madrugadas frias vamos ter, só falta perceber é se vão ser mesmo muito baixas ou se serão mais próximas das temperaturas normais para esta época.
Na última saída (RUN 0H) do GFS a madrugada mais fria será sexta-feira:

OSMTkq4.png

A intensidade do vento será fulcral.
Estou bem curioso para ver o que aí vem :cold:
Os locais abrigados que se preparem.

• Gosto
Reactions: Thomar
Estive a ver o meteograma para a minha terra.E depareime com precipitaçao com temperatura negativa, e varias horas a chover com temperaturas de 1-2 graus.
E muito improvavel....mas a esperança esta la

• Gosto
Reactions: Thomar
Esta última saída do ECM voltou novamente a carregar no frio.
Entre as próximas quarta e sexta, aqui no Minho temperaturas mínimas negativas e m todas os sítios, sem excepções e máximas de 8/9 graus. :cold:

E, a mais de 200 horas, nesta última RUN, o ECM deixa no ar o início de uma possível mudança de padrão.

Penso que houve um novo volte - face nos modelos e provavelmente este evento ainda poderá valer alguma coisa.

Estado
Fechado para novas mensagens.